Pessoal na empresa em que trabalho estamos começando a rodar algumas pequenas aplicações em Java. Minha dúvida é a seguinte, hoje usando o Forms da Oracle, é colocado o Form em uma area da rede e todos que precisam acessam o local.
Se eu fizer o mesmo (inicialmente) com o Java, tenho um .jar e colocar todos que precisam para acessar do local na rede fica legal? Em java é utilizado alguma outra metodologia para isso?
Migrando para Java
12 Respostas
Use CVS,wincvs ou Subversion pois vc. precisa saber quem alterou e quando foi feita a alteração no código e no caso de erro retornar backup.
…
Para esse problema, de disponibilizar a aplicação para vários usuário, com java, você tem duas possibilidades (melhores):
- Disponibilizar uma aplicação Web
- Utilizar o Java Web Start para aplicações desktop
Não acho que colocar um jar na rede seja a melhor forma, uma vez que você tem essas possibilidades.
Abraço,
Armando
Legal essas dicas.
Agora vc conhece algum tutorial (pode ser básico) sobre WebStart?
Olha só… tem um aqui no guj que parece bem legal…
Cara quando tento executar esse tutorial dá um erro no servidor http://localhost:8080.
Tenho que instalar alguma coisa para ele funcionar? No GUJ não achei nenhuma referencia.
Cara quando tento executar esse tutorial dá um erro no servidor http://localhost:8080.Tenho que instalar alguma coisa para ele funcionar? No GUJ não achei nenhuma referencia.
Petter, vc tem que ter o Tomcat ou algum servidor web instalado em sua máquina!
Cara valeu pela dica instalei o Tomcat e o exemplo rodou, só que só apareceu uma janela com o botão fechar.
Minha grande dúvida é como utilizar o Java para desenvolver um sistema tipo cliente/servidor. Até o momento só desenvolvi aplicações desktop e na empresa que trabalho não tem o direcionamento de ser baseado em browser.
O sistema legado é desenvolvido em forms 6i e queria conhecer as ferramentas para esse tipo de desenvolvimento em Java, foi aí que um colega indicou o Java Web Start mas tá complicado conseguir material ensinando a usar e para que usar esse recurso.
Apareceu uma janelinha com apenar um botão fechar porque a aplicação do tutorial só faz isso mesmo, mas com o JWS você pode disponibilizar qualquer aplicação java.
Trabalhei em uma empresa onde rodavamos rich-clients nos cliente para facilitar a atualização e acesso a aplicação era usados o JWS e sempre funcionou perfeitamente. 
Então a minha grande dúvida é como gerar esse arquivo. Uso o Netbeans como IDE vc sabe se ele apresenta algum recurso para isso?
Bom o que você tem que fazer é gerar o .jar da sua aplicação. Com certeza o Netbeans deve ter opção para fazer isso, mas não posso te ajudar já que não uso Netbeans.
Criar o arquivo jar eu já sei, tanto que desenvolvo aplicações desktop.
O problema é como criar o arquivo jnlp (do Web Start) para que ele carregue a minha aplicação assim como nesse exemplo.
Tentei alterar aquele arquivo (parece com um XML) mas não funcionou e também não encontrei material explicando como criar, quais as regras para isso.
Petter o arquivo jnlp não tem muito segredo.
Vamos lá:
- Nessa parte do arquivo você deve especificar ondem está localizado seu arquivo .jnlp incluido os dados do host onde ele está.
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<jnlp
spec="1.0+"
codebase="http://localhost:8080/tutorialjws"
href="TutorialJWS.jnlp">
- Aqui você coloca as informações referentes a sua aplicação mesmo.
<information>
<title>Titulo da sua Aplicação</title>
<vendor>Vendor da sua aplição</vendor>
<homepage href="http://localhost:8080/sua_aplicacao/index.html"/>
<description>Descrição da aplicação</description>
<description kind="short">Breve descrição</description>
<icon href="images/seu_logo.jpg"/>
<offline-allowed/>
</information>
- Aqui você irá colocar todos os jar que sua aplicação utiliza. (Seus jar precisam ser assinados)
<resources>
<j2se version="1.3+" href="http://java.sun.com/products/autodl/j2se"/>
<jar href="MinhaApp.jar"/>
<jar href="log4j-1.2.11.jar"/>
<jar href="mysql-connector-java-3.1.10-bin.jar"/>
</resources>
- Caso sua aplicação acesse banco de dados, rede, IO, você deve incluir permissão para isso, você pode fazer isso nessa parte. Lembrando mais uma vez que seus jars devem ser assinados.
<security>
<all-permissions/>
</security>
- Aqui você vai falar qual é classe main da sua aplicação
<application-desc main-class="br.com.guj.tutorial.jws.HelloJWS"/>