MigLayout: Um Layout para substituir todos os outros

Mikael Grev publicou um artigo no JavaLobby apresentando o MigLayout, um layout manager para Swing e SWT opensource criado pela Mig InfoCom AB. O layout foi projetado para facilitar o desenvolvimento de interfaces no código. É um layout onde você deve montar a sua GUI na mão.

Leia o artigo completo:
Introducing MigLayout. The One Layout Manager to Rule Them All!?

[quote=obattousai] Mikael Grev publicou um artigo no JavaLobby apresentando o MigLayout, um layout manager para Swing e SWT opensource criado pela Mig InfoCom AB. O layout foi projetado para facilitar o desenvolvimento de interfaces no código. É um layout onde você deve montar a sua GUI na mão.

Leia o artigo completo:
Introducing MigLayout. The One Layout Manager to Rule Them All!?[/quote]

Em tempos de Matisse , pra que montar na mão ?

Realmente, ainda mais no meu caso que vim do Delphi, montar uma interface na mão pra mim é uma tortura.

Salve, Salve os IDE’s e o Matisse!!! rsrs

Abraços

:slight_smile:

Desculpe a iginorângsica mas obattousai, o Matisse usa alguma coisa tipo os .DFMs?

Sim.
ele tem o .form onde guarda informacoes para gerar o codigo no .java do form…

Na realidade , o .form é totalmente dispensavel para rodar a aplicação… porem o Matisse usa ele para gerar o codigo no .java… entao para editar voce precisa dele…

é parecido com o DFM , porem mais eficiente pois não prende voce a uma IDE ( afinal ele gera tudo no .java )

Até o momento de sua pergunta eu não havia me atentado para isso, mas fiz umas pesquisas ai e vi que sim.

E é como o chun disse, vc precisa do .form só para editar.

Abraços

esse .form que me irrita

:x

[quote=chun]Sim.

Na realidade , o .form é totalmente dispensavel para rodar a aplicação… porem o Matisse usa ele para gerar o codigo no .java… entao para editar voce precisa dele…

é parecido com o DFM , porem mais eficiente pois não prende voce a uma IDE ( afinal ele gera tudo no .java )[/quote]

Ué, ele gera o .java, não é o .class??? O código fica o mesmo lixo então?

Na verdade o .DFM não prende à IDE…

Larguem essa bomba chamada Matisse e usem o plugin pra Eclipse chamado WindowBuilder. Sem comparação.

Utilizavamos este plugin aqui na empresa…

para telas grandes é impraticavel… come memoria… e ainda é LENTO pra montar a tela… (afinal ele interpreta o .java… o matisse apenas le a estrutura do .form )

é horrivelmente caro… 190 dolares por desenvolvedor…

e tem um sistema de licenciamento muito chato… a cada nova versao do eclipse nos tinhamos que fazer o registro devolta… mandando email…

Me desculpe… mas o matisse dá de 10 a 0 no windowbuilder e ainda é free.

[quote=renato3110][quote=chun]Sim.

é parecido com o DFM , porem mais eficiente pois não prende voce a uma IDE ( afinal ele gera tudo no .java )[/quote]

Ué, ele gera o .java, não é o .class??? O código fica o mesmo lixo então?

Na verdade o .DFM não prende à IDE…[/quote]

não ? abra o .dfm(aquivo binario) gerado no delphi dentro do Lazarus entao :slight_smile:

O Matisse gera o .java … quem gera o .class eh sua IDE né

Nao tem OUTRA forma de fazer em java… o codigo SEMPRE vai ficar no .java… qualquer outro tipo de solucao vai tornar a tela PRESA a IDE… ou ao utilitario…

Não entendi o lance do Lazarus. Você pode manter o DFM como texto e editar pelo notepad. DFM binário não é nada legal…

Em relação ao Matisse, se eu quero evitar código de GUI porco no meu .java, de que adianta eu fazer tudo no .form se vai gerar o .java.porco do mesmo jeito??

No Delphi, o .DFM eh mesclado em tempo de compilação, como um resource no DCU binário. Não se aplica ao Java eu acho, o que dificulta um pouco as coisas, porque se deixasse pra gerar o código no .class teríamos um .java preso a uma IDE… (já não fazem isso?)…

Se é pra gerar no .java, pra mim o plausível é que você tenha bem destacado, separado, numa “caixa-preta” o código da GUI, ou seja, tipo um substituto do .form, só que código Java (EDIT: algo que normalmente você não vai meter o dedo…)

[quote=renato3110]Não entendi o lance do Lazarus. Você pode manter o DFM como texto e editar pelo notepad. DFM binário não é nada legal…

Em relação ao Matisse, se eu quero evitar código de GUI porco no meu .java, de que adianta eu fazer tudo no .form se vai gerar o .java.porco do mesmo jeito??

No Delphi, o .DFM eh mesclado em tempo de compilação, como um resource no DCU binário. Não se aplica ao Java eu acho, o que dificulta um pouco as coisas, porque se deixasse pra gerar o código no .class teríamos um .java preso a uma IDE… (já não fazem isso?)…

Se é pra gerar no .java, pra mim o plausível é que você tenha bem destacado, separado, numa “caixa-preta” o código da GUI, ou seja, tipo um substituto do .form, só que código Java (EDIT: algo que normalmente você não vai meter o dedo…)[/quote]

Bom, qualquer coisa que torne o form destacado da classe eu sou contra… o .form ainda vai… pois só é usado para gerar o codigo em java…

Em meu modo de ver as coisas… essa separação deixa tudo só mais complexo… mas voce poderia fazer esse framework…

E tem outra… o codigo do .java que o matisse gera não fica aparecendo enquanto vc programa… ele esconde.

Entao… essa zona que voce anuncia não procede no caso do matisse.

Eu gostei do Abeille Forms.
https://abeille.dev.java.net

[quote=chun]
E tem outra… o codigo do .java que o matisse gera não fica aparecendo enquanto vc programa… ele esconde.

Entao… essa zona que voce anuncia não procede no caso do matisse.[/quote]

Ah maneirinho, menos mal…

[quote=danieldestro]Eu gostei do Abeille Forms.
https://abeille.dev.java.net[/quote]

Parece maneiro…

[quote=danieldestro]Eu gostei do Abeille Forms.
https://abeille.dev.java.net[/quote]

Interessante , pena q nao suporta GroupLaylout

O MigLayout ainda não esta disponivel pra download???

Eu consegui fazer uma GUI em Java com esse Abeille praticamente sem ler nada…bem legal…

Pontos a melhorar:

• descrição em texto muito grande do form (tem o formato binário, mas se eu quisesse escrever a janela à mão, como escrevo código Java?)

• Evitar de alguma forma que precisemos colocar um tamanho para a janela

• Podia gerar uma classe que contenha os objetos visuais como campos da classe, que seriam inicializados de alguma forma “automágica” (evitar que precisemos “catar” cada componente, passando uma string com o nome)

• Um plug-in pro Eclipse :smiley:

e o swingx dá uma forcinha neste caso?

uma vez atraves do grinvon ele me mostou um layout bem simples de ser programado(na mão) mas tem a flexibilidade do matisse assim como o abellie tb tem!

Site para este layout: http://www.datadosen.se/riverlayout/

Exato, esse layout é muito simples de se trabalhar, com apenas 10 minutos você já faz uma tela simples aprendendo os seus conceitos.