Método hasNext da classe Scanner - ALGUEM PODE ME EXPLICAR!?

1 resposta
B

Estudo java través do livro de Deitel (Java como programar 6ª edição). Ele utiliza extensamente a classe Scanner (só existente no java 5.0). Já consultei a API, mas n consigo entender como funciona e para quê ser o método hasNext() dessa classe. Sei q ele retorna um boolean, mas por exemplo: o livro faz uso de um exemplo q utiliza uma chamada ao método hasnext() numa condição de while e dentro do while utiliza leituras com chamadas a métodos do tipo next(), nextInt() e nextDouble(), gostaria de saber se a leitura do hasNext() se expande para todas as leituras dentro do while, ou se ele abre uma leitura padrão q mata o programa qd utilizamos o indicador de fim de programa (<ctrl> + z - no windows) a qualquer momento do while. Resumindo, eu n sei como funciona o hasNext(), se as minhas perguntas n forem pertinentes, por favor me ajude exlicando como funciona e para quê serve esse método. Antecipadamente agradeço a colaboração de todos.

1 Resposta

C

Este método retorna true se tiver mais elementos na entrada. Se não tiver mais nenhum, ele sái do while.

Criado 21 de junho de 2006
Ultima resposta 22 de jun. de 2006
Respostas 1
Participantes 2