estou aprendendo a programar pra web seguindo a apostila fj-21 da Caelum.
o problema é que meu arquivo web.xml (em jspteste2/web/WEB-INF) não é funcional:
1- ele não identifica meu welcome-file
(http status 404 - The requested resource (/jspteste2/) is not available.)
2- ele não encaminha para a mensagem de erro que criei para substituir a mensagem do tomcat
(http status 500 - The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request)
será q tem a ver com as versões dos programas?
(tomcat 6.0.16,tk.eclipse.plugin.htmleditor_2.0.5.1,eclipse 3.2.2).
O seu arquivo tem um erro: voce escreveu “”, porem a tag contem um hifen, sendo “” a forma correta
Ao iniciar o tomcat, sempre procure por erros no console. Um web.xml incorreto lanca excepcions, e invalida a sua aplicacao.
Em relacao ao amateras, ele é meio de lua mesmo. Porem, certifique-se que voce configurou o diretorio root da app (/web no seu caso) nas propriedades do projeto.
As propriedades do projeto estão configuradas corretamente, coloquei tanto no amateras como no TomCat o dirtório /web como root.
E o único erro que mostra no console na inicialização do TomCat para esse projeto é a SQLException, devido ao erro q lanço como teste (java.sql.SQLException: No suitable driver found for jdbc:teste:invalido, seguida da stacktrace).
Sobre a parte de pagina de erro: a tag somente funciona quando a exception é gerada por um servlet. Como vc esta usando JSP, deve colocar a seguinte tag no inicio do arquivo que gera a exception:
<%@page errorPage="erro.jsp"%>
Onde “erro.jsp” eh o nome do arquivo que ira mostrar a mensagem “amigavel” ao usuario.
Em segundo lugar, ha outra tag no web.xml que voce digitou errado: ao inves de escrever “web-app”, voce escreveu “webapp” (tudo junto).
esse problema dos hifens é comum com quem usa a apostila do caelum e tenta copiar o codigo da apostila no eclipse … por algum motivo quando voce copia o texto do pdf do caelum ele nao traz nenhum hifen … isso tb aconteceu comigo :x