Migrando do Delphi para Java precisando de um norte

7 respostas
F

boa noite galera …
estou tentando (mais uma vez ) migrar para o java
Tenho um programa de controle de estoque e financeiro em Delphi gostaria de desenvolver algo parecido em JSE.
estudei a Java+OO no crimson agora gostaria de ver algo no netbeens,
tipo um sistema de cadastro com banco mysql googei bastante
mas naum achei nada interessante gostaria que alguem me indique um tutorial
e me desse umas dicas de como devo proceder.Descupe se não ficou bem claro…srsrsr

7 Respostas

rael_gc

flavius:
boa noite galera …
estou tentando (mais uma vez ) migrar para o java
Tenho um programa de controle de estoque e financeiro em Delphi gostaria de desenvolver algo parecido em JSE.
estudei a Java+OO no crimson agora gostaria de ver algo no netbeens,
tipo um sistema de cadastro com banco mysql googei bastante
mas naum achei nada interessante gostaria que alguem me indique um tutorial
e me desse umas dicas de como devo proceder.Descupe se não ficou bem claro…srsrsr

Flavius, se quer um conselho de verdade, você até consegue fazer seu controle de estoque em Swing. Mas vai ser bem mais trabalhoso, e o mercado de trabalho praticamente ignora o desenvolvimento Java desktop.

Meu conselho seria você partir para o desenvolvimento web, onde Java reina, e escolher aprender algum framework (nenhuma empresa usa Java puro, sempre usam frameworks).

De repente você está juntando três coisas legais: aprender Java, desenvolvimento web, e fazer um controle de estoque. Por incrível que pareça, ainda bem muita gente com essa necessidade. E se você fizer web, bem feitinho, com certeza vai ter quem pague uma mensalidade por isso, e melhor, com tudo sob seu controle (já que vai rodar num servidor sob seu controle).

A

Bom dia Flavius,

Eu trabalhei com a ferramenta Delphi desenvolvendo vários tipos de aplicativos, inclusive controle de estoque. Quando mudei para a plataforma Java foi uma quebra de paradigma. Tudo na plataforma Java é totalmente diferente da ferramenta Delphi. Já começando que um é plataforma e outro é ferramenta. Nenhum conceito do desenvolvimento desktop em Delphi pode ser reaproveitado em Java web. O nosso amigo tem razão quando diz “Meu conselho seria você partir para o desenvolvimento web, onde Java reina”.

Eu desenvolvi um aplicativo SFA em java para integrar com controle de estoque. Abaixo tem o link do produto. O appestoque foi desenvolvido em java puro rodando no cloud do google.

www.appestoque.com.br

Qualquer dúvida me responda.

Fique com Deus.

FernandoFranzini

Sua empresa precisa de treinamentos em Java e um arquiteto de soluções Java.
Procure uma empresa que forneça esses serviços mais perto de sua localidade…
Tenha certeza que ficar se matando sozinho vc não chega em nenhuma lugar…experiencia propria!

S

Olá Flavius,

dê uma olhada em:

http://oswing.sourceforge.net

Boa sorte

Silvio Guedes

F

Bom dia galera estou aki para agradecer pelos esclarecimentos
entaum oque deu pra perceber é que estuda java JSE seria meio que perca de tempo
entaum estou indo direto ao JEE li um tutoria bem basico com servlet gostei e
se tivese como vcs me indicarem um tutorial bacana passo a passo que eu sou ruin de raciocinio srsrsrs
eu agradeceria mais ainda valeu e Obricado

drsmachado

flavius:
Bom dia galera estou aki para agradecer pelos esclarecimentos
entaum oque deu pra perceber é que estuda java JSE seria meio que perca de tempo
entaum estou indo direto ao JEE li um tutoria bem basico com servlet gostei e
se tivese como vcs me indicarem um tutorial bacana passo a passo que eu sou ruin de raciocinio srsrsrs
eu agradeceria mais ainda valeu e Obricado

Não é totalmente perda de tempo.
Normalmente, a curva de aprendizado java passa por JSE para que você consiga fixar conceitos mais adequadamente, antes de partir para JEE.
Pode até ser que o mercado não tenha tantas vagas em JSE, mas elas existem.
Aliás, se teu produto for bom, você consegue vendê-lo, independente da plataforma.

J

Olha…

Tem determinadas necessidades que sim… precisa ser desktop… talvez 1% delas e é nesse caso que tem gente ainda desenvolvendo software para desktop!
Se for desenvolver algum tipo de ferramenta então, nem se fala… veja o Eclipse por exemplo que é desenvolvido em Java usando SWT! Embora nessa área a maior parte seja C ou C++, tem alguns lugares que usam Desktop sim…

Embora recomende tentar fazer Web, é preciso analisar sua real necessidade… Se Web suportar… vá de web!!! Hoje a maior parte dos sistemas são Web e até muitas ferramentas também!

Se for desenvolver desktop, tem um plugin do eclipse que facilita bastante o trabalho de construção de telas (WindowBuilder), embora se quer realmente fazer telas dinâmicas, será preciso escrever código…

Acho que o tempo de desenvolvimento de um aplicativo desktop em Java com WindowBuilder não é tão diferente de um desenvolvimento em Delphi… A linguagem Java já abstrai bastante coisa… acho que o desenvolvimento em C ou até mesmo C++ é bem mais demorado, mas Java com uma boa IDE eu acho muito produtivo, principalmente quando possui muitas regras complexas!

Se não conhece Web Standards então talvez um framework tipo JSF ajude… (se seguir o caminho de desenvolvimento Web… porém perderá a total flexibilidade de usar um action-like ou servlet+jsp)

Mas acho dificil começar a utilização de uma tecnologia de maneira correta (qualquer tecnologia), sem uma consultoria externa… provavelmente se for por esse caminho, em um futuro não muito distante precisará refazer seus sistemas… eu chamo isso de aprender na base da porrada!

Criado 10 de maio de 2012
Ultima resposta 11 de mai. de 2012
Respostas 7
Participantes 7