Aqui eu discordo veementemente. Os programadores talvez usem por esse motivo, mas não “as pessoas”. Creio que “as pessoas”, aqui no sentido de usuários comuns, estão migrando porque é gratuito (e vem instalado no notebook), por que há instituições do governo que as treinam e porque já começam a fazer no Linux o que conseguiam fazer no Windows.
No mais, concordo com absolutamente tudo o que você falou.
Aqui eu discordo veementemente. Os programadores talvez usem por esse motivo, mas não “as pessoas”. Creio que “as pessoas”, aqui no sentido de usuários comuns, estão migrando porque é gratuito (e vem instalado no notebook), por que há instituições do governo que as treinam e porque já começam a fazer no Linux o que conseguiam fazer no Windows.
No mais, concordo com absolutamente tudo o que você falou.[/quote]
Isso é verdade, Vini. Me expressei mal porque quis dizer por “pessoas” não no sentido de usuários comuns e, sim, naqueles que sabem o que estão usando (sem ser em um sentido pejorativo, claro). Eu realmente não faço ideia da proporção entre eles, mas sei que isso não fará diferença porque sempre teremos os adeptos do software livre fazendo uso e até contribuindo com os projetos.
Eu já vi muitas pessoas instalando o Fedora e reclamando que não gostaram dele porque não toca MP3, mas não entendem que a filosofia do Fedora é muito diferente da do Ubuntu. Uma boa fatia dessas pessoas não teria problemas em migrar para o Windows se este fosse de graça, mas aqueles que usam o software livre pelo fato de ele ser livre não irão mudar de opção por causa de um preço.
[quote=Luiz Augusto Prado][quote=fredferrao]
se eu pegar um win ja fico perdido, win8 nem sei por onde começar, passei batido por ele.
[/quote]
Kakakaka eu tbm.[/quote]
[quote=ViniGodoy]Ainda sinto falta de um pacote equivalente ao Microsoft Office fora do universo MS. E os outros sistemas parecem estar muito longe disso. Eu periodicamente testo as novidades nas outras plataformas, mas acabo voltando para o MS Office.
Agora, não me empolguei muito com o Windows 8, assim como não me empolguei com o Windows Vista. Deve ser o famoso mal das versões pares de Windows.[/quote]
O MS Office é bem superior aos concorrentes mesmo. E evolui mais rápido. É possível usá-lo no Linux via wine pra quem faz questão dele.
Embora abra a Metro UI, o botão iniciar vai voltar na atualização pro 8.1, e parece que terá opção de boot direto na interface desktop. Com um note touch screen a usabilidade do Windows 8 fica muito melhor. Depois da grande experiência com celular, pra mim tudo tem que ter touch quando possível.[/quote]
Pois é, o Iniciar vai voltar mesmo.
Só testei o 8 em dispositivos sem touch, com touch o negócio muda, com certeza é bem melhor do se tivesse que usar o Iniciar…
Mas notebook com touch não me atrai nem um pouco. Já vivo limpando a tela do smartphone que vive toda melecada, imagina notebook então. Não não, to bem feliz com teclado e mouse! :D[/quote]
Entendi, mas eu me acostumei com isso, o conforto compensa, principalmente na hora de usar o browser. Mouse é importante também em momentos de precisão, o touch não o elimina.
Boot direto pro desktop e o botão iniciar relativamente de volta após tanta reclamação:
Que pode ser configurado para não abrir Metro UI e sim uma grade de aplicativos com caixa de texto de busca visível, ficando mais próximo do Windows 7, embora não totalmente, em estilo grid ao invés de menu, mas o mais importante é o campo de busca diretamente visível, ao invés de adivinhar que pode digitar no meio do nada.
As pessoas nunca ligaram pra MS, isso implicaria que havia uma escolha das pessoas pelo sistema da empresa, mas como sabemos não é isso que acontece. Quando o consumidor compra um computador está escolhendo um hardware (Dell, Acer, Positivo, Toshiba), e não o sistema operacional, que já vem instalado de fábrica.
Portanto a questão é, Intel: por que ninguém mais liga?
Acreditoque é porque a maioria das pessoas não compra mais desktops e processadores Intel não são otimizados para mobile devices.
[quote=ViniGodoy][quote=juliocbq]Tá pra chegar títulos da Blizzard para linux até o final desse ano. Agora realmente a palavra “melhor” é uma questão bem pessoal.
Dota 2, Left 4 Dead 2, Team Fortress, vários rpgs etc… já são realidade para linux e numa boa, opengl arrebenta com directx.[/quote]
OpenGL e DirectX hoje tem pouco papel sobre a qualidade gráfica do jogo. Dizer que arrebenta é desprezar o pipeline programável. Essa diferença foi significativa apenas até a OpenGL 3 e o DX 8. Ainda assim, havia um consenso geral de que o DX era melhor, justamente por incluir melhorias mais rapidamente por não estar sujeito ao comitê burocrático da OpenGL.[/quote]
Sobre qualidade gráfica sim, mas desempenho não. A qualidade gráfica só depende do artista mas no software em si acho a opengl bem mais eficaz que o directx. Em questão de burocracia sim, porque a opengl está presente na maioria dos sistemas e o directx está apenas no winx.
Já tive a experiência de testar esses mesmos jogos em cima do directx e percebi que eles executam melhor rodando sobre a opengl. Claro, são jogos escritos para opengl e além do mais o suporte a essa biblioteca no win não é dos melhores.
Para opengl a intel hd 3000 dá conta de rodar 70% dos games da steam(com fps considerável acima dos 30).