Migrando meus programas para Java

Pessoal, atualmente estou desenvolvendo aplicações comerciais em ASP, e Visual Basic… com os BDs Access e SQL Server…

Na maioria das vezes são sistemas que eu julgo controles administrativos do tipo… controle de clientes, controle de estoque, consulta a produtos (via Web), esse tipo de coisa…

Na verdade senti um interesse muito grande de migrar minhas aplicações para a linguagem Java, mais ainda preservando os BDs antigos…

Eu gostaria de saber como ficaria se fosse possível a migração, isso relevando o fato de que eu poderia ter que redigitar o codigo-fonte dos programas todo em Java, mais a minha dúvida maior seria de como ficaria o programa… tipo ele ficaria um aquivo .EXE, quais as dificuldades de instalação já que o VB existe aquela processo de registro de OCXs… e do mais … o que mudaria na programação se eu começasse q programar em Java e abandonasse os meus Asp e VB de vez???

Obrigado

JuNiNhO_

Imagine um mundo onde o que vc vê não passam de sombras da verdadeira realidade ? …

Hehehe, deixando baboseiras filosóficas de lado, vc ganharia em vários pontos :

• seu software cliente precisaria somente de uma máquina virtual Java rodando no micro, que é baixada gratuitamente do site da Sun ou outro distribuidor para o sistema operacional que vc está usando… tem versões do windows que já vem com ela instalada.

• O programa em si pode ficar como um arquivo .jar , vários .class, ou mesmo um “.exe”… . Na verdade ele não seria um executável, mas um arquivo pré-compilado que ao ser executado seria compilado para a linguagem do sistema operacional e depois executado. Daí o aplicativo Java ser multiplataforma. Isso às vezes consome um pouco de tempo, mas só na primeira vez que é executado.

• No caso da aplicação ASP vc vai ter que usar algo mais, além do IIS (na verdade nem precisa usar o IIS ) : um container web, como o TomCat, que é free (jakarta.apache.org/tomcat) . Nele vc escreve sua aplicação servlet, ou mesmo JSPs… tem um monte de opções pra vc usar, frameworks, padrões , etc… se for coisa simples só JSP já serve (que é bem parecido com a forma que o ASP trabalha, só que com muitas melhorias de performance, qualidade e confiabilidade ).

• Pra conectar com os BDs, no problem !! vc tem drivers JDBC/ODBC para o Access (inclusive tem uma porrada de exemplos sobre isso na net), e outros JDBC melhores ainda para o SQLServer.

• Programação : vc vai sofrer um pouquinho no começo… asp e vb (e Delphi) são linguagens fáceis de programar, porém com recursos limitados… Java é totalmente orientada a objeto. Qdo vc cria uma funcão, ela é um método de um Objeto (ou classe). Sempre !!
    Vc tem que dar uma estudada em Orientação a Objetos.

Entendendo isso, aprender Java vai ser mais fácil.

Outra coisa é focar em algo específico. Logo logo vc vai perceber o zilhão de possibilidades que a linguagem pode oferecer… vai desde smartCard até mainframes. Até na sonda em Marte roda Java…

O negócio e ser bem específico e seguir uma linha. Primeiro a parte cliente, mais simples (J2SE), depois parte para a parte web.

Ah, e freqüentar a lista de discussão tb é uma grande fonte de conhecimento !!

Boa Sorte :rock: ,
Fábio.

valeuzzz pelas dicas… agora eu vou me voltar a aprender a programatica da coisa e a desenvolver softwares comerciais, que eh o meu enfoque atualmente…

obrigado

JuNiNhO_

É legal vc se dedicar um “pouco” no começo na linguagem para vc sacar onde vc está sempre “pisando”. Java tem inúmeras possibilidades (JSP, Servlets, J2ME, etc ), porém uma coisa que é fundamental é a linguagem em sí. Busque se aprofundar bastante na Java.Lang. :wink: