Migração spring mvc 2 para JSF

Boa tarde pessoal,
Trabalho atualmente em um sistema antigo, construído desde 2000, e desde 2006 utiliza spring 2.
O caso é que enfim resolvemos migrar para JSF, porém o sistema é relativamente grande e não temos equipe suficiente para manter 2 projetos, ou seja, o atual e reconstruindo um com JSF.
Alguém conhece maneiras de fazer essa migração de maneira mais suave? Se existe a possibilidade de talvez manter parte do sistema spring mvc e aos poucos ir substituindo controllers e jsps por xhtml e managedbeans?
Se alguem tiver experiências a compartilhar ou hipóteses para que eu possa analisar seriam muito bem vindas.

E por que simplesmente não mudaram para o Spring 3? O.o

Oq poderia fazer era tela A chama projeto spring tela b tem um iframe que chama o projeto em JSF. Na boa? Vai dar dor de cabeça, se prepare. [=

Acho que nesse caso não tem como ser suave …
e tbm vai depender mto da equipe do conhecimento dessa nova tecnologia
para agilizar o processo.

[quote=Hebert Coelho]E por que simplesmente não mudaram para o Spring 3? O.o

Oq poderia fazer era tela A chama projeto spring tela b tem um iframe que chama o projeto em JSF. Na boa? Vai dar dor de cabeça, se prepare. [=[/quote]

Concordo com o Hebert. Talvez seja melhor migrar tudo pro Spring 3, por quais motivos querem JSF?

[quote=fredericomaia10][quote=Hebert Coelho]E por que simplesmente não mudaram para o Spring 3? O.o

Oq poderia fazer era tela A chama projeto spring tela b tem um iframe que chama o projeto em JSF. Na boa? Vai dar dor de cabeça, se prepare. [=[/quote]

Concordo com o Hebert. Talvez seja melhor migrar tudo pro Spring 3, por quais motivos querem JSF?[/quote]

Bom, o motivo é que a equipe acredita que ganharemos produtividade.

Hebert, obrigado pela dica, eu atualizei o projeto para Spring 3 e funcionou tudo sem ter que fazer nenhuma alteração, eu não sabia (e nunca havia testado) o spring 3 sem uso de annotations, achei que teria que migrar tudo para annotation se decidisse mudar a versão.

Agora o que eu estou tendo dificuldades em achar é um tutorial ou algo do tipo que seja bem didático de como migrar os antigos controllers e simpleformcontrollers do spring para annotation, pois o resto da equipe não tem muito conhecimento no framework.

Não conheço um material assim. Conheço o livro de Spring Framework da Casa do Código. Geralmente ele explica como é em XML e como é com annotations. Pode ser que ajude.

HAHA, tenho um cupom de desconto de lá pra esse livro, vou comprar. Obrigado pela indicação.

[quote=fredericomaia10]Não conheço um material assim. Conheço o livro de Spring Framework da Casa do Código. Geralmente ele explica como é em XML e como é com annotations. Pode ser que ajude.[/quote]Também indico, muito bom. [=

HAHA, tenho um cupom de desconto de lá pra esse livro, vou comprar. Obrigado pela indicação.[/quote]

Beleza! Dá uma lida no sumário antes de comprar. E o blog do autor do livro também tem muita coisa de Spring, dá uma olhada: http://www.itexto.net/devkico.

[quote=RoxRicardo]Bom, o motivo é que a equipe acredita que ganharemos produtividade.

Hebert, obrigado pela dica, eu atualizei o projeto para Spring 3 e funcionou tudo sem ter que fazer nenhuma alteração, eu não sabia (e nunca havia testado) o spring 3 sem uso de annotations, achei que teria que migrar tudo para annotation se decidisse mudar a versão.

Agora o que eu estou tendo dificuldades em achar é um tutorial ou algo do tipo que seja bem didático de como migrar os antigos controllers e simpleformcontrollers do spring para annotation, pois o resto da equipe não tem muito conhecimento no framework.[/quote]Se a equipe ñ tiver experiência com JSF vai começar a aparecer o mesmo tipo de problema (ou até piores por estarem trabalhando com 2 frameworks ao mesmo tempo).

Por isso indiquei o 3, pois ele é bem prático e suas anotações ajudam muito.

cof cof cof, que em duas semanas fiquei sabendo de um blog ai que vai postar uma aplicação completa cof cof, spring mvc, angular, bootstrap, cof cof, spring security spring data, e assim vai… cof cof que já está em fazer de formatação e tradução para o inglês… cof cof…

Legal! Assim que fizer posso migrar os controllers da sua app pro VRaptor, que tal? Assim podemos comparar os dois. =]
Spring MVC é muito bom mas o VRaptor é ótimo.

Legal! Assim que fizer posso migrar os controllers da sua app pro VRaptor, que tal? Assim podemos comparar os dois. =]
Spring MVC é muito bom mas o VRaptor é ótimo. [/quote]VRaptor dá suporte ao Spring Data? Se der, você consegue migrar sem problema. [=

Eu não quero comparar não, mas pode ficar a vontade. [=

Eu não tenho como opinar sobre o VRaptor pois eu não o vejo no mercado de trabalho, nas solicitações de vagas. Por isso não investi tempo ainda em estudá-lo.

Assim que ele começar a aparecer no mercado de trabalho eu começarei a estudá-lo. [=

Na verdade Hebert, toda a equipe já trabalhava com JSF antes, acabamos aprendendo a utilizar o Spring 2.0 sem annotation nem nada pois o sistema já estava construído assim. Mas agora com a atualização pro 3.2 já ganhamos um pouco mais de produtividade.

[quote=Hebert Coelho]VRaptor dá suporte ao Spring Data? Se der, você consegue migrar sem problema. [=

Eu não quero comparar não, mas pode ficar a vontade. [=

Eu não tenho como opinar sobre o VRaptor pois eu não o vejo no mercado de trabalho, nas solicitações de vagas. Por isso não investi tempo ainda em estudá-lo.

Assim que ele começar a aparecer no mercado de trabalho eu começarei a estudá-lo. [=[/quote]

Podemos usar o Spring como provedor de DI então tudo do Spring funciona nele. Eu quero comparar. =]

Realmente VRaptor ainda é pouco usado e tenho tentado ajudar a mudar isso. Conheço pelo menos 3 empresas (fora vários devs) que começaram a usar depois de uma palestra que dei no FLISOL.