Guimagal:
Olá amigos
Estou no 4ºsemestre de Ciências da Computação .
Quero montar um sistema que já esbocei no Jframe ,porém não sei por onde começar a programar para rodar cada botão.Campo de texto.
Tive OO semestre passado.
Alguém tem alguma indicação para mim prosseguir com esse projeto e aprendizagem ?
Abçs
Seu post especificou muito poucas coisas.
Como voce esta aprendendo. E esta desenvolvendo seu primeiro sistema, que entenderei como um programa simples. Tentarei ajudar voce a se organizar até para que possa fazer perguntas mais objetivas e ter respostas tambem objetivas.
1-Qual a finalidade do sistema/programa?
2-Voce diz ter feito o formulário, o “esboço” no Jframe. Mas geralmente o JFrame eh resultado da regra de negocios( por exemplo, um JFrame para cadastrar somente nome e telefone teria provavelmente 2 caixas de texto e alguns botoes como salvar, novo, alterar, excluir, etc). Ja algo simples como apenas somar 2 caixas de texto e exibir o resultado teria 2 caixas de texto e um label ou text pro resltado, ou pode exibir como um JOptionpane. Existem diversas abordagens para uma mesma solucao. E a parte visual geralmente nao eh o local ideal para comecar.
Um sistema geralmente nao se comeca na parte visual. Comeca no planejamento, definicao de regras de negocios (o que o sistema vai fazer?). Como vai fazer. E na modelagem dos dados (como representar entidades reais em meu sistema?).
Por exemplo. Digamos que quero algo simples. Digitar nomes e telefones e guardar os dados em um vetor.
E no fim exibir numa JList todos os dados digitados.
Quais passos basicos a seguir ?
Crie um objeto “Telefones” para representar os dados Nomes e telefones.
Crie uma estrutura (array, arraylist, arvore,etc) que armazene esses dados.
Crie o JFrame com espaco para digitar nome e telefone.
Defina quais acao serão executadas pelo usuario. Isso lhe diz quais eventos devem ser tratados (clicou no botao? alterou conteudo da lista? Quer limpar as caixas de texto? Quer limpar a lista? O que o usuario vai poder/querer fazer na sua interface?
Com isso voce ja consegue saber quais eventos tratar, quais botoes cria. Entao coloque os botoes como por exemplo “salvar” e “exibir conteudo”. e quaisquer outros.
Inicie o tratamento dos eventos (clicar em limpar por exemplo limpa o texto ja digitado).
Enfim somente com mais informações da para lhe ajudar direito.
Tendo esta ideia em mente, da para tentar lhe orientar melhor.