Eu instanciei um objeto sobrenome do tipo String para poder trabalhar melhor com o método length() posteriormente. Como eu faria caso eu não quisesse utilizar o objeto sobrenome? Ou seja, como ficaria o meu if?
import javax.swing.JOptionPane;
public class Exercicio0701{
public static void main (String[] args){
String nome1 = "Carlos Junior";
String nome2 = JOptionPane.showInputDialog(null,"Informe seu nome:");
if (nome2 == null || nome2.length() == 0){
System.exit(0);
}else{
if (nome2.length() < 5){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Deve ter de 5 a 50 caracteres");
}else{
if (nome2.indexOf(" ") < 0){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Deve ter pelo menos um nome e um sobrenome");
}else{
String sobrenome = nome2.substring(nome2.lastIndexOf(" ") + 1,nome2.length());
if (sobrenome.length() < 3 ){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"O último sobrenome deve ter ao menos 2 caracteres");
}else{
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Nome válido: "+ nome2);
}
}
}
}
}
}
>
Eu posso não ter me expressado bem. Vou tentar de novo. Eu precisei instanciar o objeto sobrenome para armazenar a informação “nome2.substring(nome2.lastIndexOf(” “) + 1,nome2.length());” para depois na próxima linha utilizar o método length( ). Eu gostaria de saber como fazer esse método length( ) diretamente sem ter que criar um objeto. Seria algo mais ou menos assim:
if (nome2.substring(nome2.lastIndexOf(" ") + 1,nome2.length()).length( ) ) > 2 {
o que está em negrito consta no objeto sobrenome, mas digamos que eu não tivesse criado esse objeto, como eu poderia utilizar o método length( ) na expressão pra ele retornar o tamanho do que eu desejo do objeto nome2?
if (nome2.substring(nome2.lastIndexOf(" ") + 1, nome2.length()).length() < 3) {
Sua lógica tava certa, porem vc zuou o IF, cuida com os parenteses. N existe if sem parenteses no final