Meu primeiro site - DICAS

Boa noite, já faço parte da comunidade a algum tempo, agora estou com a tarefa de desenvolver um site, porém até o momento ainda não havia trabalhado na matéria, então gostaria da opinião dos senhores com relação a alguns aspectos que irei levantar nos tópicos seguintes.

*Layout - oque é ideal, 2, 3 colunas, cabeçalho, rodapé…
*Dicas de ferramentas - Quais as melhores linguagens para trabalhar com animações
*Segurança - qual a melhor forma de garantir a segurança do conteúdo contra invasões.
*Painel administrativo - Como devo organizar este painél, qual a melhor maneira.

Todas as dicas serão bem vindas, desde comentários até dicas bibliográficas.
Bom, pelo momento seriam estas minhas principais dúvidas, desde já agradeço a atenção de todos.

Antes de tudo, qual o tipo desse site, loja virtual, blog, site empresarial?

Outra coisa que você tem que levar em conta, que também é importante, é o esquema de cores adequado para o seu site (diretamente relacionado com o reply do Luciano)

Hoje em dia vários sites são desenvolvidos usando PHP por ser uma linguagem relativamente fácil e prática.

Sobre layouts, em meus websites eu sempre deixo eles o mais limpo possível. Distribuir as funcionalidades do site em um menor numero de links, e sempre intuitivos, é uma tarefa importante para aumentar a “usabilidade”.

Caso for usar PHP, fique alerta para as possibilidades de PHP injection (e caso for usar um banco, SQL injection).

Acho que primeiramente você terá que fazer o levantamento dos requisitos deste site, depois criar uma identidade visual cores e estilos ligado a filosofia e logomarca da instituição. depois desses levantamentos ficará mais fácil o desenvolvimento.

Como mensionaram tudo depende do que você deseja fazer e do que seu cliente deseja.
Trabalho com desenvolvimento java para web a algum tempo e algumas atividades seriam:

• Levantar os requisitos do que o site ou sistema é e deve ter, requisitos funcionais e não funcionais.
  • Fazer a modelagem da solução.
  • Montar a arquitetura e definir as tecnologias que você irá usar para implementar a solução.
  • Criar uma entidade visual e deinir o layout do site, isso dependerá muito
    do seu cliente e do tipo de sistema ou site deseja fazer.
  • E por fim implementar o que também dependerá das tecnologias que você escolheu e dos paradigmas
    de programação de você utilizar, por exemplo se utilizar java e modelo mvc pode começar criando as entidades,
    modelando as DAO ou usar um JPA da vida para isso, criando as regras de negócio e depois desenvolvendo as telas
    em cima dos templates já definidos e acoplando as as regras as telas.

Tome cuidado com a quantidade de informação na tela, lembre-se que o site deve ser simples o suficiente para qualquer usuario, geralmente um site simples se vende pelo layout!

Boa noite a todos, peço desculpas na demora em responder, durante o dia fica complicado para mim estar acessando fóruns, mas respondendo algumas questões, minha ideia era desenvolver um site para um instituição de ensino, uma universidade ou algo do gênero.

Agradeço a todos pela atenção que tem dado até o momento, e peço a quem possa indicar-me bons materiais para uma introdução ao assunto ficarei muito agradecido. Com relação as dicas até o momento passadas estarei as analisando e tentando conseguir mais dados de cada uma delas, levantado requisitos assim como citado pelo marcosharbs e verificando Layouts que se adequem tipo de site que me dispus afazer, caso tenham dicas para o mesmo serão todas bem vindas.