Métodos em Java

4 respostas
khalleus

Olá pessoal, sou iniciante com programação. Estou com algumas dúvidas e creio que aqui seja o melhor local para saná-las…

Um nome que é dado a um método específico, pertencente a tal classe, ele deve ser de escolha do programador ou a depender de sua funcionalidade, o que esse método retorna como argumento e etc o compilador espera um nome específico?

Exemplo: tenho um método

public String getCourseName(){

return = nome;

}

Esse mesmo método eu poderia dar um outro nome a ele, embora a função dele seja return(retornar o valor atribuído a nome)? Ou há alguma exigência entra a prática de programação profissional que diz que esse nome seria o mais recomendado, o nome getCourseName?

4 Respostas

Mathob

Cara, nada impede que você crie um método “obterNomeCliente” que recebe um inteiro e retorna a multiplicação por ele mesmo (bem louco esse método). Porém, o nome do método não vai ter nada a ver com sua função.
O que acontece é que exite alguns padrões que é altamente recomendado segui-los. Isso serve para que outras pessoas, ou até mesmo você futuramente entenda o que o método faz sem analisar seu conteúdo.

khalleus

hummmm Obrigado por esclarecer isso, amigo. Eu deveria ter meio que intuitivamente essa resposta já, porém fiquei pensando como isso se pratica a nível profissional.

Obrigado!

Felipe_Miranda

Bom dia khalleus,

antes de começar a programar em uma linguagem, seria interessante você estudar o paradgma referente a esta linguagem, para ter um base maior de entendimento, notei algumas confusôes no seu texto:

embora a função dele seja return(retornar o valor atribuído a nome)?
o que esse método retorna como argumento e etc o compilador espera um nome específico?

seu código abaixo esta errado…

return = nome;

}

o certo deveria ser

return courseName;
}

use sempre as conveçôes para declaração de metódos e variavéis.

abraços!!

khalleus

Obrigado Filipe, falta de atenção minha aí. courseName é a Variável de instância que os métodos dessa minha classe pode manipular. Não sei porque eu coloquei o meu return courseName; como sendo return = name;

Obrigado pela atenção.

Criado 29 de abril de 2016
Ultima resposta 30 de abr. de 2016
Respostas 4
Participantes 3