Metodologia para organizar a rotina

Pessoal sei que pode parecer estranho e vago mas levando em conta o processo planejamento, desenvolvimento e acompanhamento gostaria de melhorar nos pontos de planejamento (menos retrabalho) e acompanhamento (propiciar uma experiencia melhor para o usuário). Alguém já passou por isso ou conhece alguma metodologia ou algo do tipo para me indicar?

Não entendi direito. Você quer organizar qual rotina? A sua? Do projeto? Do usuário?

Talvez se você disser os problemas que enfrenta hoje no dia-a-dia fique mais fácil de ajudar…

XP - Extreme Programming
Livro muito bom sobre XP: http://www.improveit.com.br/livroxp

Pode dar uma olhada também no OpenUP:

Vou dar uma olhada nas dicas aqui.
Sobre a pergunta do outro colega é para organizar a minha rotina, o chefe falou aqui que a parte de desenvolvimento sou bom :smiley: só que seria interessante desenvolver melhor a parte de acompanhamento e planejamento.
Então como fiquei um pouco perdido estou perguntando se existe alguma metologia ou algo assim para me orientar nesse desenvolvimento.