Olá a todos!
Estou considerando seriamente migrar um sistema que fiz em PHP para Java. E andei fazendo umas experiências com o VRaptor e tenho ficado muito feliz com o que vejo.
Já tinha experimentado algumas coisa de Rails e sou um entusiasta de metodologias ágeis. Fiquei muito feliz em saber que o VRaptor permite esse tipo de desenvolvimento em Java.
Porém, eu tenho ainda algumas dúvidas que me impedem de tomar a decisão definitiva. Estou entre VRaptor e JSF, porque se trata de um sistema que acabou de entrar em produção e eu não posso demorar muito pra colocar a versão Java no ar - e eu já tenho uma maior vivência com JSF.
Queria perguntar então algumas coisas sobre o VRaptor.
A primeira delas, como montar uma página através de templates com o VRaptor?
Explico: a página em questão tem uma série de segmentos como topo, menu lateral etc, fora o conteúdo principal, que recebe dados recuperados do banco de dados através das lógicas de negócio. A questão é que as ações de controladores do VRaptor retornam apenas um objeto…
Por exemplo: o menu lateral recebe uma lista de “Marcas de Veículos” e, para cada ítem dessa lista, o total de veículos cadastrados no sistema de cada marca. Já o conteúdo principal da home apresenta uma lista com todos os modelos de uma determinada marca de veículo.
Como eu posso “montar” essa página? Eu teria que mandar uma lista de listas como retorno do método de ação, criando uma espécie de “form bean” à la Struts 1?
Agradeço a ajuda!