Migrando para IDEs

1 resposta
_Renatu

fala rapaziada…

é o seguinte… pretendo dar um passo na minha aprendizagem de java…
fiz como muitos de vcs aqui aconselham…
comecei meu aprendizado usando editores de texto simples, como o bloco de notas, o TextPad e o TextPlus…

Agora quero partir para usar uma IDE… como NetBeans ou Eclipse
Gostaria de saber de vcs… quais as principais diferenças de um editor de texto simples e uma IDE… quais seriam os principais benefícios?

e gostaria de saber se existe uma IDE que fosse mais facil pra usar de inicio… e que nao fosse tao pesada… abri uma vez e achei pesado… e tem q ficar criando projetos… varias coisas…

o que vcs puderem me aconselhar, eu agradeço

[]s

1 Resposta

T

Bom, embora eu esteja usando o Eclipse, confesso que só faço isso 1) porque é padrão aqui e 2) porque a máquina que estou usando é um P4-2.8Ghz c/ 512MB de memória.
Tem gente que prefere IDEs escritos em C++ porque normalmente são um pouco mais leves, para máquinas mais antigas. Exemplos de IDEs em C++: JCreator, Gel
Outros preferem 100% Java porque podem rodar em qualquer lugar. Há desde os mais simples, como o JEdit, até os mais complexos, como o Eclipse e o NetBeans. Sem contar aqueles que têm dinheiro para gastar e podem comprar o Borland JBuilder, ou o IBM WSAD ou o Sun Java Studio Creator.
Ainda tem gente que não quer saber de frescura e quer só um editor de texto com algum syntax highlighting, tal como o UltraEdit.
Na verdade acho que depende um pouco do que você quer fazer e da máquina que você tem (se bem que um Sempron 2.2 com 512Mb não é tão caro assim…).
Para aprender Java acho que uma IDE mais simples que tenha syntax highlighting e chame o Javadoc já é suficiente. Por exemplo, o JCreator.

Criado 11 de novembro de 2004
Ultima resposta 11 de nov. de 2004
Respostas 1
Participantes 2