Metodos get e set

5 respostas
F

to precisando de um exemplo basico sobre metodos get e set para que serve quando ultilizar assim algum exmplo pratico alguem conhece algum site que tenha um tutorial sobre metodos get ou set?? ou alguem pode me dar uma luz ai ??

5 Respostas

GiancarloBraga

Olá amigo.
Métodos getters e setters servem para acessar ou modificar a campos(chamados de atributos, variáveis-membro ou ainda variáveis de instância) com modificador de acesso privado(private) através de um objeto criado daquela classe. Isso envolve conceito de modificador de acesso, campos e orientação a objetos. Acho que para entendê-los você precisa de um pouco de conceito do que são cada uma dessas coisas para então entender a real utilidade do get e set, mas já lhe adianto que servem par ‘pegar’ ou ‘modificar’ algum dado em alguma variável qualquer advinda de um objeto de uma classe qualquer. Apesar da explicação ser muito genérica ainda sim é correta.

Recomendo a apostila da escola Caelum para começar.
Baixa ela neste link:

Abraço.

ckitano

Depois de entender a parte conceitual, as próprias IDE´s (Netbeans,Eclipese) já vem com recursos para encapsular os campos… :slight_smile:

Abraço

fabim

ckitano:
Depois de entender a parte conceitual, as próprias IDE´s (Netbeans,Eclipese) já vem com recursos para encapsular os campos… :slight_smile:

Abraço

envolver um campo num get ou set nao tem nada a ver com encapsulamento.

Marky.Vasconcelos

Por padrão declaramos todos atributos e adicionamos Getters and Setters para oque ouver necessidade

Exemplo tenho uma classe com um File privado eu não quero que outras classes o usem então não preciso criar um Getter pra ele
Entretanto posso querer que outra classe passe o arquivo para essa então há necessidade de criar um Setter

Exemplo2 tenho uma classe Pessoa com atributo Id privado
quando crio o objeto a propria classe cria o Id
então não há necessidade de um Setter mas irei precisas em outra classe o Id da pessoa então um Getter

Exemplo3 na classe há o atributo cpf que preciso adicionalo e velo então Getter e Setter são necessarios

P

http://blog.caelum.com.br/2006/09/14/nao-aprender-oo-getters-e-setters/

http://blog.fragmental.com.br/2006/03/04/fowler-e-getters/

Criado 22 de agosto de 2007
Ultima resposta 22 de ago. de 2007
Respostas 5
Participantes 6