Migração de Java 1.4 para 1.5

4 respostas
H

Boa tarde pessoal. Há tempos acompanho tópicos, forums e artigos do PortalJava.

Já sanei muitas dúvidas, que foram no passado de alguns de vocês. Agora gostaria de ter uma ajuda. Sou estagiário de uma empresa de internet. Para poder conseguir minha efetivação terei que cumprir algumas etapas finais. Algumas “buchas”(Apelido carinhoso que meu chefe deu para o documento com as especificações).

Umas das buchas é a seguinte:

A aplicação que estou participando da equipe, está rodando, ainda, em Java 1.4. Estamos tendo vários problemas quanto a isso, pois as outras aplicações da empresa já estão na nova plataforma.

Esta aplicação tem uma certa particularidade. O tempo que a aplicação pode ficar fora do ar, deve ser o mínimo possível, pois trabalha com a exibição de anúncios pela internet(banners, barras de anúncios, etc).

Todo o código está com sintaxe do Java 1.4.

Vamos as perguntas formalizadas:

1. Existem ferramentas para auxiliar nesta migração?(Podendo ser analisadores de código ou algo do gênero)

2. Alguém poderia dar uma luz na elaboração do plano de migração?(Se puder, as etapas principais para um plano deste)

Se puderem me ajudar, agradecerei. Meu pescoço está em jogo…rs

Muito obrigado, desde já! :lol:

4 Respostas

B

Ola,

Bom, aqui a eu começei a escrever com a sintaxe nova(1.5) e uma parte dos integrantes da equipe ainda escreve na antiga… isto não gerou problemas até agora… então vc pode migrar aos pouco, esta questão de sintaxe.

Em relação a ferramentas que te dar um auxilio… hummm… vc pode usar o eclipse, habilitando os warnings de sintaxe… ele dá algumas dicas quase boas :0

H

Muito obrigado Bruno!

Sua ajuda foi de grande valia.

Já tracei um cronograma para a migração.

Vamos ver no que dá! Ah, existe um plugin para o eclipse que ajuda no desenvolvimento de código do 1.5.

Estou usando para modificar os códigos antigos. O plugin chama “J15”.

Valeu mesmo e se mais alguém puder falar mais alguma coisa, eu agradeço!

Abraços!

G

Aqui a migração aconteceu de forma natural. Definimos quais os recursos seriam adotados e fomos migrando aos poucos. Hoje todas as aplicações que são desenvolvidas do zero, são desenvolvidas com Java 5.

Outra ferramenta que pode te ajudar na migração é o PMD, que ajuda a manter um padrão de condificação. Pode ser selecionado o Java 2 ou Java 5.

G

Esqueci de postar o link para o PMD: http://pmd.sourceforge.net/

Criado 29 de novembro de 2006
Ultima resposta 1 de dez. de 2006
Respostas 4
Participantes 3