Migração de Carreira - Design ~ Desenvolvedor Web

Boa noite!

Sou designer gráfico e estou investindo na migração da minha carreira atual para o Desenvolvimento Web. Sou aluno da Alura e tenho algumas dúvidas sobre o mercado de trabalho.

Estou focado em front-end, principalmente em HTML, CSS e javaScript, e em segundo plano jQuery(treinamento já iniciado), Sass e React. Porém o que vejo nas vagas aqui em minha cidade - Florianópolis - é a quantidade de plataformas/frameworks/bibliotecas em que o candidato deve ser competente para conseguir emprego.

Estou com um plano de estudos abrangente (angular, wordpress, node, vue, grunt, typescript, less, bootstrap e também desenvolvimento android), visando estar mais preparado para concorrer a vagas principalmente para home-office.

Minhas dúvidas são:

  1. conhecer o maior número de frameworks, mesmo que de maneira básica, vai me ajudar a conseguir as vagas que procuro?

  2. no ambiente de estudo estou aprendendo a desenvolver seguindo os exercícios passados pelo instrutor porém que tipo de aplicações/demandas são comumente pedidas no mercado front-end? Além de javaScript onde devo focar meus estudos?

  3. onde posso encontrar exercícios/desafios mais parecidos com o “mundo real” para afinar minhas habilidades?

Agradeço desde já!

Domine a base HTML/CSS/JS, depois escolha somente uma lib ou framework que tenha o maior número de ocorrências nas vagas. O resto voce aprende um pouco, seja safo e diz na entrevista que você já tem alguma prática e pode aprender qualquer coisa na hora por ja dominar algo que atenda o mesmo resultado.

1 curtida

Talvez eu seja o pior cara pra responder sobre isso, já que eu estou fora do mercado (desisti de procurar emprego) há muito tempo.
Mas a minha realidade é totalmente diferente da sua, não devemos generalizar jamais.