Método getParameter para Tipo "image" - RESOLVIDO

Pessoal, acabei de resolver um problema com um dicas de vocês e estou precisando novamente de ajuda, é o seguinte, tenho um input em um formulário em JSP e gostaria de pegar o valor deste campo no servlet, porém, o campo é do tipo “image” e nesse caso o valor está vindo como “null”. Se eu mudo para qualquer outro tipo (ex: submit ou button) o value fica normal, apenas o image não passa o parametro value, tem outra forma de fazer isso?
Obs: esse input é um botão, como terei vários botões em um formulário gostaria de pegar o valor de cada botão clicado e no servlet verificar a ação necessária. Não quero utilizar o tipo submit pq quero botões com imagens personalizadas.

Novamente obrigado pela ajuda d vcs!

“O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é o dicionário.” - Albert Einstein

Input tipo image? Nunca vi…
Posta o código aí…

Fioo … posta o escopo onde está com dificuldades, quem sabe posso ajudá-lo .

Esse é o input na página JSP, é para substituir o botão de submit (está dentro de <form> e </form> ):

&lt;input type="image" name="operacao" value="salvar" src="imagens/botoes/salvar0.png"&gt;

Este é o getParameter() do servlet, onde está chegando como null:

protected synchronized void doPost(HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) throws ServletException, IOException {
    String teste = request.getParameter("operacao");
}

Neste caso queria que a String “teste” estivesse com o valor “salvar”, mas isso só ocorre se o tipo do input for igual a “submit” ou qualquer outro diferente do tipo “image”, porém, se coloco o input como um botão não consigo personalizar a imagem do mesmo.

Consegui resolver o problema acima utilizando javascript, na verdade mudei totalmente a estrutura do sistema mas funcionou.

Fábio, mostra pra gente aí como vc montou esse javascript, pois estou exatamente com o mesmo problema.

abs

wjava o código ficou o seguinte:

Esse é o código para o botão “Novo”, todos seguem mais ou menos o mesmo padrão. Obs: pode ser utilizado com JQuery tbm, mas preferi fazer dessa forma.

function executarNovo(url, form) {
	var ajax = new XMLHttpRequest();

	ajax.onreadystatechange = function() {
		if (ajax.readyState == 1) {
			// Bloqueia a tela
			bloquearTela();
		} else if (ajax.readyState == 4 && ajax.status == 200) {
			// Retorna para tela de cadastro
			desbloquearTela();

                        // Converte o retorno para JSon
			json = eval('(' + ajax.responseText + ')');

			if (json.codigo == 100) {
                                // Abre a página caso o código do JSon seja = "100"
				location.href = json.pagina;
			} else {
                                // Método para mostrar mensagem em caso de erro
				alerta(json);
			}
		} else if (ajax.readyState == 4 && ajax.status == 0) {
			exceptionAlertaFalhaConexao();
		}
	};

	ajax.open("GET", url, true);
	ajax.setRequestHeader("Content-Type", "application/x-www-form-urlencoded;charset=UTF-8");
	ajax.send(form);
}

Esse é o código que coloco no input do tipo image

onclick="executarNovo('cadastroClientes?operacao=novo', 'frmClienteCadastro');"

O código acima é o básico, tem algumas outras particularidades que utilizei mas acredito que não sejam tão importantes e só serviriam para confundir, por isso deixei d lado, se quiser o código completo me avise que posto todos os métodos em detalhes blz.
Espero q te ajude, qualquer dúvida posta aí q se eu souber dou uma força!