Tenho uma aplicação 100% desktop feita com Swing. Agora preciso disponibilizar uma parte dela na Intranet da empresa.
Uma das características que preciso manter é a possibilidade do usuário abrir várias janelas, semelhante a uma aplicação desktop MDI.
O usuário abre várias janelas ao mesmo tempo para fazer comparações das informações em diferentes datas, ou porque, para preencher um formulário, ele precisa abrir outras janelas para buscar ou criar a informação. Neste último caso, as janelas estão numa sequência e ao fechar uma, as que foram abertas posteriormente devem fechadas também.
Qual framework é mais fácil para criar e manter essas janelas contendo formulários?
Se forem algumas janelas, ok com JSF. Recomendo Primefaces também.
Agora se o sistema for todo baseado em janelas que são abertas sempre, como se fosse desktop mesmo (tem um nome pra isso que esqueci), aí o GWT atende melhor, IMHO.
Tenho uma aplicação 100% desktop feita com Swing. Agora preciso disponibilizar uma parte dela na Intranet da empresa.
Uma das características que preciso manter é a possibilidade do usuário abrir várias janelas, semelhante a uma aplicação desktop MDI.
O usuário abre várias janelas ao mesmo tempo para fazer comparações das informações em diferentes datas, ou porque, para preencher um formulário, ele precisa abrir outras janelas para buscar ou criar a informação. Neste último caso, as janelas estão numa sequência e ao fechar uma, as que foram abertas posteriormente devem fechadas também.
Qual framework é mais fácil para criar e manter essas janelas contendo formulários?
Icefaces
Richfaces
PrimeFaces
MyFaces
Obrigado.[/quote]
Nenhum deles tem suporte MDI, o PrimeFaces tem um um suporte a Dialogs a patir da versão 3.5.7, mas não acredito que seja o que você quer. Talvez você consiga algo com GWT.
Os frameworks para uma aplicação web rica, ainda passa longe dos recursos disponives para desktop. O HTML 5 veio para mudar isso, mas ainda esta bem longe do objetivo.
Talvez seja a hora de você repensar o layout da sua aplicação. Realmente é necessário o MDI? Você não consegue fazer o mesmo usando abas? E abrindo novas janelas do navegador?
Pense simples e esqueça como você fazia com o desktop. Use a falta de opções que os frameworks web para criar interfaces simples e menos poluídas. A pergunta web é, você realmente precisa daquele recurso? Eu diria que em 90% dos casos não.
Se realmente não der acredito que a solução mais simples é usar Applets. Como você já tem a aplicação swing pronta, transforma-la em um applet não deve representar muito trabaho
Este era o nome que eu havia esquecido, MDI. Com GWT você consegue sim fazer algo bacana neste sentido. Com JSF não recomendo, só se repensar seu layout mesmo.