Meus melhores livros

54 respostas
Luca

Olá

Outro dia disse aqui que tenho mais de 70 livros de Java. Numa contagem rápida cheguei a 73 e sei que não inclui todos. Aí o jc_oz me pediu uma lista dos 4 melhores além do Effective Java que afirmei ser um dos 5.

Escolher os melhores livros é dificil dizer, depende do que se está estudando no momento. Por exemplo: tenho um monte de livros sobre XML e Java mas nem me lembro mais se são tão bons assim. Mas então aí vai minha lista com os destaques em vermelho:
[color=“red”]Effective Java do Joshua Bloch[/color]

[color=“red”]J2EE Design and Development do Rod Johnson[/color] (Bom demais, um dos 5 com certeza)

J2EE Development without EJB do Rod Jonson (ainda nao comecei a ler, mas faço fé)

[color=“red”]JUnit in action, Vincent Sassol[/color] (é mais do que um livro sobre JUnit, é sobre testes)

[color=“red”]Component Development for The Java Plataform, Stuart Haloway[/color] (tem PDF free, leitura deliciosa fundamental para quem quer entender de class loaders e coisas assim)

Concurrent Programming in Java 2nd Edition, Doug Lea (meio antigo, ou sai nova edição ou este velho volta a moda porque as libs de concorrência do Doug Lea agora fazem parte do Java 5)

[color=“red”]Java Plataform Performance, Wilson + Kesselman[/color]

[color=“red”]Java Performance Tunning. Jack Shirazi[/color] (sou doido por este tipo de livro, tenho mais uns 2 ou 3 inclusive o Java Plataform Performance)

[color=“red”]Java NIO, Ron Hitchens[/color] (muito bom, leitura obrigatória)

[color=“red”]Java Message Service, Richar Monson-Haefel+David Chappel[/color] (assunto que TODOS devem saber, JMS é o RedBull do Java)

[color=“red”]Swing, Robinsons+Voroviev[/color] (a primeira edição tem free no site dele)

[color=“red”]Better, Faster, Lighter Java , Bruce Tate+Justin Gethland[/color] (livrinho bom, leitura ligeira como passatempo)

[color=“red”]Tomcat The definite guide, Jason Brittain+Ian Darwin[/color] (fundamental para quem usa o tomcat)

CoreServlets do Marty Hall (básico, mas muio bem escrito)

Java Security Handbook, Jaworski+Perrone (meio antigo mas é o melhor que tenho de criptografia com Java)

Java in a Nutshell, David Flannagan (gosto muito dos 3 livros da série in a Nutshell, mas são livos para quem já sabe)

[color=“red”]Practical Cryptography, Niels Fergunson+Bruce Schneier [/color] e SSL and TLS, Eric Rescorla (Não são de Java mas são muito legais)

jc_oz, conforme vê, ainda aumentei aqui a lista que mandei pra ti.

[]s
Luca

54 Respostas

V

Pultz Luca… valew mesmo…

Eu li aquele tópico e ia postar lá pedindo pra você a lista, mas você já adiantou-se e a publicou…

Abraços,

Paulo_Silveira

poxa! e eu achava que tinha bastante livro de java com 2 duzias…

quero ler esse do bruce tate e o do java.nio!

mas essa sua assinatura "Program to interfaces, not classes.
Prefer object composition to concrete inheritance. " é totalmente copiada do Design Patterns, que eh um livro de 1995. E eh muito mais a frase do Gamma et al, que diz que voce deve programar para interfaces e nao para implementacao. Isso eh, pensar nas assinaturas dos metodos, nao necessariamente apenas interfaces.

Luca

Olá

Paulo, peguei a frase da assinatura tal como está no livro do Rod. Mas vc está certo que a frase não é dele. Aliás, quem explica melhor estes conceitos inclusive com exemplos é o capítulo 4 do Effective Java.

[]s
Luca

TedLoprao

:shock: Wow, muito bom, muito bom mesmo!!

