Migração para Hibernate

4 respostas
AntonioMafiotecano

Fala galera, meu problema é o seguinte estou desenvolvendo um sistema para web só que ate hoje nao foi usado nenhum tipo de padrão de projeto nem framework, a equipe optou no inicio por usar um padrão proprio. Só que isso esta começando a nos trazer problemas, eu gostaria de começar a usar no minimo o Hibernate porém nunca usei essa ferramenta, a minha grande preocupação é se conseguirei ir migrando o projeto aos poucos porque o projeto é grande ficando impossivel fazer com que todo ele use hibernate de uma vez. Isso é possivel sem um esforço demasiado?Alguem ja passou por isso? Como parte da equipe esta relutante em abandonar o modo de produção atual preciso ter certeza que sera possivel migrar aos poucos. Desde ja obrigado.

Ps. Eu procurei no forum, e apesar de ter muita coisa sobre Hibernate, nao consegui encontrar algo sobre essa duvida.

4 Respostas

Roger75

O projeto está com a documentação em dia? (Diagramas UML, casos de uso, etc)

Se não estiver eu acho que você deveria ver com seu chefe uma maneira de fazer esta documentação, pois aí sim você terá condições de verificar os pontos falhos que estão ocorrendo, a partir da análise do modelo atual.

Um outro problema que você vai ter é que à medida em que for desenvolver em paralelo a nova versão surgirão outras funcionalidades que o pessoal vai pedir no sistema antigo, e, se você não controlar muito bem as versões, vai acabar se enrolando.

AntonioMafiotecano

Valeu pelas dicas.

Documentação é outro ponto falho nesse sistema … é outro ponto que tb estamos tentando consertar. Mas o que eu queria fazer, se possivel, é ir implantando hibernate aos poucos, digamos que um ponto por vez no sistema, implantando e colocando para funcionar ja, pq o sistema ja esta no ar, mas estamos desenvolvendo novas funcionalidades tb, é justamente nessas nova funcionalidades q eu gostaria de ja ir usando hibernate …

Quanto a consertar a documentação isso nos ja estamos fazendo(aos poucos), na verdade nao depende do nosso chefe pq nao temos mais chefe, somos nós, os programadores, quem decidimos os rumos do sistema, esta sendo uma otima experiencia rs.

drix

Dependendo do tamanho de sua equipe, vc poderá separá-las por projeto. Talvez assim:
Equipe 1: Projeto Antigo
Equipe 2: Documentacao Projeto Antigo
Equipe 3: Projeto Novo

Assim vc terá naum somente o dominio , e tb naum tera problemas de conflitos entre os projetos.

Fazer duas versões, funcionarem juntas em um mesmo projeto, não é uma medida segura para se obter um bom aplicativo.

Sugiro, montar um projeto novo sem intervir no projeto antigo, baseado em Hibernate e demais frameworks e padrões de projetos, bem como técnicas de XP, e atualizar a versão antiga somente depois de converter todo o Sistema para versão nova.

Isso exigirá mais tempo e paciência de seu cliente. Contudo, vc ganhará mais credibilidade e tera menos dores de cabeça!!! :smiley:

AntonioMafiotecano

Entao drix minha equipe é pequena, tres programadores, somos programadores internos de uma empresa portanto trabalhamos em um unico grande projeto que esta sendo divididos em modulos: Contas a Pagar, Contas a Receber, Vendas e assim por diante … o modulo da Cobrança esta praticamente prontos faltando apenas algumas funcionalidades e conserto de alguns bugs … seria nos novos modulos que eu gostaria de aplicar as tecnicas citadas.
Infelizmente é impossivel descolar um dos programadores para que ele se dedique por inteiro na conversao do modulo q esta quase pronto, nesse o unico jeito seria a migração por partes … mas nos novos modulos eu acho que dará para aplicar as tecnicas sem grandes traumas … pelo menos espero que sim do jeito que está tá dando muita dor de cabeça.
Valeu pela força galera espero em breve poder retribuir.

Criado 22 de junho de 2006
Ultima resposta 23 de jun. de 2006
Respostas 4
Participantes 3