Meu programa está pronto. E agora?

5 respostas
FightSurf_George_Mai

Quero agradecer a todos aqui do GUJ que participam deste fórum, pois hoje concluí a migração para java de um pequeno sistema cliente/servidor: está Redondinho, redondinho e amanhã já estaremos em testes. Ao longo destes 2 meses de aprendizado, pelas minhas pesquisas na internet, percebi que o GUJ é uma referência nacional em se tratando de Java. Obrigado a todos.

Por favor, gostaria agora de algumas orientações do que poderia ser feito:

1 - Tenho em minha máquina os fontes da aplicação que fiz. Como transformo isso num executável para ser rodado em qualquer computador, independendo de Sistema Operacional?

2 - O computador do usuário final só precisa ter a JRE instalada e funcionando como um serviço para rodar esta minha aplicação, ou não? Como posso simplificar o máximo para a minha aplicação nesta etapa, dependendo do mínimo de extras possíveis?

3 - Posso utilizar algum instalador SUPER COMPLETO para, no caso, copiar meu aplicativo, verificar se a JVM existe (se não, instalá-la), verificar pelo mysql, (se não, instalá-lo) colocá-lo como serviço e rodar um script para gerar o meu BD?
Existe algo para isso, ou temos que fazer a mão?

Boa noite e um forte abraço a todos.

5 Respostas

M

http://www.guj.com.br/posts/list/43323.java#228928

maquiavelbona

FightSurf George Maia:
Quero agradecer a todos aqui do GUJ que participam deste fórum, pois hoje concluí a migração para java de um pequeno sistema cliente/servidor: está Redondinho, redondinho e amanhã já estaremos em testes. Ao longo destes 2 meses de aprendizado, pelas minhas pesquisas na internet, percebi que o GUJ é uma referência nacional em se tratando de Java. Obrigado a todos.

Por favor, gostaria agora de algumas orientações do que poderia ser feito:

1 - Tenho em minha máquina os fontes da aplicação que fiz. Como transformo isso num executável para ser rodado em qualquer computador, independendo de Sistema Operacional?

Melhor maneira é fazer um JAR. Procure no fórum como se faz.

Veja quais são as dependências realmente necessárias para se distribuir o sistema e de preferência, se baseie numa JVM “padrão” ( Sun Jre 1.5 é uma boa pedida ).

FightSurf George Maia:

3 - Posso utilizar algum instalador SUPER COMPLETO para, no caso, copiar meu aplicativo, verificar se a JVM existe (se não, instalá-la), verificar pelo mysql, (se não, instalá-lo) colocá-lo como serviço e rodar um script para gerar o meu BD?
Existe algo para isso, ou temos que fazer a mão?

Existem instaladores grátis mas que não fazem o que você quer totalmente, eles simplesmente instalam o programa e no máximo verificam se há JVM instalada. Outra coisa: cuidado com o Mysql. A licença dele não permite que você o redistribua junto a outra aplicação, tendo assim que comprar uma licença “embedded”, que não é nada barata. Ele é sem custos para sites de internet e aplicações open-source com algumas restrições. Sobre os instaladores, procure o IzPack, é um dos mais conhecidos, mas há mais em: http://java-source.net/open-source/installer-generators.

Até!

FightSurf_George_Mai

Não sabia deste detalhe sore o MYSQL. De acordo com a experiência de vocês, qual banco eu poderia distribuir gratuitamente junto a minha aplicação?

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

S

Acho que o Firebird é bom , não sei se ele funciona bem com Java.

maquiavelbona

FightSurf George Maia:
Não sabia deste detalhe sore o MYSQL. De acordo com a experiência de vocês, qual banco eu poderia distribuir gratuitamente junto a minha aplicação?

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Tem o PostgreSQL que é distribuido pela BSD License, SQLite é de domínio público, Firebird tem uma licença especial dele que eu não sei como funciona. Em Java, tem os bancos:

• HSQLDB ou H2 database (recomendo esse);
  • Apache derby ( aka IBM Cloudscape, aka JavaDB );

E os orientados a objetos como o Neodatis e o db4o.

Até!

Criado 23 de março de 2008
Ultima resposta 23 de mar. de 2008
Respostas 5
Participantes 4