Migração Clipper -> Java

5 respostas
J

Olá,

Tenho uma aplicação de front-end, rodando em dois ambientes distintos (Linux/Dos), desenvolvidos em C e Clipper respectivamente, estou utilizando um base de dados DBF, e como tenho dois projetos iguais desenvolvidos em linguagens diferentes, gostaria de migrar minhas a plicações para java e manter um único código para os dois ambientes e mudar o banco de DBF para postgres.

Minhas dúvidas:

• Java permite desenvolver front-end em modo caracter, sem telas gráficas, como clipper?
  • Onde encontro documentação para trabalhar em modo caracter?

Desde já obrigado.

5 Respostas

luiz_ross

O Java permite trabalhar com modo caracter sim, mas é um pouco trabalhoso comparando com outras linguagens com C, por exemplo, pra pegar dados dos usuário usa-se apenas um scanf(), no Java não existe método analogo a este exemplo. A classes principais pra se trabalhar com JAVA em modo texto se encontram dentro do pacote java.io, de uma olhada na api, que o conteúdo é bem vasto.
Até mais!!!

urubatan

só uma coisa, recomendo fazer a aplicação GUI em vez de texto se vc for utilizar java, é quase impraticavel desenvolver em java para console.

wbsouza

Se vc quer fazer aplicações em modo texto com janelinhas ao estilo clipper. Me desculpe a franqueza, mas acredito que vc deve esquecear este assunto. Em java puro você só imprimie do ponto que está para baixo. Ou seja, não consegue posicionar o cursor para desenhar um box, ou coisa do genero.

Outro fato é que o ambiente java vai precisar de um sistema operacional com suporte a multitarefa/multiprocessos. O DOS é monotarefa por natureza. Assim, se vc quiser fazer uma aplicação java pra rodar em MSDOS, não vai funcionar. Para que funcionasse seria necessário que alguém criasse um JDK para rodar neste ambiente. Não conheço alguém que tenha conseguido este feitio.

Mas isto não desmerece a tecnologia Java. O forte do Java e J2EE é para aplicações corporativas do lado servidor, e em alguns casos do lado client. Para tudo neste mundo existe a ferramenta mais indicada :lol:

Uma dica interessante, seria vc fazer uma aplicação java para internet com as regras de negócio em um servidor (pode ser no mesmo do web server), e um front-end em swing (ou outra ferramenta integrando com o lado servidor via web-services ou corba) para atender o que seria muito trabalhoso de se usar na net.

[]s, Welington B. Souza

T

Realmente o que voce deseja fazer vai ser um trabalho gigante. Nao creio que muita gente use o java em modo caractere, mas vai la minha sugestao.
O java permite que voce use sockets, haja tanto como um cliente ou um servidor de sockets. Entao o que eu te aconselho eh que voce crie uma aplicacao no servidor, que abra um socket no servidor e atenda requisicoes de clientes, e para cada cliente que conecte faca um thread cuidar dele
Mas o que sera esse cliente? Muito simples, um telnet, um terminal virtual, com suporte ao VT100. Tem o telnet do windows, pode ser ate o putty. Creio que deva ter varios para dos tb. E se eles respeitarem o vt100 voce tera comandos de posicionamento, limpeza de tela. Se nao me engano o codigo vt100 para limpeza de tela eh ESC J ESC K, ou algo assim.
Mas fazer tudo na mao, vai ser um trabalho dificil

D

Muito trabalhoso, java n foi projetada para aplicações comerciais sem área gráfica. Recomendo o uso de swing mesmo, coloque cores condizntes com “modo texto”.

Criado 23 de junho de 2003
Ultima resposta 21 de jun. de 2005
Respostas 5
Participantes 6