Valeu por essa Luca, agora já posso fazer uma listinha bem grande de compras, huahuahau

jc_oz

É, eu percebi :smiley: , e agradeço mais uma vez pela excelente lista.

Obrigado por compartilhar tal conhecimento. :wink:

[]'s

Julio

F

“Luca”:
Olá

Paulo, peguei a frase da assinatura tal como está no livro do Rod. Mas vc está certo que a frase não é dele. Aliás, quem explica melhor estes conceitos inclusive com exemplos é o capítulo 4 do Effective Java.

[]s
Luca

O Capitulo 1 do GoF fala sobre isso também programacao baseada nas interfaces.
Aagora valeu pela dica vou dar uma olhada nesse Effective Java que eu ainda nao li :slight_smile:

]['s

Rubem_Azenha

:shock:

vc leu ja tudo isso???

sergiolopes

o loco, nem sabia q existiam 73 livros sobre java! hahaha

mas eu queria saber uma coisa: o q tem de mais nesse “Effective Java” q um monte de gente fala dele? nunca peguei na mao entao nao sei nada alem do q ha na descricao da Tempo Real…

to querendo comprar um livro e esse aí eh um forte candidato
(ainda to com o cupom-desconto q ganhei no CJ04!! preciso ir la na loja deles… no fim do mundo…)

Rafael_Afonso

Olá:

Um livro bem bacana que li recentemente é Refatoração de Martin Fowler. Apesar de não estar diretamente relacionado a Java, todos os exemplos são na linguagem. Ele já foi comentado neste post.

Grato,

Luca

Olá

Rafael, comprei o refatoração mas ainda não li. Também tenho vários livros de metodologia desde os tempos do Chris Gane. Vários de UML, 2 sobre Design Patterns (GOF + J2EE aquele mais famoso).

Sérgio, há vários tipos de livros técnicos. Há aqueles que ensinam tecnologia em torno do Java como o Pro Jakarta Commons, Tomcat Guide ou o Hibernate Notebook, há os que ensinam facilidades da linguagem como os de JSP, servlets, java.nio, etc., há os de performance e otimização de código e há aqueles que ensinam a projetar melhor. Este último caso é onde se enquadra o Effective Java. Lá tem dicas até de como documentar. Recomendo a todos que leiam o { Resumo Effective Java } no blog da bani porque foi assim que me convenci da necessidade de compra-lo.

Tenho muitos livros de Java porque comprei o primeiro ainda em 1995 ou 1996. A maioria já está caducando. O primeiro acho que foi o Java Language do Ken Arnold. Os últimos foram um livro de transações (JCA, JTA), o Professional Struts do Chuck Cavaness, um de UML 2.0 e o Refatoração do Fowler em português. Como veem sou rato de livraria e amigo do meu colega triatleta (e também velejador) André da Tempo Real.

Quanto a outra pergunta se já li todos, a resposta é não. Alguns livros foram comprados para sanar dúvidas de projetos específicos e li só o necessário para resolver o problema. A maioria li 85%. Poucos li 100% direto. O EF foi um deles.

[]s
Luca

PS: Nenhum é xerox

keller

Legal! eu tenho alguns livro (mais de 10 menos de 20) nao li nenhum inteiro eles servem como ‘fonte de pesquisa’, heheheh pena que todos sao xerox :lol:

agnm

e o que vocês me dizem de uml a bíblia ?

MarcioTavares

Legal a lista. O pessoal mais cascudo pode colocar os seus favoritos também :mrgreen:

Achei: http://www.guj.com.br/posts/list/60/21616.java#114576

agnm

beleza, mas e sobre a bíblia ?
nada a dizer ?

boaglio

sergiousp:
o loco, nem sabia q existiam 73 livros sobre java! hahaha

mas eu queria saber uma coisa: o q tem de mais nesse “Effective Java” q um monte de gente fala dele? nunca peguei na mao entao nao sei nada alem do q ha na descricao da Tempo Real…

to querendo comprar um livro e esse aí eh um forte candidato
(ainda to com o cupom-desconto q ganhei no CJ04!! preciso ir la na loja deles… no fim do mundo…)

Sérgio, olha o que o James Gosling falou sobre esse livro:

“In short: a lovely book. Read it.”

