método que retorne numero do HD

1 resposta
zica

Alguem sabe como faço para descobrir o numero (ID) do HD ?

1 Resposta

T

Se você quer o Volume Serial Number, aqui no forum tem o Martui que conseguiu escrever uma DLL JNI que retorna a tal informação… mas acho que ele vai vender a DLL bem caro para você :wink: deu um trabalhão para ele fazer. (Eu dei uma ajudinha pra ele, mas não escrevi a DLL; foi ele que apanhou um monte do compilador.)

Se você quer um dado mais difícil de obter ainda, que é o serial number do HD que é obtido através da SMART API (e que pode ser acessado com algum programa tal como o SiSoftware Sandra ( www.sisoftware.co.uk ), você precisa achar em algum lugar na Microsoft um download “smartapp.exe”, compilar o tal fonte em C, e transformar isso para uma DLL JNI - nada que um bom programador C + Java não saiba fazer em uns dois ou três dias de trabalho.

Dica - esse serial number do HD que falei por último (que se obtém com a S.M.A.R.T. API) não pode ser modificado nem reformatando o disco - acho que nem com aqueles utilitários de formatação física que são fornecidos pelo fabricante. Acho que só o fabricante é que consegue mudar esse tal serial number, se é que esse número está gravado no disco. Acho que normalmente está no firmware, e nesse caso só trocando a placa controladora do HD. Só que a S.M.A.R.T API pode ser desabilitada na BIOS, então pode ser que o número não seja acessível…

Criado 22 de setembro de 2004
Ultima resposta 22 de set. de 2004
Respostas 1
Participantes 2