Olá
Outro dia disse aqui que tenho mais de 70 livros de Java. Numa contagem rápida cheguei a 73 e sei que não inclui todos. Aí o jc_oz me pediu uma lista dos 4 melhores além do Effective Java que afirmei ser um dos 5.
Escolher os melhores livros é dificil dizer, depende do que se está estudando no momento. Por exemplo: tenho um monte de livros sobre XML e Java mas nem me lembro mais se são tão bons assim. Mas então aí vai minha lista com os destaques em vermelho:
[color=“red”]Effective Java do Joshua Bloch[/color]
[color=“red”]J2EE Design and Development do Rod Johnson[/color] (Bom demais, um dos 5 com certeza)
J2EE Development without EJB do Rod Jonson (ainda nao comecei a ler, mas faço fé)
[color=“red”]JUnit in action, Vincent Sassol[/color] (é mais do que um livro sobre JUnit, é sobre testes)
[color=“red”]Component Development for The Java Plataform, Stuart Haloway[/color] (tem PDF free, leitura deliciosa fundamental para quem quer entender de class loaders e coisas assim)
Concurrent Programming in Java 2nd Edition, Doug Lea (meio antigo, ou sai nova edição ou este velho volta a moda porque as libs de concorrência do Doug Lea agora fazem parte do Java 5)
[color=“red”]Java Plataform Performance, Wilson + Kesselman[/color]
[color=“red”]Java Performance Tunning. Jack Shirazi[/color] (sou doido por este tipo de livro, tenho mais uns 2 ou 3 inclusive o Java Plataform Performance)
[color=“red”]Java NIO, Ron Hitchens[/color] (muito bom, leitura obrigatória)
[color=“red”]Java Message Service, Richar Monson-Haefel+David Chappel[/color] (assunto que TODOS devem saber, JMS é o RedBull do Java)
[color=“red”]Swing, Robinsons+Voroviev[/color] (a primeira edição tem free no site dele)
[color=“red”]Better, Faster, Lighter Java , Bruce Tate+Justin Gethland[/color] (livrinho bom, leitura ligeira como passatempo)
[color=“red”]Tomcat The definite guide, Jason Brittain+Ian Darwin[/color] (fundamental para quem usa o tomcat)
CoreServlets do Marty Hall (básico, mas muio bem escrito)
Java Security Handbook, Jaworski+Perrone (meio antigo mas é o melhor que tenho de criptografia com Java)
Java in a Nutshell, David Flannagan (gosto muito dos 3 livros da série in a Nutshell, mas são livos para quem já sabe)
[color=“red”]Practical Cryptography, Niels Fergunson+Bruce Schneier [/color] e SSL and TLS, Eric Rescorla (Não são de Java mas são muito legais)
jc_oz, conforme vê, ainda aumentei aqui a lista que mandei pra ti.
[]s
Luca
, e agradeço mais uma vez pela excelente lista.

Mythical Man-month
Peopleware