Veja a review completa aqui.

Mauricio_Linhares

Resussitando o tópico só pra adicionar mais algumas coisinhas (e trazer alguns daqueles livros que o Phillip indicou pra cá também pra organizar melhor):

Luca:
Olá

Revendo um tópico antigo aqui no GUJ, achei a lista abaixo que pode ajudar MUITO quem realmente pretende desenvolver bons sistemas em Java e entender o que os gurus falam.

Lista do Phillip Calçado de 10 livros de programação OO (e Java):

:arrow: 1 - Object-Oriented Software Construction - Bertrand Meyer

:arrow: 2 - Object-Oriented Design Heuristics - Arthur Riel

:arrow: 3 - Fundamentals of Object-Oriented Design in UML - Meilir Page-Jones

:arrow: 4 - Domain-Driven Design: Tackling Complexity in the Heart of Software - Eric Evans

:arrow: 5 - Refactoring Improving the Design of Existing Code - Fowler et All

:arrow: 6 - AntiPatterns: Refactoring Software, Architectures, and Projects in Crisis - William J. Brown et All

:arrow: 7 - UML Components - John Cheesman & John Daniels

:arrow: 8 - Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software - GoF

:arrow: 9 - Expert One-on-One J2EE Design and Development - Rod Johnson

:arrow: 10 - Effective Java Programming Language Guide - Joshua Bloch

[]s
Luca

Continuando com algumas adições que eu acho interessantes (com dois que o Luca indicou a poucos dias):

Luca

Olá

Estou na página 371 do Java Messaging e continuo achando muito bom. É claro que o exame dele das APIs de Web Services do JEE é superficial. Mas ele mostra exemplos e depois de ler cada tópico a gente fica sabendo direitinho para que serve cada um daquele monte de JAX-qqcoisa. Então fica mais fácil encarar o tutorial de web services com Java da Sun e também o tutorial de JEE.

Sugiro também o livro de Web Services do Gustavo Alonso, apesar de meio antigo. Não tenho e nem li o livro. Li apenas o prefácio e o capítulo 5 que tem PDF disponível no site. Acho que tanto este prefácio como o Capítulo 5 são absolutamente fundamentais para quem quer entender mais um pouco de Web Services.

[]s
Luca (tentando ficar fera em Web Services e SOA)

Mauricio_Linhares

Só pra abusar mais um pouquinho Luca, você tem alguma indicação de livro pra compressão de dados?

Se mais alguém tiver boas indicações de livros sobre linguagens formais, autômatos e compiladores eu agradeceria :smiley:

Sobre web services eu tenho esse e é extremamente minucioso, explica direitinho quem é quem nos web services, como funciona o protocolo, como são feitas as mensagens e como ele é feito em Java ele também explica onde cada tecnologia entra no balaio:

Luca

Olá

Sobre compressão de dados tenho a primeira edição de 1991 do famoso livro do Mark Nelson The Data Compression Book que em 1995 lançou uma 2a edição. Quando eu comprei era a única opção de livro sobre o assunto e por causa dele parei de escrever o meu que já tinha 4 capítulos meio prontos. O Mark Nelson era um grande programador e a empresa dele fornecia ótimas bibliotecas para comunicação serial. Porém os muitos códigos em C do livro são mais do lado didático

Hoje há um monte de outras opções:

http://www.data-compression.info/Books/index.htm

http://www.hn.is.uec.ac.jp/~arimura/compression_links.html

[]s
Luca

Luca

Olá

Complementando…

Sobre compiladores o mais falado é o livro do dragão Compilers: Principles, Techniques, and Tools (2nd Edition) que acabou de lançar a 2a edição.

Sobre linguagens formais achei coisas googlando.

