[quote=Erick Ribeiro]Olá galera. Tenho 20 anos de idade, eu ainda estou fazendo faculdade, mas me formo ano que vem. Nesses últimos anos tenho me dedicado e estudado muuuito.
Assim que me formar quero trabalhar na área de desenvolvimento web ou como Programador back-end ou mobile.
Tecnologia e programação são minhas paixões! Além do aprendizado da faculdade, eu passo a maior parte do meu tempo livre estudando programação, conhecendo novas linguagens e frameworks, técnicas para otimização de sites, etc, participando de fóruns, lendo, lendo muito, analisando códigos-fonte.
Eu também faço estágio há mais de um ano, já adquiri experiência com projetos e banco de dados.
Quero apresentar pra vocês o meu conhecimento nos assuntos relacionados a T.I. e gostaria de conselhos de vocês sobre o que estudar mais e sobre como conseguir um bom emprego assim que eu me formar.
Bom, a seguir o meu conhecimento sobre cada assunto:
Programação Orientada a Objetos: Na faculdade, tive um semestre inteiro com a matéria POO. A linguagem que mais trabalhei até agora na faculdade foi Java e depois C#(no primeiro ano da faculdade). Os trabalhos que eu fiz foi um Chat utilizando Sockets, um Game utilizando Threads, um sistema de Ordenação de Dados e um Sistema de Criptografia.
Desenvolvimento Web FrontEnd: Tenho um gosto muito grande de trabalhar com desenvolvimento web. Hoje tenho um ótimo conhecimento de HTML5(Audio e Video, Semântica, eventos, mobile, WebSockets, um grande conhecimento com o uso de Offline Cache e por último SVG e Canvas), ótimo conhecimento em JavaScript/AJAX. Hoje estou na fase de experimentar os frameworks e já estudei HTML5 Boilerplate(jQuery(biblioteca JS) + Modernizr(reconhecimento de funcionalidades HTML5) + Bootstrape(Elementos e Estilos CSS3 Responsivos)) e logo brincarei um pouco com o Foundation. Também tenho um bom conhecimento de uso do FireBug e ferramentas para minificação de código.
Desenvolvimento Web BackEnd: Tenho conhecimento de técnicas para aprimorar o desempenho de carregamento de páginas, configurações de módulos do servidor Apache para permitir downloads cross-domain, configurar MIMEs, ReWrite Engine, Compressão de arquivos e Controle de Cache. Tenho um conhecimento razoável em PHP com MySQL, pois ainda preciso estudar mais isso e também experimentar outras linguagens(Em breve estudarei Ruby, Python e Perl).
Em desktop/terminal: gosto muito de programar em Python, mas também gosto de C e inclusive tenho um livro de C para referência completa, com 900 páginas, que eu leio e pratico de vez em quando.
O que eu quero para o futuro? Bom, futuramente quero aprender a programar para Android, aprender novas linguagens: Python, Ruby e Perl, ser master em JavaScript(que eu tanto gosto): aprender Node.js, BackBone.JS CoffeScript, AngularJS, etc. Também quero aprimorar meu conhecimento em uso do GitHub, que comecei a experimentar essa semana.
Eu acho que é isso pessoal. Disse tudo que eu estava pensando, gostaria do conselho de vocês que já tem experiência(e também daqueles que não tem) sobre o caminho que eu estou seguindo, e se devo fazer algo diferente, se poderei aproveitar muito do que eu sei nas empresas do Brasil. Também gostaria de alertas, caso eu esteja fazendo algo de errado.
A ajuda de vocês é muito importante pra mim que estou começando no mercado de trabalho agora, e eu fico muito grato a todos que me ajudarem!!! Abraços[/quote]
você precisa de Base e Foco, digamos que o foco seja java.
-> terminar a faculdade
-> fazer inglês
-> tirar certificação java OCP 7 ou OCJP 6
-> arrumar emprego.
técnologias você vai aprendendo.
ficar estudando, estudando e estudando, não vai me convencer que você realmente sabe o que estudou.