De uns tempos pra cá enquanto consumidor dos produtos Microsoft tenho me sentido um tanto solitário.
Externalizei isto num post do meu blog: http://www.itexto.net/devkico/?p=1441
Vocês também tem esta sensação?
De uns tempos pra cá enquanto consumidor dos produtos Microsoft tenho me sentido um tanto solitário.
Vocês também tem esta sensação?
[quote=kicolobo]De uns tempos pra cá enquanto consumidor dos produtos Microsoft tenho me sentido um tanto solitário.
Vocês também tem esta sensação?[/quote]
não me sinto assim.
antes de eu determinar se vou ou não utilizar um software eu procuro ver se existem equivalentes em linux.
eu estou abandonando o flash, logo nem de windows precisarei.
quer ver uma das coisas que mais acho legal no Ubuntu, eu pego minha impressora conecto e imprimo o que quero na hora, sem precisar de instalar nada. no Windows eu teria que fazer isso. conhece o xsane? outro programa mão na roda.
talvez eu tenha essa sorte pq uso o pc pra desenvolvimento e menos para jogo. e com java e javascript…
Não tenho essa sensação que o Windows está sumindo não, mas concordo que não estão falando tão mal quanto antigamente. Para isso, vejo que a mudança foi na população e nada a ver com a própria Microsoft.
A Microsoft continua com um mercado gigante, o que aconteceu foi aparecer concorrências, dar essa mistureba no mercado é normal. O que antes era “Sou livre, uso linux” diminuiu devido a mudança de comportamento da população, e com essa mudança, cada vez mais as pessoas não estão ligando para serem anti-microsoft e estão usando o que está na modinha, com um preconceito com a Microsoft (esse preconceito, para a MS ganhar ser mercado novamente, leva tempo).
Quanto a propaganda, sinceramente, só agora que vejo propaganda da Microsoft na TV, e vi um aumento também em outros produtos, como windows phone, surface e etc na internet. Antes eu nem ficava sabendo daqueles eventos de inauguração de novos produtos igual a Apple sempre fez. Pra falar verdade nem sei se tinham isso antes.
não tenho essa depressão ai não…
quando ouço microsoft vem isso na minha cabeça: Xbox, Windows, Office, alguns jogos, Visual Studio, C#, MVC 3/4/5
acho que o mercado da microsoft é o acima, saiu disso é apenas um mero produto.
kicolobo
Acho que essa sensação que você tem pode ser resumida na colocação do seu texto: o mundo mudou (e o “hype”, positivo e negativo, também). Não é só a era pós-pc, mas a mentalidade das pessoa mudou, e a internet invadiu nossas vidas (está se tornando “ubíqua”, como gostava de dizer um fulano que conheci), mudando a forma de acesso a informação. Não afetou só a MS, mas várias áreas e empresas. A MS é o caso mais notável porque foi simplesmente a maior empresa do mundo por muito tempo, um gigante tido como imbatível, e pelo fato de nós, da área de tecnologia em geral, estarmos sempre atentos a ela.
Expandindo essa visão, podemos, pegar a própria Nokia, que era a toda poderosa do ramo de celulares. E o que é a Nokia hoje? Sim, ainda fabrica excelentes produtos, mas, usando seu termo, ninguém liga. Peguemos a Sony (que era praticamente sinônimo de qualidade em áudio e vídeo), que reinou absoluta até fim da era PSOne, e criou e alavancou o CD. O que ela é hoje?
O modo como o hype é criado e mantido mudou.
As pessoas, por assim dizer, fazem um alarde estrondoso em cima de qualquer coisa (viralizam, usando o jargão de marketing), mas é um alarde raso e de pouca duração (fogo de palha, usando uma gíria um tanto antiga).
Expandindo um pouco mais e saindo da área de TI, por onde anda o tal Psy (Oppa Gangnam Style). A última notícia dele foi sobre o fato de seu último clipe ter sido censurado, mas e o resto? E seus novos trabalhos? E a tal de Susan Boyle? Um fenômeno, certamente, mas passageiro. Ninguém mais fala dela. Ninguém liga. A sociedade que permitiu a existência de hypes duradouros (Michael Jackson, Madonna) Já não existe mais.
Deve ser por isso que a Samsung lança um monte de celulares a cada poucos meses…
Obs (só por curiosidade): a MS fez propaganda do Windows 8 (se não me engano, era esse Surface RT) numa novela das 7 da Globo que passou recentemente. Daquele tipo de cena que você vê que foi montada só para mostrar o produto.
Abraço.
Sem contar uma coisa que seja dado o mérito… eles melhoraram muito os produtos deles, de uma forma geral… Então acredito que o “falar mal” diminuiu…
Falar mal é uma coisa, ter concorrência de peso é outra. Olhem o Internet explorer, que já foi o navegador mais utilizado. O tempo da microsoft ser talhada no mercado como empresa única se foi. Hoje se for comprar um smartphone pode-se escolher android, windows, ios, tyzen, ubuntu… etc.
A mesma coisa para pcs. O windows não é mais um sistema único. Existem outras opções e a população está dando conta disso.
As estatísticas mostram um aumento significativo de usuários de linux: Antes(ano retrasado) era uma fatia de 1% do mercado para desktops e hoje é 2,5%. Aumentou muito.
A valve porta seus jogos para o pinguim e existem uns 200 títulos na steam. Então o cara que subia um winx somente pra jogar excluiu o dual boot.
Tudo isso contribui para a diversificação, então a microsoft acaba se tornando uma empresa como as outras.
Posso citar uma vantagem da Canonical em cima da Microsoft: “Ecossistema de aplicações”. A loja do ubuntu possui mais aplicações que a da Microsoft.
Sim,
sabem qual a sensação que tenho lendo os comentários de vocês todos? A de que o mundo que muita gente (me incluindo) sonhava, no qual houvesse real existência de opções além da Microsoft se concretizou hoje, mas não de forma abrupta como todo mundo imaginava. Ela não quebrou, não foi proibida nem nada disto: as pessoas a partir do momento em que começaram a ter outras opções simplesmente a esqueceram.
O que acho mais interessante é que os produtos atuais da empresa são de fato muito bons: não tem como negar. Você pega um Windows Phone, um Surface, Xbox, etc e fica besta com a qualidade do negócio. Muitos são inclusive disruptivos, como o Kinect e o próprio Windows Phone. No entanto, ao contrário do que ocorria antes, hoje ninguém mais é abalado por isto.
Alguns anos atrás eu me lembro que houve um temor imenso de que a Microsoft iria matar o VBA. Aquela era uma situação interessante porque a ferramenta de trabalho de muita gente (me incluindo) tava em risco, e não havia outra opção decente no mercado. Tinha o OpenOffice, mas a automação era pobre. Hoje, se ela quiser matar algum produto, o medo sequer existe, porque basicamente as pessoas migram pra outra plataforma e nem reparam mais que é Windows.
Acho fascinante esta mudança de realidade que veio de forma tão anunciada e, paradoxalmente, tão sutil também.
[quote=kicolobo]Sim,
sabem qual a sensação que tenho lendo os comentários de vocês todos? A de que o mundo que muita gente (me incluindo) sonhava, no qual houvesse real existência de opções além da Microsoft se concretizou hoje, mas não de forma abrupta como todo mundo imaginava. Ela não quebrou, não foi proibida nem nada disto: as pessoas a partir do momento em que começaram a ter outras opções simplesmente a esqueceram.
O que acho mais interessante é que os produtos atuais da empresa são de fato muito bons: não tem como negar. Você pega um Windows Phone, um Surface, Xbox, etc e fica besta com a qualidade do negócio. Muitos são inclusive disruptivos, como o Kinect e o próprio Windows Phone. No entanto, ao contrário do que ocorria antes, hoje ninguém mais é abalado por isto.
Alguns anos atrás eu me lembro que houve um temor imenso de que a Microsoft iria matar o VBA. Aquela era uma situação interessante porque a ferramenta de trabalho de muita gente (me incluindo) tava em risco, e não havia outra opção decente no mercado. Tinha o OpenOffice, mas a automação era pobre. Hoje, se ela quiser matar algum produto, o medo sequer existe, porque basicamente as pessoas migram pra outra plataforma e nem reparam mais que é Windows.
Acho fascinante esta mudança de realidade que veio de forma tão anunciada e, paradoxalmente, tão sutil também.[/quote]
só não podem matar o windows nem o office, eu ainda os prefiro, tive um problema com uma função que existia no office e não existia no openoffice, nem similar, não lembro qual era.
trabalho com Ubunto 12, em casa tenho Windows 7, celular Android 4.1
kicolobo, o início do seu último post falando da nossa desilusão, achei que ia me surpreender e começar a pensar ao contrário, mas não. Talvez você não tenha conseguido expor toda sua opinião, ou ainda não me convenceu mesmo.
Pois bem,
Antes, eu também não ouvia muito sobre os outros produtos da Microsoft, talvez por falta de informação minha, mas demorei para saber que XBox era da Microsoft, e de certo ponto até me assustei, devido a má fama que o Windows causou durante um tempo. O que quero dizer com isso, é que nem antes a Microsoft foi bem reconhecida com seus produtos. Até mesmo o Surface (não o tablet surface que existe hoje), em forma de mesa, que já existia antes a vários anos atrás, feita pela própria Microsoft, pouquíssimos ficaram sabendo. Fiquei sabendo dessa mesa na faculdade, a uns 6/7 anos atrás e ainda o vídeo que o professor passou já era de alguns anos atrás.
Conclusão que noto: nem antes, e nem agora a microsoft foi tão falada positivamente igual a Apple faz, e hoje ainda vejo que é até mais falada com seus novos produtos. Acredito que com a cabeça da população brasileira hoje, se a Microsoft lançar um produto revolucionário (diferente de produto melhor a concorrente), vai se destacar sim, não vejo problema com a própria Microsoft e sim com a cabeça do pessoal, tanto para falar menos mal, quanto para comprar o que está na moda ou outros motivos.
