Pessoal, estou com um problema que é o seguinte, fiz meu aplicativo no Eclipse utilizando a opção de JavaProject. Na IDE meu programa roda legal - faz todas as operações no banco, mas quando gero o arquivo *.jar e tento executar dá a mensagem “Erro ao carregar classe org.postgresql.Driver”, é como se não “existisse” o banco de dados. O que pode estar faltando?
O conector do banco de dados está em seu projeto? Ou no classpath do eclipse?
Verifica se o jar do driver está dentro desse jar que vc exportou…Verifica tbm o classpath da sua apl p v se ela aponta para o jar do driver
Como assim?! :lol:
Crie uma pasta lib em seu projeto, coloque o conector do banco lá dentor ( o arquivo jar responsável por fazer a conexão ). Altere o classpatch para usar o arquivo que está em seu projeto ( dentro da pasta lib ).
[quote]ChronoTrigger
Verifica se o jar do driver está dentro desse jar que vc exportou…Verifica tbm o classpath da sua apl p v se ela aponta para o jar do driver [/quote]
Como faço pra ver isso?
No eclipse clicando com o botão direito noseu projeto, vc vai ter lá “caminhos do java jar” ou “build path”.
Os arquivos q vc ver em “libraries” são os jars q vc precisa para executar seu programa…
verifica se o driver esta lá…e verifica se quando vc cria o jar da sua aplicação, dentro dele é exportado tbm o jar do driver
na primeira linha…clique primeiro em “propriedadess” após clicar com o botão direito no projeto…errei…heheh
[quote]ChronoTrigger
Post 08/07/2008 20:41:59 Assunto: Meu programa só reconhece o banco de dados na IDE
na primeira linha…clique primeiro em “propriedadess” após clicar com o botão direito no projeto…errei…heheh[/quote]
Verifiquei, os jars estão no lugar certo. E quando exporto para um jar file, os jars do banco vão junto.
Como vc está fazendo p executar a aplicação???..não estou reconhecendo esse erro q está aparecendo
queria saber a exception q está dando…tipo NoClassDefFound…
Será que estou gerando o *jar de forma correta?
Faço o seguinte: Botão direito do mouse -> Export -> Jar File -> next 2 vezes -> selecionou a main class e pronto.
Clique com o botão direito sobre seu projeto, propriedades;
Depois escolha JAVA BUILD PATH
Depois Library
Verifique o caminho do driver do banco.
essa é uma forma de exportar…
depois de exportar como vc roda a aplicação??
[quote]Como vc está fazendo p executar a aplicação???..não estou reconhecendo esse erro q está aparecendo
queria saber a exception q está dando…tipo NoClassDefFound…[/quote]
Apenas clico duas vezes no arquivo jar que gerei e ele abre com o Java ™ Plataform SE Binary. Quando tento efetuar um cadastro (que exige conexão com banco de dados) aparece a Mensagem “Erro ao carregar classe: org.postgresql.Driver”.
por trás disso deve ter rolado uma exception do Java.
Essa msg tah mascarando o erro.
num sei o pq desse erro
mals
ronelio :evil:
Tu já verificou em que local está carregando o driver do banco de dados?
[code]public Connection criarConexao()
{
try
{
Class.forName("org.postgresql.Driver").newInstance();
conexao = DriverManager.getConnection(enderecoBanco,"postgres", "post");
}
catch (Exception except)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, except.getMessage(), "Erro", JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
}
return conexao;
}
[/code]
O erro é nesta classe.
Cara, chegue na tela abaixo, e verifique o caminho para onde aponta o driver do banco de dodos.
Ele deve estar dentro de seu projeto, em uma pasta com nome lib.
Tenho que ir nessa. T+