Migração ASP/ASP.NET para Java

7 respostas
luizaso

Ai galera, estou precisando da opinião de vocês!!!

É o seguinte eu trabalho com desenvolvimento de um portal voltado para o público evangélico, é um portal de um grande grupo da música gospel nacional.

Atualmente utilizamos para desenvolvimento desse site ASP porém já estamos migrando o site para ASP.NET.

Eu como sou fã de java e o meu chefe que está começando a tomar gosto estamos pensando em aproveitar esse período de migração e deixar ASP.NET de lado e migrar tudo para java logo de uma vez, mas o problema está no seguinte, o diretor de TI aqui da empresa disse que para direcionarmos o desenvolvimento para java teremos que fazer um projeto que prove para ele que java é melhor para nossa empresa, só que como o cara tem larga experiência (trabalhou vários anos como analista senior no Banco Mercantil) não é fácil conseguir convence-lo. Sendo assim peço a colaboração de todos dando dicas e sugestões sobre pq java pode ser melhor que asp.net para nossa empresa.

Para dar uma forcinha pra galera ai vai o endereço do site: www.diantedotrono.com

Situação Atual do Portal:

• ASP/ASP.NET
  • MS SQL Server 2000
  • Windows 2000 Server

Só para constar aqui tem pessoal especializado em linux o que facilitaria a migração para esse ambiente e lembrando o gerente não quer nem ouvir falar em outro banco de dados.

Agradeço então qualquer ajuda.

Luiz Alberto

7 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

Tudo depende.
A infra-estrutura que você já possui (Win2k Server+SQLServer) trabalha muito bem com J2EE. Instale algum container de Servlets em seu servidor (Tomcat ou Jetty - de preferência Jetty) em um servidor e passe a desenvolver.
Provavelmente, se você pesquisar assuntos relacionados aqui no GUJ, você vai ouvir falar muito de MVC. No entanto, como projeto inicial e levando em consideração a baixa complexidade do sistema, pode-se adiar o estudo e aplicação de arquiteturas muito avançadas e usar JSP simples e puro. Não é a estratégia mais adequada, porém é a mais fácil de se aprender e usar, uma vez que é bem semelhante ao estilo de programação usando ASP. Se você já usar objetos COM, então procure analisar o encapsulamento das regras de negócio em classes Java e instanciá-las no seu JSP (de maneira bem análoga ao que você faria em ASP+COM).
De resto, é só estudar Java :slight_smile:

luizaso

Olá Daniel,

Obrigado pelas dicas, mas a questão de aprender java não é na verdade nosso problema, tipo assim a gente já tem algum conhecimento em java, inclusive sobre MVC na nossa equipe, o problema todo é convencer nosso gerente de TI sobre reais vantagens de se migrar o portal para java, inclusive esse projeto que você provavelmente viu na internet não será base para o novo, que terá sim muito mais complexidade, inclusive a questão do Shopping virtual com integração ao ERP da empresa e tal…

Muito obrigado, e aguardo mais auxilios da galera :wink:

R

Luiz, se vcs vao construir um portal, recomendo dar uma olhada em Portlets…sao mto praticos, rapidos de desenvolver e faceis de atualizar…

aproveitando, tem o WebSphere Portal Server e um toolkit p/ WSAD p/ codificar portlets…vale mto a pena usar eles, se possivel…

falow

maresp

Se o caso é convencer o chefe então o negócio é vc apresentar custos mais baixos de desenvolvimento em java do que em dotNet. Mostrar o que será gasto com licenças de VS.net e o que pode se economizar utilizando uma IDE opensource java (cof, cof, eclipse) já é um começo. Só não vai falar que vc topa trabalhar por um salário mais baixo se for com java. :wink:

luizaso

hahahahahahahaha

com certeza salário mais baixo naum vale!!!

vou arrumar um jeito de mostrar a economia e ganhar um pouco dela no meu salário hahahahaha!!!

valeu,

mandem mais dicas!!!

Umlauf

Se o seu diretor de TI é um MS lover, leia este post. Vai te ajudar a entender as diferenças entre uma mente Java e uma MS, por assim dizer.

Resumindo, além dos velhos argumentos em favor do Java (custo + um monte de *idade), vejo como ponto positivo o grande número de ferramentas, a maioria OS, que facilitam todo o ciclo de desenvolvimento do projeto. No mundo MS, você invariavelmente fica atrelado a uma IDE que pretende fazer tudo.

Além disso, pense no gap tecnológico existente entre as duas tecnologias. O VisualStudio vai ter refactoring e testes unitários na próxima versão, coisa que a maioria das IDEs Java já tem faz tempo. AOP e IoC são ainda conceitos inexistentes no mundo MS.

Enfim, espero que você tenha mais sorte que eu, que mandei um documento de 20 páginas mostrando as vantagens e diferenças do Java até pro dono da empresa e ninguém leu. :cry: Se bem que aqui o lema é “Tá ruim, mas tá bom”. Mas um dia eu vou gritar de cima do Olimpo, quando 30 neguinhos acessarem a intranet ao mesmo tempo e o servidor abrir o bico (atualmente trava com 40 hauhauha): “EU AVISEEEEEEI!” 8)

plentz

E está esperando o que para disponibilizar isso para nós? :smiley:

Criado 21 de setembro de 2004
Ultima resposta 24 de set. de 2004
Respostas 7
Participantes 6