[quote=douglaskd][quote=juliocbq][quote=douglaskd]eu ainda não vi um motivo para mudar para o linux, por exemplo, o que eu poderia fazer no linux que eu não faço no windows.
o windows esta me atendendo e não vejo necessidade de mudar.
se for pra mudar pra linux só se for pra não precisar gastar com licença do windows só isso, tipo se eu abrir uma empresa…vai ser linux por que se colocar windows como é empresarial tem que pagar licença…
também utilizaria java por ser free e por que o .net ainda não esta 100% compativel com linux.
enquanto eu estiver pensando somente no fator financeiro, não vejo motivos para mudar.
claro, sei que tem gente ai que gosta tanto de linux que pagaria 400 / 800 por uma licença do linux e openoffice.[/quote]
- Segurança (Não precisar gastar memória ram e dinheiro com software de proteção de terceiros)
- Não precisar desfragmentar o sistema de arquivos.
- Modelo de memória organizada(Winx possui um modelo de memória contínua. Ele aloca memória mais rápido mas não organiza tão bem quanto o kernel linux, então situações como tela azul são mais difíceis de se encontrar)
E olha que dá para citar mais algumas de peso.
Eu troquei o sistema na época do xp por conta de não aguentar os programas de segurança(antivírus, firewall, etc…) sentarem o desempenho da minha máquina no chão. Pra mim, mesmo sem jogos, alguns drivers proprietários valia a pena não passar raiva por conta disso(porque para mim é uma máfia esse mercado).
Hoje não existe driver que eu não rode(mesmo opensource) que não possua qualidade. Então o dell 15r que uso aqui é totalmente funcional e estável. Nesse quesito a vantagem da microsoft caiu completamente por terra para mim.[/quote]
mesmo assim não é algo tão grandioso, uso antivirus “pago”, meu pc faz anos que não desfragmento e ta de boa o desempenho, e ja tem 4 anos de uso o PC, e rodo Crysis 3, BF 3 e qualquer outro jogo Exceto Metro no Ultra a maioria a + de 60fps sem nem travar, phenom II x4 810, e comprei recentemente uma 660TI
mas você tem que concordar que a caracteristica mais positiva 80% pra mim… é o fato dele ser gratuito.
se o windows fosse gratuito, talves ele ja teria sido extinto.
existe o Red Hat que se me lembro é pago, e aqui no brasil país do Gratis, poucos usam.[/quote]
Pior que se o win fosse gratuito ele não seria extinto, porque 90% do mercado de servidores e dispositiovos móveis é do pinguim. Talvez não estivesse ganhando espaço para desktops como hoje está, mas extinção duvido muito.
O modelo de segunrança é muito robusto. O iptables está a uns 10 anos na frente do firewall do win7 e o selinux nem se fala(praticamente impossível executar um malware injetado). Problema de segurança com linux somente com root kits e vacilada de usuário.