kira911:
Boa tarde pessoal!
Alguém sabe me dizer algum plugin para o eclipse ou algum jeito de saber a quantidade de codigo que tenho em um projeto web? Porque eu estou utilizando o plugin do eclipse metrics pra isso. Mas ele só verifica o codigo em java, e eu gostaria de saber a quantidade de codigo nos xhtml, jsp também.
A sua pergunta não faz muito sentido. Deve existir zero condigo em jsp e xhtml. Se não é assim ,tá errado. E verificar isso é muito simples simplesmente olhando. é por isso que não ha ferramentas para esse tipo de arquivos, eles não são unidades de programação.
Por outro lado, como saber a qualidade de um xhtml , por exemplo ? Não faz muito sentido. Podemos verificar se ele é válido , se os tags fecham direito etc, mas como saber se o significado do xhtml é correto ? Não faz sentido.
“Quantidade de código” se mede no código, ou seja, nos .java. É isso ai. Tem ferramentas como o findbugs que analizam o .class e podem mostrar mais erros de programação. E temos o sonar que é um rei dos sistemas de avaliação. É muito bom mesmo e recomendo, mas vc tem que préviamente saber que critérios vc quer usar . Tem muitos critérios no checkstyle, por exemplo, que são incnsequentes. È preciso vc mesmo saber o que quer medir, e depois medir. Se não ha uma ferramenta para essa medição, provavelmente a medição não faz sentido, e se ela faz e não ha ferramenta, é hora de vc criar sua própria.
Metrics são estatistica e estatistica é feita para enganar as pessoas. Então, não se engane achando que é um metrics da vida que vai medir a qualidade do seu codigo. Por exemplo, seu condigo tem singleton ? então é de qualidade baixa. Não ha ferramenta que meça isto, mas qualquer pessoa com olho trienado vai avaliar seu codigo e imediatamente pontuá-lo negativamente se vc usar os padrões errados.