Sou novo em java e queria utilizar imagens no meu projeto.
Por enquanto estou fazendo assim
lblImage.setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/Imagens/imagem.jpg")));
Isso em uma label (ps nao vai ficar assim vou consertar depois criar classe para imagens e talz)
qual o melhor jeito de utilizar imagens em um projeto
pois quero que a imagem se redimensione de acordo com a window
para fazer isso estava pensando em um calculo que quando o tamanho da janela é modificado todos os componentes aumentam proporcionalmente
e quando a usuario muda apenas o lado ela aumenta a altura proporcionalmente (isso vale para a altura tambem)
mais isso eu vou fazer depois
Como eu utilizo imagens ,redimenciono e atualizo
porque quando eu faço isso
lblImage.setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass()
.getResource("/Imagens/ad1.jpg")));
e depois coloco o mesmo codigo com outra imagem ele da erro
lblImage.setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass()
.getResource("/Imagens/ad2.jpg")));
como eu faço pra limpar o setIcon? se for o caso
ou como atualizo o Icon???