Metodos ( conceito)

Olá pessoal

Meu nome é Carlos e estou aprendendo java a pouco tempo e gostaria de tirar uma duvida… estou estudando pelas apostilas da Caelum que fj-11 q é muito bacana.
A duvida é : quando eu posso usar um Metodo com retorno e um Metodo sem retorno?

Desde já agradeço a atenção.

Pense no seguinte: Há várias formas de se resolver um problema, como uma soma a ser realizada por uma calculadora.
Pense que se você misturar tudo em um único método (o main, no caso) fica muito poluído.
Como fazer?
Criar um método, com retorno, que receba os números a serem somados. O retorno, portanto, será o resultado da soma entre eles.

Para melhorar, você pode chamar um outro método, sem retorno, só para escrever ou apresentar o resultado na tela.

Entendeu?

[quote=mktcarlos85]Olá pessoal

Meu nome é Carlos e estou aprendendo java a pouco tempo e gostaria de tirar uma duvida… estou estudando pelas apostilas da Caelum que fj-11 q é muito bacana.
A duvida é : quando eu posso usar um Metodo com retorno e um Metodo sem retorno?

Desde já agradeço a atenção.[/quote]

Começou bem, é uma boa apostila. Sobre sua dúvida, quando quiser.
Tudo vai depender da tua necessidade e se é útil para você ter ou não o retorno.

Você pode criar um método do tipo void para deletar um registro do banco, por exemplo. Alguns usam um booleano indicando se a remoção obteve sucesso ou não, ou você pode simplesmente tratar usando exceção. Enfim, depende realmente da tua necessidade.

Você usa um método de retorno quando precisa que tenha uma saída (retorno) de algum tipo ou objeto e sem retorno quando você quiser que seu método execute algo dentro dele sem nenhuma saida (retorno) geralmente sem retorno é do tipo void.

Método com retorno tipo boolean verdadeiro ou falso e main sem retorno tipo void:

[code]public class Sample {
// tipo boolean é o nosso retorno com parametro String
// o tipo é definido depois do public no nosso caso.
public boolean isNull(String s) {
if(s == null) {