Migração Primefaces 3.0 gerando bugs

propriedade update tbem nao é mais como antes, http://www.guj.com.br/java/262390-problema-propriedade-updateprimefaces-3–facelets–ids-aninhados

poxa ninguem responde, vcs tao conseguindo usar a versão 3 sem problemas ?

amigo, axo q ngm está usando, eu msm voltei atrás…muita incompatibilidade…o meu primeiro problema com o <ui:composition e dá voltei pra trás…

Pessoal,

eu tive alguns problemas com o PF3, porém estou conseguindo trabalhar normalmente agora. O único problema era os ids aninhados.

Tudo funcionando, desde LazyDataTable até login. Prestem atenção para o fato que foi relatado por mim mesmo à respeito dos IDs aninhados. Tentem verificar os IDs gerados nos fontes e utilizá-los.

Abaixo segue como estão minha dependências de projeto até o momento:

[INFO] ± org.glassfish:javax.servlet:jar:3.0:provided
[INFO] ± org.glassfish:javax.ejb:jar:3.1:provided
[INFO] | ± org.glassfish:javax.transaction:jar:3.1:provided
[INFO] | - org.glassfish:javax.annotation:jar:3.1:provided
[INFO] ± javax.el:javax.el-api:jar:2.2.4:compile
[INFO] ± com.sun.faces:jsf-api:jar:2.1.3-b02:compile
[INFO] ± com.sun.facelets:jsf-facelets:jar:1.1.14:compile
[INFO] ± javax.validation:validation-api:jar:1.0.0.GA:provided (scope not updated to compile)
[INFO] ± javax.enterprise:cdi-api:jar:1.0:provided
[INFO] | ± org.jboss.interceptor:jboss-interceptor-api:jar:1.1:provided
[INFO] | - javax.annotation:jsr250-api:jar:1.0:provided
[INFO] ± org.primefaces:primefaces:jar:3.0:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:aristo:jar:1.0.1:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:black-tie:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:blitzer:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:bluesky:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:casablanca:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:cupertino:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:dark-hive:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:dot-luv:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:eggplant:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:excite-bike:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:flick:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:glass-x:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:hot-sneaks:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:humanity:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:le-frog:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:midnight:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:mint-choc:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:overcast:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:pepper-grinder:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:redmond:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:rocket:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:sam:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:smoothness:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:south-street:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:sunny:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:swanky-purse:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:trontastic:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:ui-darkness:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:ui-lightness:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.primefaces.themes:vader:jar:1.0.2:compile
[INFO] ± org.hibernate:hibernate-entitymanager:jar:4.0.0.Final:compile
[INFO] | ± org.jboss.spec.javax.transaction:jboss-transaction-api_1.1_spec:jar:1.0.0.Final:compile
[INFO] | ± dom4j:dom4j:jar:1.6.1:compile
[INFO] | ± org.hibernate:hibernate-core:jar:4.0.0.Final:compile
[INFO] | | ± antlr:antlr:jar:2.7.7:compile
[INFO] | | ± com.fasterxml:classmate:jar:0.5.4:compile
[INFO] | | - org.jboss:jandex:jar:1.0.3.Final:compile
[INFO] | ± org.hibernate.javax.persistence:hibernate-jpa-2.0-api:jar:1.0.1.Final:compile
[INFO] | ± org.jboss.logging:jboss-logging:jar:3.1.0.CR2:compile
[INFO] | ± org.hibernate.common:hibernate-commons-annotations:jar:4.0.1.Final:compile
[INFO] | - javassist:javassist:jar:3.12.1.GA:compile
[INFO] ± org.hibernate:hibernate-validator:jar:4.2.0.Final:compile
[INFO] | - org.slf4j:slf4j-api:jar:1.6.1:compile
[INFO] ± org.apache.commons:commons-lang3:jar:3.0.1:compile
[INFO] ± commons-collections:commons-collections:jar:3.2.1:compile
[INFO] ± net.sf.jasperreports:jasperreports:jar:4.1.2:compile
[INFO] | ± commons-beanutils:commons-beanutils:jar:1.8.0:compile
[INFO] | ± commons-digester:commons-digester:jar:1.7:compile
[INFO] | ± commons-logging:commons-logging:jar:1.0.2:compile
[INFO] | ± com.lowagie:itext:jar:2.1.7:compile
[INFO] | | ± bouncycastle:bcmail-jdk14:jar:138:compile
[INFO] | | ± bouncycastle:bcprov-jdk14:jar:138:compile
[INFO] | | - org.bouncycastle:bctsp-jdk14:jar:1.38:compile
[INFO] | | ± org.bouncycastle:bcprov-jdk14:jar:1.38:compile
[INFO] | | - org.bouncycastle:bcmail-jdk14:jar:1.38:compile
[INFO] | ± jfree:jcommon:jar:1.0.15:compile
[INFO] | ± jfree:jfreechart:jar:1.0.12:compile
[INFO] | ± xml-apis:xml-apis:jar:1.3.02:compile
[INFO] | ± eclipse:jdtcore:jar:3.1.0:compile
[INFO] | ± org.codehaus.castor:castor:jar:1.2:compile
[INFO] | - org.apache.poi:poi-ooxml:jar:3.6:compile
[INFO] | ± org.apache.poi:poi:jar:3.6:compile
[INFO] | | - log4j:log4j:jar:1.2.13:runtime
[INFO] | - org.apache.poi:poi-ooxml-schemas:jar:3.6:compile
[INFO] | ± org.apache.xmlbeans:xmlbeans:jar:2.3.0:compile
[INFO] | | - stax:stax-api:jar:1.0.1:compile
[INFO] | - org.apache.geronimo.specs:geronimo-stax-api_1.0_spec:jar:1.0:compile
[INFO] ± org.codehaus.groovy:groovy-all:jar:1.8.3:compile
[INFO] ± joda-time:joda-time-hibernate:jar:1.3:compile
[INFO] ± joda-time:joda-time:jar:2.0:compile
[INFO] ± com.mysema.querydsl:querydsl-apt:jar:2.3.0:provided
[INFO] | - commons-io:commons-io:jar:2.1:provided
[INFO] ± com.mysema.querydsl:querydsl-jpa:jar:2.3.0:compile
[INFO] | - com.mysema.querydsl:querydsl-core:jar:2.3.0:compile
[INFO] | ± net.sourceforge.collections:collections-generic:jar:4.01:compile
[INFO] | ± com.mysema.commons:mysema-commons-lang:jar:0.2.2:compile
[INFO] | ± com.mysema.codegen:codegen:jar:0.4.5:compile
[INFO] | ± net.sourceforge.findbugs:jsr305:jar:1.3.2:compile
[INFO] | ± javax.inject:javax.inject:jar:1:compile
[INFO] | - cglib:cglib:jar:2.2:compile
[INFO] | - asm:asm:jar:3.1:compile
[INFO] ± org.apache.shiro:shiro-core:jar:1.1.0:compile
[INFO] ± org.apache.shiro:shiro-web:jar:1.1.0:compile
[INFO] - com.h2database:h2:jar:1.3.162:provided

Agora o componente password tem a propriedade “redisplay”, setando pra true ele mostra o valor depois do submit.

Atualmente uso a versão 3.x em um projeto de médio porte e esta “tranquilo”, no começo usaríamos a 2.x e ainda bem que optamos pela 3 senão a migração futuramente seria um inferno pelo que leio :lol:

Foi exatamente isso que pensei…

pois é Granella, mas eu comecei o meu projeto do zero tbem usando o PF3, e estou tendo todas essas dificuldades, meu projeto agora até parou de funcionar, nem login consigo fazer mais, a navegação parou…

talvez o problema é q eu fui copiando muito código do projeto antigo de uma só vez, e acabei nao percebendo onde foi a cagada, acho q vou recomeçar e fazer com mais calma as coisas ao invés de copiar…

como está configurado o web.xml de vcs ? pelo q percebi tem umas particularidades, parece q <servlet> <servlet-name>Resource Servlet</servlet-name> <servlet-class>org.primefaces.resource.ResourceServlet</servlet-class> </servlet> não existe mais, parece q agora tem q ser org.primefaces.application.PrimeResource isso procede ? vi isso aqui http://www.patternizando.com.br/2011/04/projeto-jsf-2-0-com-primefaces-3-0-m1/ nos comentarios, mas nao intendi direito

estou começando a me animar, mas no momento meu sistema está em produção e naum terei tempo de corrigir td…

pois é luxu, hahah vendo respostas de pessoas q estao tendo sucesso tbem estou mais animado…

[quote=cleiton herrmann]pois é Granella, mas eu comecei o meu projeto do zero tbem usando o PF3, e estou tendo todas essas dificuldades, meu projeto agora até parou de funcionar, nem login consigo fazer mais, a navegação parou…

talvez o problema é q eu fui copiando muito código do projeto antigo de uma só vez, e acabei nao percebendo onde foi a cagada, acho q vou recomeçar e fazer com mais calma as coisas ao invés de copiar…

como está configurado o web.xml de vcs ? pelo q percebi tem umas particularidades, parece q <servlet> <servlet-name>Resource Servlet</servlet-name> <servlet-class>org.primefaces.resource.ResourceServlet</servlet-class> </servlet> não existe mais, parece q agora tem q ser org.primefaces.application.PrimeResource isso procede ? vi isso aqui http://www.patternizando.com.br/2011/04/projeto-jsf-2-0-com-primefaces-3-0-m1/ nos comentarios, mas nao intendi direito[/quote]

Pois é, o que matou foi a compatibilidade, tinha ate um wiki da migração da 2 pra 3 mas não ajuda em muito não.

Sobre registrar essa servlet não precisa mais, e foi descontinuado http://forum.primefaces.org/viewtopic.php?f=3&t=9317&p=35940&hilit=org.primefaces.resource.ResourceServlet#p35940

boas noticias, kkkk

re-comecei o projeto com calma, e ao invés de sair copiando e colando código q nem loco, fui copiando e colando aos poucos, e testando sempre… e pra falar a verdade nao descobri o problema, pois o código continua sendo o mesmo, a unica coisa mais significativa q fiz, que costuma resolver problemas de outro mundo, foi desimplantar todos os projetos do meu tomcat e implantar novamente, dai td funcionou, a navegação de login e logout, verificação de acessos, paginas inexistentes, erros internos, td sendo tratado do mesmo jeito que fiz no projeto com PF2, agora parece q vai render

vlw pessoal, qq coisa volto a postar aqui t+

é verdade Granella, eu tinha visto a wiki de migração tbem, e concordo q nao ajuda

voltando… achei um probleminha e nao to conseguindo resolver, eu tinha o seguinte textarea com contador de caracteres[code]<p:inputTextarea id=“informacoes”
style=“width:650px;height:200px;”
maxHeight=“200”
effectDuration=“400”
value="#{anunciarVeiculo.veiculo.informacoesExtras}" />

[/code]dai na tag h:head eu só importava o script[code] [/code] e no PF2 isso funcionava normal, mas agora no 3 nao esta funcionando, alguem tem idéia do motivo ?

se eu fizer assim, trocando # por . e usando a propriedade styleClass[code]<p:inputTextarea id=“informacoes”
style=“width:650px;height:200px;”
styleClass=“informacoes”
value="#{cadastrarPropriedade.propriedade.observacoes}" >
</p:inputTextarea>

[/code]até funciona, mas ele coloca um label exibindo a contagem emcima e outro embaixo do textarea, e só o de baixo funciona

consegui fazer funcionar, mas achei algo meio esquisito, usei a opção inspecionar elemento do google chrome e vi q o primefaces estava acrescentando ‘_input’ no id do meu text area ficando id=“observacoes_input” e o script estava só com observacoes… mas o código gerado é o seguinte[code]

<textarea id="informacoes_input" name="informacoes_input" style="width: 650px; resize: none; height: 200px; overflow-x: hidden; overflow-y: hidden; " class="ui-inputfield ui-inputtextarea ui-widget ui-state-default ui-corner-all ui-inputtextarea-resizable"></textarea>

<div id="informacoes_input_counter">
    <span id="informacoes_input_count">1009</span>  caracteres restantes.
</div>
1009 caracteres restantes.
[/code]e o código na pagina.xhtml esta assim[code] [/code]pq está duplicado ?

Qual versão esta usando? Aqui esta gerando somente 1 e sem o span.

então granella, eu to com JSF 2.1, Mojarra 2.1.1 e PrimeFaces 3.0.1, pelo q eu tenho percebido, aqui pra mim, até com a versão 2.2.1 ele gera bastante a tag span mas nunca tinha visto assim duplicado…

Cleiton é a versão 3.0.1 que esta gerando uma tag a mais dentro de um span, isso foi removida da 3.1 ficando somente a tag do textarea.
Aqui já estamos usando a 3.1 RC (em testes) por isso disse que estava gerando somente 1.

Eu fiz a migração recentemente.
Eu tive que fazer três alterações no meu código, para ficar filé.

Eu tinha contextmenu ligado aos meus datatable, para incluir registros, na versão 3 ele funciona diferente, se o datatable estiver vazio ele não é chamado, então como eu ia inserir um registro? Para resolver isto eu abandonei o contextmenu e criei um footer no datatable com 1 commandlinks para cada item do meu contextmenu.

O closeOnEscape do Dialog também foi retirado, não entendi o porquê.

o growl não é chamado várias vezes, criando aquela lista enorme do lado direito da tela.

Os componentes password, calendar e autocomplete não respeitam mais o style informado, o optimus.prime, o lead do projeto, disse que ele não ia colocar o style de jeito nenhum e mandou eu ver o dom gerado, dom é o Data Object Model, mas eu olhei e não entendi nada.

O Aristo agora é o tema padrão, e foi reescrito, tive problemas com o visual do MenuBar, mas depois percebi que o que estava zuando o barraco eram as divs criadas pelo Layout, arranquei o Layout e ficou perfeito.

Resumindo,para resolver meus problemas eu baixei a tag 3.0 do repositório do primefaces, implementei o closeOnEscape no Dialog, e implementei o style nos componentes que não tinham, fiz umas alterações no schedule também.
Agora estou feliz, com 100% funcionando.

Abraços