Migrando do Silverlight

Olá amigos, tudo bem?
Meu nome é Cristiano e programo a uns 10 anos, sempre com a plataforma da microsoft.

Ultimamente vinha desenvolvendo com o silverlight, mas, ao mesmo tempo, sempre namorei o java.

Baixei o netbeans e comecei a dar uma olhada no JavaFX, que é o RIA da Java, mas, lendo alguns fóruns descobri que depois que a oracle comprou a sun, o desenvolvimento do javaFX script foi posto de lado.

Alguns fórus sugeriram que isto é coerente, já que o certo seria o JAVA lidar com aplicações RIA e não uma linguagem de script, o que permitira inclusive diversos outros tipos de aplicações adotarem o RIA do Java. Eu vi nisto certo sentido pq, na platafroma da microsoft, o silverlight usa o C#, ou VB.NET ou até mesmo o J#, que são linguagens de programação fortemente tipadas, da base da estrutra do .net framework.

Já a algum tempo q quero sair da plataforma microsft e adotar o java, por ser algo mais aberto e solidificado nos padrões adotados no mundo todo, diferentemente da microsft que muda o seu framework o tempo todo. Tem tb a questão da compatibilidade de versões de um mesmo sistema operacional (rodar uma aplicação .net no windows xp pra cima é bom, jás no windows 98 a coisa fica feia) e de sistemas operacionais diferentes (existe o java para linux e para windows e para mac, e ele é muito solidificado nessas plataformas, já o silverlight para linux está nascendo agora e ainda é muito cru… mac nem se fala).

Por conta disso, baixei o netbeans e comecei a aprender o JavaFX. Contudo, com a notícia de que o javafx script está extinto e que em 2011 a oracle pretende lançar a nova versão do JavaFX (muito provavelmente baseada na API do java, ou pelo menos utilizando uma linguagem que estão chamando de “VISAGE”(http://www.javafx.com.br/), venho aqui me apresentar e perguntar a vcs, novos colegas do mundo opensource, como devo kme comportar até lá?

Continuo estudando e desenvolvendo pequenas aplicações com o JavaFX ou fico com o SWING, ou ainda com o silverlight?

Por favor não me falem em FLEX… como bem disse um colega num tópico “FLEX é apenas uma linguagem e o JAVA é uma PLATAFORMA de desenvolvimento conhecida no mundo todo, com a maior comunidade que existe”

Assim sendo, fico aqui, contente de ter me despreendido das amarras do código proprietário e por começar a navegar nesse novo oceano com o JAVA. :wink:

Por favor, não duplique tópicos: http://www.guj.com.br/posts/list/225220.java

Esse aqui será trancado.