Olá pessoal!! Recentemente recebi uma tarefa para desenvolver métodos de API usando SOAP com Java:
Desenvolver um par de métodos de API SOAP ? 1 x Get & 1 x Set
Certificar-se que os WSDL’s ou XSD’s criados são apropriados
Deve haver persistência entre os métodos Get & Set mas para simplificar use alguma forma de memory db
A persistência somente precisa permanecer enquanto a aplicação está rodando. Não precisa permanecer em sessões cruzadas
Certificar que há uma camada de abstração entre as camadas para que interfaces adicionais possam ser construídas no topo da lógica de negócio (ex. REST)
A solução deve ser contida em um arquivo war em que possa se fazer deploy facilmente em um container simples como Tomcat - e deve ser capaz de rodar!
Como sou novato em Web Services gostaria que vocês me dessem algumas orientações básicas:
O que são esses métodos 1 x Get & 1 x Set ?
Como me certifico que o WSDL criado é apropriado? Existe um validador para isso?
Sabem de algum material bom para estudar para eu ser capaz de fazer o que me pedem ?
Olá pessoal!! Recentemente recebi uma tarefa para desenvolver métodos de API usando SOAP com Java:
Desenvolver um par de métodos de API SOAP ? 1 x Get & 1 x Set
Certificar-se que os WSDL’s ou XSD’s criados são apropriados
Deve haver persistência entre os métodos Get & Set mas para simplificar use alguma forma de memory db
A persistência somente precisa permanecer enquanto a aplicação está rodando. Não precisa permanecer em sessões cruzadas
Certificar que há uma camada de abstração entre as camadas para que interfaces adicionais possam ser construídas no topo da lógica de negócio (ex. REST)
A solução deve ser contida em um arquivo war em que possa se fazer deploy facilmente em um container simples como Tomcat - e deve ser capaz de rodar!
Como sou novato em Web Services gostaria que vocês me dessem algumas orientações básicas:
O que são esses métodos 1 x Get & 1 x Set ?
Como me certifico que o WSDL criado é apropriado? Existe um validador para isso?
Sabem de algum material bom para estudar para eu ser capaz de fazer o que me pedem ?
Muito obrigado!
Respondendo suas dúvidas:
Isso não faz parte do jargão comum de web services. Seria interessante você checar com seu professor o que ele quer dizer com isso.
Isso varia de acordo com vários tópicos. Os principais a serem checados:
Se é WS-I compliant (nesse esquema, entram rpc literal - que eu não recomendo -, document literal e document literal wrapped. Recomendo o último, que é padrão do JAX-WS inclusive);
Se utiliza um modelo canônico;
Se houver mais de um portType, certifique-se de que as operações que estão distribuídas entre eles fazem sentido (isto é, se houver mais de um portType, vai haver mais de uma implementação do WSDL. Assim sendo, você deve se certificar de que faz sentido ter mais de uma implementação).
Para todos estes, é recomendado que você conheça bem a estrutura de um WSDL. Recomendo meu livro SOA Aplicado: integrando com web services e além para conhecer esta estrutura.
[]'s
jamesfrj
Opa! Valeu pela ajuda Alexandre! Posso usar então um serviço como se fosse uma operação de um DAO, extraindo e alterando informações de um banco de dados e retornando um xml de resposta ?
Alexandre, com base nesse link você considera uma boa prática forma de começar seguindo como base a resposta que teve mais votos?
Quanto à construção de clients com wsimport, estou totalmente de acordo. Só não gosto da idéia de construir um client “na mão” porque isso pode ser demasiado complicado (talvez só valendo a pena se você REALMENTE quer usar DDD no lado do cliente).