Meu planejamento para aprender java, opiniões

3 respostas
sinister182

Galera comecei estudar java no começo de fevereiro…já postei algumas dúvidas no guj e todas foram perfeitamente sanadas e na maioria dos tópicos que criei o pessoal contribuiu muito além do que eu havia perguntado com outros exemplos e complementos. Nsse tópico que estou criando, acho que esta na area certa, gostaria da opinião de vocês sobre o caminho que eu “escolhi” para aprender java, algumas dicas ou recomendações de outros materiais com certeza serão muito bem vindas, enfim estou pensando em estudar da seguinte maneira:

1º -> Ler todas as apostilas disponíveis do CAELUM, atualmente estou na metade da primeira apostila (fj11), estou resolvendo todos os exercícios e desafos.

2º -> Ler o livro da DEITEL

3º -> Pegar mais um livro não sei se escolho Core Java 2 ou Use a cabeça , Java

Terei java nesse semestre na faculdade mas resolvi me adiantar um pouquinho pq realmente me interessei pela linguagem e eu estou pensando em seguir esse caminho para aprender java…não sei se existe um material melhor ou uma forma mais adequada de aprender…Então pessoal o que me dizem ? Estou indo no caminho certo ?

3 Respostas

Andre_Brito

Opa.

Eu acho assim: se você entendeu e sabe aplicar um determinado conceito, não tem porque ficar batendo na mesma tecla. Agora, se você não tá se sentindo muito firme, veja em vários outros livros (e, principalmente, aplique o que você aprendeu depois).

Você diz que vai ler todas as apostilas da Caelum. O negócio é que tem uma apostila que já é mais pra parte web da coisa. Se você ler ela sem ter um conceito de Java básico aprendido, pode se tornar complicado. E assim, depois de ler essa primeira apostila e saber, vamos supor, static de cabo a rabo, você vai ter que reler tudo de volta em Use a Cabeça. Então eu acho que seria um certo desperdício.

Se eu fosse você, eu leria a primeira apostila e o Use a Cabeça. Depois disso você decide o que quer aprender em seguida. Se for Swing, pega umonte de tutoriais de Swing. Se for Java pra Web, pega a apostila da Caelum e mais alguns livros (como Head First Servlets & JSP). E assim por diante…

Uma coisa que eu sempre tinha problemas era ponteiros em C. Eu acho que li umas 5 definições diferentes (ou seja, colocadas de modo diferente) e só fui realmente entender como funcionam ponteiro quando comecei a aprender C++ - ou seja, 1 ano e meio depois, quando comecei a aplicar ponteiros em diferentes aspectos.

Abraço.

albama

Concordo com a resposta do André Brito , e acrescento:

O livro de Deitel, é um pouco massante , é muito texto, poucos exemplos, você poderá se cansando de tanto ler, sem exemplos.
Quando o André comentou ir direto ao assunto, concordo em numero genero e grau.

1º Aprende Java Basico
2º Foca no seu interesse me Java
Web , Swing e etc.

Só te lembre uma coisa , depois de pegar os conceitos básicos , você deverá pegar os novos conceitos da etapa 2, onde o conteudo será maior e a curva de aprendizado poderá ser menor que o básico , porém estará no rumo certo.

Marco Aurélio
[email removido]

sinister182

Hmmmm muito obrigado pelas opiniões, vou focar no javca básico e quando me sentir seguro para me “aprofundar” em uma árae de interesse o farei, com o comentário de vocês percebi que realmente iria “perder” um certo tempo

Criado 28 de janeiro de 2009
Ultima resposta 28 de jan. de 2009
Respostas 3
Participantes 3