Método main()

Pessoal, estou estudando Java a uma semana, portanto não chinguem minha santa mãezinha de nada caso achem essa pergunta um tanto idiota.

O problema é o seguinte:
Notei que em alguns códigos existe o método main() logo no início do código e em outros não existe esse método, eu gostaria de saber onde e quando usar esse método, e para que ele serve tbm.

Obrigado a todos que puderem ajudar.

O método main() é executado quando você chama a classe pelo comando “java”, no DOS, por exemplo.

“java MinhaClasse” vai começar a executar o main() da classe MinhaClasse.

complementando: muitas classes nao serao executadas diretamente. a maioria das classes sao usadas por outra classe. o main só deve estar na classe q irá rodar o seu programa (a classe q inicia tudo).

é como a funcao main do C…

Nunca julgue uma pergunte como estúpida ou idiota.

Se a gente não, pergunta!

Seria mais estúpido deixar de perguntar do que fazer a pergunta.

Obrigado mesmo galera, com ajuda de vc´s com certeza entrarei pro mundo do java mais rapidamente.

Valeu mesmo!

[quote=gmarcon]Pessoal, estou estudando Java a uma semana, portanto não chinguem minha santa mãezinha de nada caso achem essa pergunta um tanto idiota.

O problema é o seguinte:
Notei que em alguns códigos existe o método main() logo no início do código e em outros não existe esse método, eu gostaria de saber onde e quando usar esse método, e para que ele serve tbm.

Obrigado a todos que puderem ajudar.[/quote]

Olá pessoas!!!

Bom eu tinha a mesma duvida que o amigo gmarcon e pesquisando na net e vendo o post dele e suas resposta acho que entendi para que serve o método main.

Se eu estiver errado alguém, por favor, me esclareça.

O método main seria o método que vai dar execução a todo programa. No caso das classes que não possui ele, mas que estão sendo utilizadas pela classe que o contém, ele ira criar objetos dessas classes e chamar seus respectivos métodos automaticamente conformo o programa estiver sendo executado.

Estou certo no que eu entendi?

Exatamente, Rudy, o método main() invoca outros métodos de outras classes.
Assim você pode colocar em uma classe somente o que ela deve realizar e invocá-la (chamá-la) na classe que contém o método main() passando os parâmeros adequados.
E se o método da classe que não contém o main() for estático e estiver no mesmo pacote da classe que contiver o main(), não precisa criar objetos para acessá-lo não, pois métodos estáticos não necessitam de objetos para serem acessados.

[quote=Valder Olmo Corrêa]Exatamente, Rudy, o método main() invoca outros métodos de outras classes.
Assim você pode colocar em uma classe somente o que ela deve realizar e invocá-la (chamá-la) na classe que contém o método main() passando os parâmeros adequados.
E se o método da classe que não contém o main() for estático e estiver no mesmo pacote da classe que contiver o main(), não precisa criar objetos para acessá-lo não, pois métodos estáticos não necessitam de objetos para serem acessados.[/quote]

Entedio…

Obrigado Valder Olmo Corrêa por esclarecer minha duvido, vlw…