Migrando php > java ( quero entender algumas coisas primeiro )

Olá a todos.

É o seguinte, a um tempo, eu desenvolvi um sistema em php para controle de cadastro de clientes, produtos, estoque, fornecedores, vendas… etc em php. Ja trabalho com php a uns 2 anos, gosto bastante da linguagem mas estou começando a me interessar por java.

Não estou muito familiarizado com o ambiente java, gostaria que me dessem umas dicas pra eu entender melhor java.

Minhas duvidas:

• Exibir dados em um Jtable ( preciso criar aquele código todo toda vez que precisar exibir algo em um jtable? )

• Fazer com que os forms apareçam dentro de um Jpanel.

• As consultas sql, como faço? coloco na função mesmo? ou em um arquivo a parte.

• Já pesquisei o que é mas não entendi o que é um Bean, alguem pode explicar?

• Alguem tem um exemplo de Controle de Clientes pra eu baixar e analisar?

Não precisa responder todas, se responder só uma ja está ótimo. Aos poucos vou tirando minhas duvidas

Um Bean é uma classe de modelo que contém a declaração dos atributos e dos métodos Get & Set (obter e atribuir) e possui um construtor vazio (método que é executado quando você cria um objeto desta classe).

Este é um exemplo de um Bean:

public class Cliente{

// Declaração dos atributos
private String nome;
private int cpf;

// Construtor Vazio
public Cliente(){
}

// get & set

public String getNome(){
return nome;
}

public void setNome(nome){
this.nome = nome;
}

public int getCpf(){
return cpf;
}

public void setCpf(cpf){
this.cpf = cpf;
}

}

Você vai desenvolver Web ou desktop?

quero desenvolver pra desktop

Então entenda que um Bean é uma classe do pacote de modelo.
Você conhece a arquitetura MVC?

MVC? ou mvj ( maquina virtual java ).

O que estou tendo um pouco de dificuldades é com o modo de programar em java. Eu entendo a orientação a objetos mas nao estou mt familiarizado com Statements… o modo de fazer a conexão… nao sei utilizar o jtable direito ainda… e outras coisas.

digamos que essa aqui seja minha interface

||||||| << menu
| |
| JOptionPane |
| Como faz pra aparecer os frames aqui ? |
| |
| |
|_________________________________________ |

Ah tá…
Neste caso não posso ajudar muito porque não tenho experiência em telas pra desktop…
:slight_smile: