Migração Swing para Web com JSF

Pessoal

Tenho uma aplicação 100% desktop feita com Swing. Agora preciso disponibilizar uma parte dela na Intranet da empresa.

Uma das características que preciso manter é a possibilidade do usuário abrir várias janelas, semelhante a uma aplicação desktop MDI.

O usuário abre várias janelas ao mesmo tempo para fazer comparações das informações em diferentes datas, ou porque, para preencher um formulário, ele precisa abrir outras janelas para buscar ou criar a informação. Neste último caso, as janelas estão numa sequência e ao fechar uma, as que foram abertas posteriormente devem fechadas também.

Qual framework é mais fácil para criar e manter essas janelas contendo formulários?

Icefaces
Richfaces
PrimeFaces
MyFaces

Obrigado.

Primefaces. Acho o richfaces mais complicadinho. O Icefaces é uma cópia do primefaces (piorada, no meu ponto de vista). MyFaces eu nunca utilizei.

Vai de PrimeFaces (suporte e comunidade mto forte)

Se forem algumas janelas, ok com JSF. Recomendo Primefaces também.

Agora se o sistema for todo baseado em janelas que são abertas sempre, como se fosse desktop mesmo (tem um nome pra isso que esqueci), aí o GWT atende melhor, IMHO.

Ou até mesmo o ExtJS

[quote=mspereira]Pessoal

Tenho uma aplicação 100% desktop feita com Swing. Agora preciso disponibilizar uma parte dela na Intranet da empresa.

Uma das características que preciso manter é a possibilidade do usuário abrir várias janelas, semelhante a uma aplicação desktop MDI.

O usuário abre várias janelas ao mesmo tempo para fazer comparações das informações em diferentes datas, ou porque, para preencher um formulário, ele precisa abrir outras janelas para buscar ou criar a informação. Neste último caso, as janelas estão numa sequência e ao fechar uma, as que foram abertas posteriormente devem fechadas também.

Qual framework é mais fácil para criar e manter essas janelas contendo formulários?

Icefaces
Richfaces
PrimeFaces
MyFaces

Obrigado.[/quote]

Nenhum deles tem suporte MDI, o PrimeFaces tem um um suporte a Dialogs a patir da versão 3.5.7, mas não acredito que seja o que você quer. Talvez você consiga algo com GWT.
Os frameworks para uma aplicação web rica, ainda passa longe dos recursos disponives para desktop. O HTML 5 veio para mudar isso, mas ainda esta bem longe do objetivo.

Talvez seja a hora de você repensar o layout da sua aplicação. Realmente é necessário o MDI? Você não consegue fazer o mesmo usando abas? E abrindo novas janelas do navegador?
Pense simples e esqueça como você fazia com o desktop. Use a falta de opções que os frameworks web para criar interfaces simples e menos poluídas. A pergunta web é, você realmente precisa daquele recurso? Eu diria que em 90% dos casos não.

Se realmente não der acredito que a solução mais simples é usar Applets. Como você já tem a aplicação swing pronta, transforma-la em um applet não deve representar muito trabaho

Este era o nome que eu havia esquecido, MDI. Com GWT você consegue sim fazer algo bacana neste sentido. Com JSF não recomendo, só se repensar seu layout mesmo.

Ok, obrigado pelas respostas.

Vamos testar o PrimeFaces e o GWT.

Abraço.

[quote=mspereira]Ok, obrigado pelas respostas.

Vamos testar o PrimeFaces e o GWT.

Abraço.

[/quote]

Coloque depois suas impressões a respeito, ok?