Gostaria de saber. Como tenho já uma base de programação feita em Delphi, VB eu poderia começar a programar para desktop no JAVA, usando IDEs ou tenho que montar telinhas na unha mesmo? 8)
Migração de linguagem
5 Respostas
Vc pode utilizar o NetBeans (minha preferência) ou Eclipse, que são de graça, ou até mesmo algumas outras ferramentas pagas.
Mas é preciso conhecer a fundo como funciona uma telinha , ou só preciso saber utilizar os eventos e metodos, sem precisar me preocupar em montar as telas? Hoje em dia com tantos IDE no mercado é impossível ter programadores que ainda programam telinhas na unha.
Antes de sair montando telinha e virar peao em outra linguagem, que tal aprender Java direito? 
Seria interessante vc estudar orientação a objetos primeiro…
A montagem da “telinha” funciona de maneira similar ao Delphi e VB. A diferença é q a do Delphi é muito melhor. Sobre vc conhecer como funciona a montagem visual do Java (swing, no caso) não é tão simples quanto no Delphi. Se vc quer partir para o Java, entenda-o primeiro ou irá sofrer muito tentando fazer coisas de um jeito quando na verdade funciona de outro completamente diferente.