É o seguinte estou querendo usar o netbeans para fazer algumas interfaces, daí me deparei no seguinte problemas criei um jtextFild e um botão e quero q qdo o botão seja clicado o texto do jTextFild seja alterado, daí tentei fazer o seguinte:
jtext.setText("Texto ......"); a contece q qdo crio o jtext no editor de form ele cria o componente num método private initComponents() e não tenho acesso aos componentes… alguém sabe o q devo fazer? :roll:
Na edição da sua tela (construção), dê um duplo click no botão e ele deve criar um método que vai responder a uma ação feita no botão. Alí você programa a ação do botão, por exemplo, colocar um texto no textfield.
rocha
Olá Daniel isso não funciona pois o netbeans q gera o código de criação do botão e cria como private daí não tenho acesso ao mesmo.
D
Dharis
O que o Daniel falou está correto. Outra maneira é Botão direito em cima do botão, Events -> action -> actionPerformed.
O NetBeans vai criar um método editável para você indicar a ação do botão. E qual o problema dos componentes serem private?
private void initComponents() {
javax.swing.JButton jBpesquisar;
javax.swing.JLabel jEndereco;
javax.swing.JTextField jText;
jBpesquisar = new javax.swing.JButton();
jEndereco = new javax.swing.JLabel();
jText = new javax.swing.JTextField();
...
Isto é estranho. Adicionando componentes em um JFrame, o NetBeans declara eles como private e não internamente no initComponents().
Qual foi o procedimento usado para adicionar os componentes no JFrame?
Qual versão do NetBeans você tá usando?
rocha
arrastei e soltei o componente no form, a versão é 3.6
D
Dharis
Para resolver isso, peça a propriedades do JTextField, Guia Code, Use Local Variable deve estar marcado. Desmarque. Faça isso para outros componentes que desejar.
Em Variable Modifiers, você poderá escolher como o componente será declarado na classe do JFrame.
Seu netbeans deve tá configurado com esse comportamento como padrão, provavelmente.
D
Dharis
Aqui está a configuração para isso:
Tools -> Options, Editing -> Form Editor Settings
No grupo de propriedades Expert, você encontra: Local Variables.
rocha
Valeu Dharis!!!
keller
Botão Direito no JButton -> Properties -> Aba Code -> Variable Modifiers -> […] -> Access: [ComboBox com os tipos de Acesso] {Public / Protected…}