Olá,
A empresa aonde trabalho está em processo de migração dos sistemas para a web, com Java. Atualmente, temos duas equipes completamente distintas: uma, com cerca de 20 programadores Delphi (a maioria não conhece nada de desenvolvimento web), e outra, bem menor, com 5 programadores PHP + Zend.
Como analista de sistemas, e o único conhecedor da plataforma Java na empresa, fui encarregado de definir as metodologias e ferramentas de desenvolvimento a serem usadas nas futuras aplicações. Sei que não posso definir uma única ferramenta a ser usada por todas as aplicações, já que as equipes de desenvolvimento têm conhecimentos bem distintos, além de as aplicações terem finalidades diferentes (intranet e internet), terei que escolher pelo menos 2 frameworks web.
Para a equipe PHP é mais fácil: acredito que o melhor é escolher um framework action-based, como o VRaptor, Struts 2 ou o Mentawai. Tenho uma tendência maior a escolher o VRaptor, já que ele evita o uso de XML e conheço pessoas em outras empresas que o utilizam, o que facilita o intercâmbio de conhecimento. Se tiverem alguma sugestão, agradeço.
Para a equipe Delphi é que a coisa complica: para diminuir a curva de aprendizado, tenho que escolher uma ferramenta que seja mais próxima do desenvolvimento desktop, ou seja, component-based. Sendo assim, minhas principais opções seriam o JSF (com algum pacote de componentes AJAX, como PrimeFaces ou RichFaces), ou usar o GWT (Google Web Toolkit).
A vantagem que eu vi no GWT foi que ele possui um plugin do Eclipse para desenvolvimento visual, o que facilita bastante a vida de quem está acostumado a “jogar” componentes numa tela e já ver como ficará a “cara” da aplicação final. No caso do JSF, o único editor visual que consegui encontrar foi o do JDeveloper + ADF, mas sinceramente essa dupla não merece ser usada: além de o JDeveloper consumir horrores de memória e travar muito, o ADF tem uma carência muito grande de documentação (ao que me parece, somente os Oracle Partners utilizam esse framework) e ainda usa o JSF 1.2, ou seja, corre o risco de ser migrado para a versão 2.0 do JSF e nós termos que reescrever muita coisa, ou simplesmente a ferramenta ser descontinuada e ficarmos a ver navios.
O que vocês acham? Favor levar em consideração as 2 “classes” de programadores que mencionei.
Ainda sobre JSF: existe alguma outra IDE para desenvolvimento visual, usando PrimeFaces, RichFaces, IceFaces ou algum outro *Faces? Eu lembro que o NetBeans tinha um editor visual desses, para pelo visto ele foi retirado (pelo menos não encontrei). Estou pegando meio pesado nessa coisa de desenvolvimento visual, porque, com a equipe já tendo que aprender uma linguagem nova, com Orientação a Objetos e com as diferenças da estrutura web em relação ao client-server, se eu forçar a equipe a desenvolver usango tags logo de cara, corro o risco de as pessoas ficarem com (muito) medo e as coisas não correrem como deveriam.
Grato.