Migração Desktop/Web

2 respostas
gilcwb

Olá Pessoal,
Primeiro desculpa pelo tópico, mas se eu não perguntar aqui com quem desenvolve web vou perguntar onde?
Bem,

Hoje temos Sistemas Desktops Desenvolvidos em Visual Dataflex, Delphi ,
4 módulos ERP.
Vamos migrar para Web, ( Necessitamos) mas ainda não definimos qual plataforma de Desenvolvimento.
De Recursos Necessitamos de Boletos e NFs-e. ( e claro mobile )

  • De inicio neste dois recursos percebo que em algumas linguagens é mais dfícil, por exemplo em phyton pelo pesquisei é difícil achar a assinatura de xml da Nota Fiscal por exemplo.

  • Apenas um exemplo claro, o que eu quero dizer é que o Universo é bem amplo, difícil de decidir qual linguagem utilizar. Gostaríamos de fugir da Microsoft.

Pensamos no Java, já que ele abre um universo bem amplo de desenvolvimento,
Uma outra opção seria o Php, mvc, laravel. Mas o php fica na web, mobile e app já não tem.
Mas não temos conhecimento aprofundado sobre o desenvolvimento nestas linguagens

Como estamos acostumados com Desktop, que tem os IDes que facilitam a vida,
tbm na web seria bom a linguagem que tem frameworks que facilitem o desenvolvimento

Procurando os Cloud a maioria oferece php. Poucos Cloud Gerenciado que tem opção com java.
Depois de definirmos iremos investir em treinamento e etc…

qual sua opinião? O que usaria e se puder justificar

Agradeço desde já a atenção,
atte,
Gilcecler

2 Respostas

TerraSkilll

Primeiro, deixe de lado esse pensamento de “não vou usar X, não vou usar Y”. Seja objetivo: você tem um sistema para entregar, busque as ferramentas que te permitam isso da melhor maneira possível.

Segundo: ao invés de tentar achar uma linguagem/ferramenta pra resolver tudo, recomendo uma abordagem híbrida. Por exemplo, para mobile, use frameworks como Xamarin ou Phonegap, que te permitem programar o mesmo sistema para mais de uma plataforma. Já na web, use Java, PHP, C#, Python, o que preferir. Se a comunicação for abstraída (usando webservices, requisições http, json, etc), os subsistemas podem ser feitos em linguagens diferentes, de acordo com o problema a ser resolvido. Você pode fazer a parte de envio de NF com Java e o resto do backend em Python. Para o frontend a opção mais comum é javascript, mas você pode usar o framework que quiser (Angular, React, etc).

Abraço.

gilcwb

"Seja objetivo: você tem um sistema para entregar, busque as ferramentas que te permitam isso da melhor maneira possível."
Você tem razão. Esta visão não é a mais correta realmente. ( “não vou usar X, não vou usar Y”)

obrigado pelo feedback.

Criado 9 de novembro de 2017
Ultima resposta 9 de nov. de 2017
Respostas 2
Participantes 2