Metodos, " Ta dificil entender"

10 respostas
xololo

Ola amigos, estou tentando entender os metodos no netbeans, pois estou criando uma classe tipo calculadora onde vei ficar os metodos, e estou criando outra com a interface grafica. estou com dificuldade de entender como chamo o metodo da classe.
Muito obrigado!
:frowning:

10 Respostas

el_loko

[i]Isso depende de que evento você fala.

Seria a chamada de um evento ao clicar em uma janela ou botão da interface gráfica?

Detalhe melhor sua dúvida.[/i]

xololo

minha duvida é chamar um metodo getTamanho(double tam1, double tam2) de uma classe calculo,
esse metodo esta em outra classe, mas no mesmo pacote!

W

voce tem que primeiro criar um objeto da classe Calculo atraves de:

Calculo chamada = new Calculo();

e depois chamas o respetivo método da classe atraves de um:

chamada.getTamanho(tam1, tam2)

só uma observação tam1 e tam2 devem ter sidos declarados previamente como sendo do tipo double.
espero ter ajudado e desculpa se falei algo errado tambem sou novato na lingaugem

B

Primeiramente, para chamar métodos de classes no mesmo pacote, esse método deve ter o modificador de acesso public ou vazio(nenhum modificador de acessos). Só não pode ser private, nem protected(este depende do caso).

Depois veja se o método tem o modificador static. Caso tiver, dá pra chamar o método com o comando Classe.método();. Caso contrário, você terá que instanciar a classe.

Para instanciá-la, declare uma variável com o tipo da classe, e depois use o comando new acompanhado da classe que quiser instanciar. Exemplo:
MinhaClasse variável = new MinhaClasse();

// depois chame o método deste objeto recém-criado
variável.método();
Quando as classes estão no mesmo pacote, não precisa acrescentar o import delas no começo do arquivo.
xololo
public class Calculo {
   double total; 

public calculo() {
    }         
    public double getTamanhoTotal(double tam1, double tam2){
    return total = tam1 + tam2;
    }
}
Então, estou em outra classe tipo "Tela_1" onde quero c hamar o metodo da classe Calculo. então como faço? apartir disseo quero entender melhor ou se tem algo mais aconselhavel que isso!
xololo

e claro instaciando o objeto na outra classe tipo

Calculo calcula = new Calculo(); calcula.getTamanhoTotal(10,10);
Mais ou menos isso?

W

exatamente assim

xololo
package calculadora;
import java.awt.*;
public class calculo {
   double total; 

/** Creates a new instance of calculo */
    public calculo() {
    }
    calculo calcula = new calculo();          
    public double getTamanhoTotal(double tam1, double tam2){
    return total = tam1 + tam2;

}
    calcula.getTamanhoTotal(20,30);
}
no netbeans da erro tipo <indentifier> expected = indentificador esperado na Linha 14
W

essa abordagem é somente para quanto vc esta buscando um metodo em outra classe, quando esta dentro da mesma classe pode chamar o metodo simplesmente por getTamanhoTotal(20,30); e as linhas de 7, 8 e 9, acho que nao deveriam estar ali.

Método em outra classe precisa instanciar.
Método dentro da mesma classe pode chamar normalmente so por nomeDoMetodo();

B

getTamanhoTotal é um método que retorna um valor do tipo double.

Portanto, o computador espera que você coloque esse valor em algum lugar.

Declare uma variável do tipo double e atribua o retorno do método à ela.

Criado 10 de maio de 2008
Ultima resposta 10 de mai. de 2008
Respostas 10
Participantes 4