Migração de Carreira - Design ~ Desenvolvedor Web

Boa noite!

Sou designer gráfico e estou investindo na migração da minha carreira atual para o Desenvolvimento Web. Sou aluno da Alura e tenho algumas dúvidas sobre o mercado de trabalho.

Estou focado em front-end, principalmente em HTML, CSS e javaScript, e em segundo plano jQuery(treinamento já iniciado), Sass e React. Porém o que vejo nas vagas aqui em minha cidade - Florianópolis - é a quantidade de plataformas/frameworks/bibliotecas em que o candidato deve ser competente para conseguir emprego.

Estou com um plano de estudos abrangente (angular, wordpress, node, vue, grunt, typescript, less, bootstrap e também desenvolvimento android), visando estar mais preparado para concorrer a vagas principalmente para home-office.

Minhas dúvidas são:

  1. conhecer o maior número de frameworks, mesmo que de maneira básica, vai me ajudar a conseguir as vagas que procuro?

  2. no ambiente de estudo estou aprendendo a desenvolver seguindo os exercícios passados pelo instrutor porém que tipo de aplicações/demandas são comumente pedidas no mercado front-end? Além de javaScript onde devo focar meus estudos?

  3. onde posso encontrar exercícios/desafios mais parecidos com o “mundo real” para afinar minhas habilidades?

Agradeço desde já!

Domine a base HTML/CSS/JS, depois escolha somente uma lib ou framework que tenha o maior número de ocorrências nas vagas. O resto voce aprende um pouco, seja safo e diz na entrevista que você já tem alguma prática e pode aprender qualquer coisa na hora por ja dominar algo que atenda o mesmo resultado.

1 curtida

Talvez eu seja o pior cara pra responder sobre isso, já que eu estou fora do mercado (desisti de procurar emprego) há muito tempo.
Mas a minha realidade é totalmente diferente da sua, não devemos generalizar jamais.
Sobre as oportunidades de trabalho, as vezes eu tenho a clara impressão de que o recrutador, ou o patrão, ou seja lá quem faz os anúncios de vagas de trabalho, essa pessoa, não sabe absolutamente nada de TI, porque muitas vezes, como você disse, pede conhecimento (muitas vezes exige o domínio) de várias tecnologias diferentes, e oferece um salário de 1.300 pratas.
A partir daí, vamos lá:

Eu diria que o mais importante, já que você está aprendendo ainda, seria ter uma base sólida em qualquer um deles, ao invés de ficar no básico em vários, porque se você conseguir entender bem como um funciona, acho que vai ter facilidade para pegar os outros a qualquer hora. Então, escolha o que você achar que é o mais popular no momento, ou o que está a mais tempo no mercado, e dedica-se a ele. Depois que estiver dominando, aí você começa a dar uma olhada nos outros.

Se você aprender bem o que foi ensinado e estender ao máximo que você puder, acho que vai se tornar um bom profissional.
Não se precisa se preocupar tanto ser “fera” no desenvolvimento, acredito que isso só vem com o tempo.

De novo, não tenha pressa de enfrentar os “desafios do mundo real”.
Lembre-se de que todos eles, os desafios, vieram da evolução de tudo o que você está aprendendo agora.

Para terminar, acho importante dizer:
Eu não sou um profissional muito bem qualificado, justamente porque nunca aprendi nada de código, nem mesmo HTML e CSS, que são básicos.
Desenvolvo sites e sistemas online utilizando o Joomla!, não gosto do WordPress porque acho ele meio amador, mas isso é puro preconceito da minha parte, já que ele domina o mercado de web atual.
Já usei também vários outros, alguns até nem muito conhecidos aqui no Brasil.
E tudo isso mesmo sem saber escrever uma linha de código.
Resumindo, com o tempo e algum esforço, você acaba aprendendo praticamente tudo, ou, qualquer coisa.
Ia esquecendo de dizer. Sabe o que é fundamental mesmo para aprender essas coisas?
Um bom conhecimento de inglês, porque assim você fala como o mundo, e não só com os brasileiros.

Exemplos de sites feitos por mim com CMSs diferentes:
Digirio Web & Design - Meu site feito com Joomla!
Lojinha Virtual - Market Place feito com WordPress
Namoro Virtual - Site de namoro feito com Oxwall

2 curtidas

Agradeço os feedbacks @javaflex e @claudio65. Vou focar os estudos em HTML, CSS e javaScript e aos poucos vou assimilando as outras tecnologias.

2 curtidas