Se eu fosse colocar minhoca na sua cabeça (já estou colocando) diria para dar uma olhada no que o Louds vive falando que são as linguagens funcionais. Pode baixar o heskel e brincar um pouco com o hugs. Já fiz isto um pouco seguindo um tutorial. No futuro tentarei brincar também com o erlang (da Ericcson) que tem concorrência no “sangue”.

[]s
Luca

Mauricio_Linhares

Botei ele na minha wishlist da Amazon :smiley:

Eu também achei, baixei uns materiais de uma cadeira da PUC. Mas tinha um bendito de um livro que um amigo meu de computação me mostrou uma vez que tinha muita coisa interessante, mas nem ele nem eu lembramos mais que diabo de livro era esse :stuck_out_tongue:

Hum, vou ver isso, mas é porque eu tenho o costume de ler tudo em papel antes de começar a mexer de verdade :smiley:

Luca

Olá

Achei um link legal sobre compressão de dados: http://www.dogma.net/markn/FAQ.html

E caso tenha apetite, pode olhar os fontes do gzip (escrito pelo 2o autor do The Data Compression Book)

[]s
Luca

MarcioTavares

Maurício, vi o seu post e me lembrei que eu tinha uma planilha com alguns ISBNs de livros que eu usei na faculdade ou que foram recomendados por professores. De compiladores, o melhor é o do dragão na capa, que o Luca já postou. E o de linguagens formais, autômatos etc (assunto ótimo) eu tinha anotado esse aqui:

Introdução à Teoria de Autômatos, Linguagens e Computação

Eu não o usei e não sei da qualidade dele. Não sei também sobre a qualidade do texto traduzido, mas pelo que lembro, foi bem recomendado na faculdade.

Eu lembro que me recomendaram mais uns 2, em inglês, mas esse aí foi o único ISBN que eu achei anotado.

cv1

agnm:
nada a dizer ?

Eh um livro de ficcao bacana :mrgreen:

Mas, voltando ao assunto, tou lendo Freakonomics de novo.

louds

cv:
agnm:
nada a dizer ?

Eh um livro de ficcao bacana :mrgreen:

Esse livro é perigoso! Leitura mais viciante que café + chocolate + heroina. Recomendo muito meso.

Os que eu gosto muito é o Red Dragon Book e o de algorítmos do Cormen.

A

Eu gostei muito do livro de autômatos do Hopcroft. É bem escrito, tem uma porção de exemplos e as demonstrações são fáceis de acompanhar mas são minunciosas demais. Eu lí em português e, estranhamente, a tradução me pareceu boa.

Quanto ao freakonomics, eu gostei mas me decepcionou um pouco, achei que focava demais nas conclusões dos autores e falava pouco das estatísticas. Vale a pena, anyway…

Edit: E alguém recomenda um bom livro de SO? Na facul estão usando o Silberschatz, que não me empolgou muito. Eu gostei dos Tanenbaum de Computer Organization e Networks, mas to receoso que a ênfase em microkernels tire um pouco da generalidade do seu livro de SO. Alguém aí já leu?

Rafael_Nunes

Mais alguma bibliografia recomendada em relação a Web Services e SOA além das já citadas?

jmp

Não sei se citaram esse:

Java and SOAP, Robert Englander
O’Reilly

É legalzinho

bzanchet

“The rules of a tournament are straightforward. You must start at the bottom to have a shot at the top. (Just as a Major Legaue shorstop probably played Little Legaue and just as Grand Dragon of the KluKlux Klan probably started out as a lowly spear-carrier, a drug lord typically began by selling drugs on a street corner). You must be willing to work long and hard at substandart wages. In order to advance in the tournament, you must prove yourself not merely above average but spetacular. (The way to distinguish yourself differs from profession to profession, of couse; while J. T. certanly monitored his foot soldiers’ sales performance, it was their force of personality that really counted - more than it would, for say, a shortstop). And finally, once you come to the sad realization that you will never make it to the top, you will quit the tournament. (Some people hang on longer than others - witness the graying “actors” who wait tables in New Yourk - but the people get the message quit early.)”