Você pode perguntar, porque não compra um smartphone com Windows Phone ao invés do bugado e instável Android? O simples fato de não ter aplicativos já me faz desinteressar, independente se for Nokia, Motorola, Microsoft, no final todos vão acessar a loja de aplicativos.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0-pMZd1fupw[/youtube]
Depois dessa, ninguém ligou mais (pelo menos para o tablet deles).
[quote=igor_ks]kicolobo, o início do seu último post falando da nossa desilusão, achei que ia me surpreender e começar a pensar ao contrário, mas não. Talvez você não tenha conseguido expor toda sua opinião, ou ainda não me convenceu mesmo.
[/quote]
Oi igor_ks, na realidade o objetivo não é convencer alguém, mas sim expor uma sensação que tenho enquanto consumidor dos produtos Microsoft.
Com relação às pessoas entrarem na app store dela de uma forma ou outra, discordo: prova disto é que se elas de fato fizessem, um mercado já teria surgido e bons produtos viriam daí. Até hoje isto não aconteceu.
Quando ouço Microsoft lembro de Age of Empires.
Se os jogos não fossem feitos para o Windows eu o abandonaria.
[quote=Marky.Vasconcelos]Quando ouço Microsoft lembro de Age of Empires.
Se os jogos não fossem feitos para o Windows eu o abandonaria.[/quote]
+1
[quote=Marky.Vasconcelos]Quando ouço Microsoft lembro de Age of Empires.
Eu também. To feliz com o Ubuntu12.04
Na facul usam C#, tenho uma VM só pra não ter de dar boot no win8, infelizmente pra games não tenho alternativa.
[quote=asousaj][quote=Marky.Vasconcelos]Quando ouço Microsoft lembro de Age of Empires.
Eu também. To feliz com o Ubuntu12.04
Na facul usam C#, tenho uma VM só pra não ter de dar boot no win8, infelizmente pra games não tenho alternativa.
[/quote]
E a steam?
Esse screen é do meu notebook. Existem bastante títulos na steam para linux.
Sou um que gosta e usa Windows em tudo exceto celular. Desenvolvo e gosto também de .NET. Mas não me sinto “sozinho” pois trabalho em ambiente Windows e pessoas próximas que conheço usam também.
Sobre tablet Windows o problema foi mais pelo marketing focado em cima do zumbi Windows RT, pois tablet com Windows 8 é perfeito, pelo menos para minhas necessidades. Tablets iOS e Androids pra mim não passam de “celulares” com tela maior. Para quem for adquirir tablet Windows o bom é procurar algo pelo menos no nível do Acer Iconia W510 ou ASUS VivoTab Smart, é muito versátil ter um híbrido, Windows de verdade e processador mobile como o Atom, para não descaracterizar a leveza e autonomia de um mobile. Então o marketing deveria focar mais em tablet com Windows 8 de verdade com processador mobile.
Windows Phone tem que amadurecer mesmo, e infelizmente copia algumas frescuras do iOS. Então o Android mesmo com as travadas fica sendo a opção mais prática.
PC do dia-a-dia não vejo coisa melhor que os ultrabooks touchscreen com Windows 8 ou híbridos parrudos com processador não-mobile (i5/i7). Também não sinto bom marketing em cima disso.
Sobre moda, na verdade está havendo um equilíbrio que é bom para todos crescerem. Sobre “ninguém liga, ninguém nota” acho que a nova geração de pessoas e adeptos não tem o mesmo feeling de antigamente mesmo, assim como para música, namoro, tudo parece banal na geração atual, a era da magia acabou, no máximo por “religião” ou fogo de palha como já falaram aqui.
Bom, acho que eu vou contra a maré aqui. Não gostava da MS e continuo não gostando. Só que nunca fui evangelizador do tipo que fica tentando converter as pessoas a usar outro SO, simplesmente troquei o meu computador e o uso bem pro que me atende. Tem pessoas que quando veem minha máquina e meus aplicativos até pedem pra eu instalar linux em seus computadores, mas só recomendo se for um usuário que eu acredite que vá se virar sozinho sem ficar recorrendo a mim.
E como tem quase 10 anos que uso Linux, realmente não ligo mais pra MS, o que ela lança, faz ou deixa de fazer. E já recusei serviço que remunera mais apenas pra não voltar ao mundo Windows.
[quote=juliocbq]
E a steam?
Esse screen é do meu notebook. Existem bastante títulos na steam para linux.[/quote]
Na Steam infelizmente os melhores jogos ainda não estão disponíveis para linux.
Origin(battefield3/4) da EA também não trabalha com linux
[quote=asousaj][quote=juliocbq]
E a steam?
Esse screen é do meu notebook. Existem bastante títulos na steam para linux.[/quote]
Na Steam infelizmente os melhores jogos ainda não estão disponíveis para linux.
Origin(battefield3/4) da EA também não trabalha com linux :([/quote]
Tá pra chegar títulos da Blizzard para linux até o final desse ano. Agora realmente a palavra “melhor” é uma questão bem pessoal.
Dota 2, Left 4 Dead 2, Team Fortress, vários rpgs etc… já são realidade para linux e numa boa, opengl arrebenta com directx.