Migrando para J2EE

9 respostas
A

Galera… estava trabalhando com J2SE e gostaria de migrar para o J2EE. Pode ser q a minha pergunta não tenha fundamento, mas… vamos lá!

Vou encontrar muita diferença entre um ambiente e outro ?

A dificuldade é maior ?

Estou certo em fazer a migração ?

Estive trabalhando com o NetBeans, com essa nova ferramenta, posso continuar a trabalhar com a mesma, ou talvez seria melhor trabalhar com Eclipse ?

Obrigado

9 Respostas

Jair_Rillo_Junior

A diferença é grande, dependendo muito do que você fazia com o J2SE.

J2EE basicamente é um amontoado de API e nem sempre você irá utilizar todas elas.
A sua interface também será outra, J2EE na maioria dos casos, é uma Interface WEB, onde você pode utilizar JSP, Velocity, etc etc etc.

Acredito que você possa continuar usando o Netbeans, é só procurar alguns plugins para auxiliar no seu trabalho, mas inicalmente é bom aprender algumas coisas na mão (como por exemplo configurar contexto para o Tomcat, iniciá-lo na mão, criar arquivos .XML na mão e por ae vai).

Para um início, você pode seguir o seguinte tutorial do GUJ que explica como configurar o TOMCAT e fazer um “Hello World” usando Servlet http://www.guj.com.br/user.article.get.chain?page=1&article.id=9

Caso queira um ebook free na internet, você pode dar uma estudada em http://pdf.coreservlets.com/, já existem outras versões do livro, mas você pode começar dando uma lida nela.

Por enquanto esqueça frameworks (Struts, WebWork, Spring), brinque um pouco com JSP e Principalmente Servlet e quando você se sentir seguro, pode começar a estudar novas ferramentas

Espero ter ajudado

_fs

Cara, J2EE é um conjunto de apis.

Se suas aplicações necessitam conversar remotamente, então são estas que você deve estudar.

Quanto a dificuldade, se você utilizava boas práticas de desenvolvimento com j2se, creio que não demorará a se habituar com essas novas tecnologias.

E sua perguta sobre IDE … bem … não conheço o Netbeans, mas sei que o Eclipse tem uns bons plugins para trabalhar com J2EE.

Mas uma dica: aprenda a fazer tudo na mão, depois use a ferramenta para fazer por você.

A

OK. Ajudou sim.

Pena que talvez não dê tempo para se sentir seguro. Acredito que logo irão pedir algo para WEB e terei que aprender na raça mesmo. E logicamente contar com a ajuda de vcs aki do GUJ.

Alguém poderia me indicar um bom livro sobre J2EE ?

Me falaram algo sobre JBOSS. Seria interessante ?

Valew

cv1

J2EE e J2SE sao so conjuntos de APIs. Se voce conhece bem a linguagem, se vira com qualquer uma :wink:

Rubem_Azenha

falando de modo claro, o que eu faço com o J2EE que eu não faço com o J2EE, na pratica? :roll:

agradeço a ajuda… :smiley:

Eduardo_Bregaida

É mas de apoio leia Java Como programar, Guia de Referencias para Java, sao mto bons…

Jair_Rillo_Junior

“microfilo”:
falando de modo claro, o que eu faço com o J2EE que eu não faço com o J2EE, na pratica? :roll:

agradeço a ajuda… :D

J2EE comparado à J2EE??? não entendi :roll: :roll: :roll:

Eduardo_Bregaida

“ManchesteR”:
“microfilo”:

agradeço a ajuda… :D

J2EE comparado à J2EE??? não entendi :roll: :roll: :roll:

acho q ele quis dizer J2SE para J2EE…

oliveirarenan

Alex…

vá com calma…comece a fazer aplicações simples…use um jsp + um bean…usando um servidor (TomCat ou WebLogic)…depois vc pega um EJB…dai um Structs da vida…e depois temos os patterns…

Bem, é trampo…e, pelo menos eu, acho mais complicado e complexo q j2se…

falow

Criado 27 de julho de 2004
Ultima resposta 29 de jul. de 2004
Respostas 9
Participantes 7