É, é um soco no estômago. Mas é legal. Recomendado!

Z

O Tanenbaum é top-of-mind quando o assunto é sistemas operacionais, o único problema é que o tio Andy gosta de explicar o detalhe do detalhe do detalhe.

Por ser uma área que eu gosto, não vi muito problema nisso no livro de S.O., mas o livro de redes dele é praticamente intragável. Cansa muito ler.

Fabricio_Cozer_Marti

Não acho, o livro dele de redes é bem explicativo, tem muitos exemplos, e dúvido que algum mortal que leia aquele livro saia sem entender o assunto.

Fabricio_Cozer_Marti

em relação ao que estou lendo, e achando legal são esses:

Dieval_Guizelini

Luca:
Olá

Outro dia disse aqui que tenho mais de 70 livros de Java. Numa contagem rápida cheguei a 73 e sei que não inclui todos. Aí o jc_oz me pediu uma lista dos 4 melhores além do Effective Java que afirmei ser um dos 5.
(…)
[]s
Luca

Beleza de tópico Luca, não tinha visto ele ainda até que você o citou hoje…

você conhece por acaso “A Prática da Programação” de Brian W. Kernighan e Rob Pike?

outro que eu acho que vale a pena é o “Algoritmos” do Cormen, Leiserson, Rivest e Stein.

falou

dbaio

Muito boa as dicas…

Mauricio_Linhares

Trazendo os mortos de volta a vida, mais algumas adições importantíssimas a biblioteca:

Esse é pra quem quer entrar no mundo da mensageria e processamento assíncrono:

Outros:

Acho que por enquanto tá bom né, indiquem mais aí! ;D

bzanchet

Mythical Man-month
Peopleware

Simplesmente não dá pra recomendar o suficiente.

rodrigoy

É um dos meus de UML… É bem completo, fala também da UML 1.4. É uma boa literatura para a certificação. Mas vai se preparando que tem 700 páginas. A tradução está boa, aliás, é um dos únicos livros que tenho em português…

rodrigoy

agnm:
nada a dizer ?

A Bíblia é o livro que mais explica sobre desenvolvimento de software:

• Deus criou o mundo em 7 dias e ao final de cada dia ele viu que isso era bom (iterativo e incremental)

• Mais tarde, Deus refatorou a serpente, pois ela não tinha ficado muito boa

• Noé fez a arca em cascata porque ele tinha tempo de sobra

• A partir de uma equipe pequena de 12 pessoas Jesus obteve ótimos resultados

• As equipes sempre se reuniam periodicamente

• Muitas missões apostólicas eram aos pares

Além disso, o versículo abaixo é uma lição para todos aqueles que estão mais preocupados em implementar requisitos do que resolver problemas de negócio:

“Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.” Lucas 17:10

B

é de vira o zóio!

S

Luca:
Olá

Revendo um tópico antigo aqui no GUJ, achei a lista abaixo que pode ajudar MUITO quem realmente pretende desenvolver bons sistemas em Java e entender o que os gurus falam.

Lista do Phillip Calçado de 10 livros de programação OO (e Java):

:arrow: 3 - Fundamentals of Object-Oriented Design in UML - Meilir Page-Jones

[]s
Luca

Esse custou uns 3 dólares na Amazon e parece ser muito bom mesmo. Vou voltar a ler assim que puder.

fabiel

cara muito bom mesmo esta sua lista esta sagaz !!!

renomoto

Nossa… não conhecia nem a metade!

Valeu galera!

ckitano

deve ter mais livros de java que muita livraria por ae…rs
muito boa a lista…tem alguns ai muito interessantes q ainda quero ler…
valew!
abraços

pacalexandre

Percebo que depois desse topico vou ter que comprar mais livros …
ainda sou muito amador so tenho 2 livros de java e velhos por sinal
:smiley:

luistiagos

cv: Eh um livro de ficcao bacana

A biblia não é um livro de ficção… nem sequer é um livro mas sim um conjunto de varios livros (biblia significa conjunto de livros) e sim um conjunto de livros e cartas com a historia inteira de fatos VERIDICOS do oriente medio
alem de lições de sabedoria e principalmente de vida é uma das pricipais fontes de conhecimento da teologia…
a biblia não tem nada de ficção… e passa o que nenhum livro passa os ensinamentos de Deus aos homens

bem alem da biblia como não tecnico ( é o unico q leio que não é tecnico )

tenho o: Certificação java da katy Sierra
Use a cabeça Jsp e Servlets
O’Relly ajax com java
Java secreto: tecnicas de Patching e descompilação
Estrutura de dados do Tenembaum (não sei se é assim q se escreve )
Alghoritms do cormem
Java Como programar 6

sendo que a maioria nao li nem a metade por falta de tempo

Luca

Olá

Tirando do sarcófago mas com bom motivo:

Trilha de livros para desenvolvedores do Phillip Calçado:

http://blog.fragmental.com.br/2008/05/20/trilha-de-livros-desenvolvedor/

Vale a pena conferir

[]s
Luca

P

Cara, perai, você tem 73 livros de Java fisicamente ou no PC?

Se for fisicamente: Whou.

Eu tô com 4 e tô orgulhoso. :stuck_out_tongue:

Mas bem, aproveitando o momento eu digo uns livros muito bons caso alguem se interesse em ler:

A lua vem da Ásia - Walter Campos de Carvalho (Fala de um louco que acha que está em um hotel de luxo, mas está no hospicio, MUITO bem escrito).
Forrest Gump (O livro é muito melhor que o filme)
Wuthering Heights (Romance).

Luca

Olá

Se fosse contar hoje teria mais de 73. E estou com 3 no shopping cart da Amazon. Mas os últimos livros que comprei da área de TI não foram especificamente de Java. Um dia faço uma lista dos últimos livros bons que comprei porque há alguns muito bons como o RESTful Web Services

[]s
Luca

titanius

Em Java, eu comprei o Use a Cabeça! Java, porém não consegui ler ele, achei que estava demorando demais pra chegar ao ponto… :roll: Se bem, que, agora vou voltar a ler ele.

[]s

W

titanius:
Em Java, eu comprei o Use a Cabeça! Java, porém não consegui ler ele, achei que estava demorando demais pra chegar ao ponto… :roll: Se bem, que, agora vou voltar a ler ele.

[]s

Esse eh o problema dos livros dessa serie eh tenho o head first design patterns. A primeira vez que eu li achei divertido aquelas piadinhas, mas depois de um tempo comecou a ficar um pe no saco. Mas de qualquer foma eh um bom livro, super didatico.

titanius

Justamente, ele é ótimo pra quem nunca programou, mas pra quem já programa - mesmo que não seja em java - é um saco… tinha que existir um livro pra objetivo pra ensinar Java, bom, deve existir mas eu desconheço.

[]s

S

Justamente, ele é ótimo pra quem nunca programou, mas pra quem já programa - mesmo que não seja em java - é um saco… tinha que existir um livro pra objetivo pra ensinar Java, bom, deve existir mas eu desconheço.

[]s
Tá tentou o Thinking in Java? Tem ele grátis na Web.

Obs: se acha que o Head First demora de ir ao assunto, precisa ver o livro dos Deitel :mrgreen:

LPJava

[]s
Tá tentou o Thinking in Java? Tem ele grátis na Web.

Obs: se acha que o Head First demora de ir ao assunto, precisa ver o livro dos Deitel :mrgreen:

deitel é um parto! rs!

ggarnier

Comecei a ler o Head First Servlets and JSP e estou achando muito bom. Bem simples de entender para quem está começando no assunto (meu caso).

Criado 30 de setembro de 2004
Ultima resposta 2 de fev. de 2009
Respostas 54
Participantes 37