Meu primeiro sistema em java

4 respostas
G

Olá amigos
Estou no 4ºsemestre de Ciências da Computação .

Quero montar um sistema que já esbocei no Jframe ,porém não sei por onde começar a programar para rodar cada botão.Campo de texto.
Tive OO semestre passado.

Alguém tem alguma indicação para mim prosseguir com esse projeto e aprendizagem ?

Abçs

4 Respostas

G

Algum experiente para me dar um help?

Marky.Vasconcelos

Bem, basicamente você realiza ações através do ActionListeners nos JComponents da sua tela (jButton.addActionListener(listener))

Fora isso você vai precisar ser mais especifico na sua pergunta.

G

ok amigo

L

Guimagal:
Olá amigos
Estou no 4ºsemestre de Ciências da Computação .

Quero montar um sistema que já esbocei no Jframe ,porém não sei por onde começar a programar para rodar cada botão.Campo de texto.
Tive OO semestre passado.

Alguém tem alguma indicação para mim prosseguir com esse projeto e aprendizagem ?

Abçs

Seu post especificou muito poucas coisas.

Como voce esta aprendendo. E esta desenvolvendo seu primeiro sistema, que entenderei como um programa simples. Tentarei ajudar voce a se organizar até para que possa fazer perguntas mais objetivas e ter respostas tambem objetivas.

1-Qual a finalidade do sistema/programa?
2-Voce diz ter feito o formulário, o “esboço” no Jframe. Mas geralmente o JFrame eh resultado da regra de negocios( por exemplo, um JFrame para cadastrar somente nome e telefone teria provavelmente 2 caixas de texto e alguns botoes como salvar, novo, alterar, excluir, etc). Ja algo simples como apenas somar 2 caixas de texto e exibir o resultado teria 2 caixas de texto e um label ou text pro resltado, ou pode exibir como um JOptionpane. Existem diversas abordagens para uma mesma solucao. E a parte visual geralmente nao eh o local ideal para comecar.
Um sistema geralmente nao se comeca na parte visual. Comeca no planejamento, definicao de regras de negocios (o que o sistema vai fazer?). Como vai fazer. E na modelagem dos dados (como representar entidades reais em meu sistema?).

Por exemplo. Digamos que quero algo simples. Digitar nomes e telefones e guardar os dados em um vetor.
E no fim exibir numa JList todos os dados digitados.

Quais passos basicos a seguir ?
Crie um objeto “Telefones” para representar os dados Nomes e telefones.
Crie uma estrutura (array, arraylist, arvore,etc) que armazene esses dados.
Crie o JFrame com espaco para digitar nome e telefone.
Defina quais acao serão executadas pelo usuario. Isso lhe diz quais eventos devem ser tratados (clicou no botao? alterou conteudo da lista? Quer limpar as caixas de texto? Quer limpar a lista? O que o usuario vai poder/querer fazer na sua interface?
Com isso voce ja consegue saber quais eventos tratar, quais botoes cria. Entao coloque os botoes como por exemplo “salvar” e “exibir conteudo”. e quaisquer outros.
Inicie o tratamento dos eventos (clicar em limpar por exemplo limpa o texto ja digitado).

Enfim somente com mais informações da para lhe ajudar direito.

Tendo esta ideia em mente, da para tentar lhe orientar melhor.

Criado 10 de agosto de 2015
Ultima resposta 17 de ago. de 2015
Respostas 4
Participantes 3