Migrar JBoss, JSF, JBoss Seam e Richfaces

Bom dia a todos.

Atualmente trabalho com JBoss AS 5.1.0 GA, JSF 1.2, JBoss Seam 2.2.0 GA e Richfaces 3.3.2 GA.

Também Hibernate, utilizando sempre o SO Ubuntu.

Estou querendo migrar tudo para as novas versões para realizar testes e futuramente desenvolver em cima das novas versões
que são, JBoss AS 7.x, JSF 2.0, JBoss Seam 3.x e Richfaces 4.x.

Se alguém trabalha com estas tecnologias já se atualizou, e puder ajudar.

E também estou pensando em criar um documento sobre essa migração para ajudar quem vem por ai, se alguém estiver animado por ai para realizar este update, agradeço.

Obrigado, até mais.

Mermão, se prepara pq vai voar muito erro. Mauhauaha

Na parte de JSF aqui tem algumas dicas, talvez te ajude: JSF Mini Livro - Dicas, conceitos e boas práticas

Se você estiver utilizando EJB, muita coisa vai mudar, se prepare. Inclusive o modo de criar datasource muda. [=

Cara, não vai ter receita de bolo pra isso aí não… em migração cada caso é um caso.

Se fosse migrar somente 1 framework já daria um trabalho chato… agora migrar tudo isso de uma vez, incluindo o AS, vai dar muito problema.

Claro, dependendo do tamanho da aplicação.

Então, pretendo mudar tudo, mas uma de cada vez, atualizar aos poucos!

[quote=Danilo Carvalho]Então, pretendo mudar tudo, mas uma de cada vez, atualizar aos poucos![/quote]Se eu fosse você, primeiro migrava o AS.

Só isso já vai dar bastante dor de cabeça. [=

[quote=jakefrog]Se eu fosse você, primeiro migrava o AS.

Só isso já vai dar bastante dor de cabeça. [=[/quote]
Sem dúvida. o JBoss 7 está muito rápido, mas a estrutura dele está bem diferente.

[quote=jakefrog][quote=Danilo Carvalho]Então, pretendo mudar tudo, mas uma de cada vez, atualizar aos poucos![/quote]Se eu fosse você, primeiro migrava o AS.

ok, sem duvidas, vou usar esta dica.

[quote=Danilo Carvalho][quote=jakefrog][quote=Danilo Carvalho]Então, pretendo mudar tudo, mas uma de cada vez, atualizar aos poucos![/quote]Se eu fosse você, primeiro migrava o AS.

ok, sem duvidas, vou usar esta dica.[/quote]E se precisar de consultoria a gente conversa! :twisted: :twisted: :twisted:

Obrigado a todos, nos falamos em breve!

Até mais.

Bom dia,

aqui http://www.jboss.org/jdf/migrations/seam2/open18_migration/ tem um tutorial para migrar do JBoss Seam 2 para JavaEE6.

Na minha opinião, não vale a pena migrar do Seam 2 para o 3.
Um amigo meu desenvolveu uma aplicação para o 3 e comentou que muitas facilidades existentes no 2 não tinham sido implementadas no 3. Além disso, creio que agora estão muito ocupados no desenvolvimento do Delta Spike (Seam 4!?).
Então é bom avaliar qual o real benefício de migrar para o Seam 3, pode ser que não compensa, ainda mais se vai sair o Delta Spike logo. Daqui alguns meses fará a migração novamente?!

Podes ver nos comentários do tutorial que alguém respondeu que irá esperar o Delta Spike. Você não será o único e haverá outros tutoriais.

Gostei da idéia do jakefrog de migrar primeiro para o AS7.
Boa sorte :!:

rock tudo bom, realmente eu ja tinha lido sobre o jboss seam, se realmente seria uma boa opção mudar, hoje temos um seam aqui que é cria os cruds com o nosso padrão, o seam gem foi todo modificado, mas,
obrigado, vou ler o tutorial!

Até mais.

E eu assino embaixo da sugestão do jakefrog de migrar primeiro o AS7. Estamos migrando um projeto EJB 2 para JBoss AS7 + EJB3, e tá complicado viu? Começamos pelo servidor, e foram vários problemas até funcionar. É possível, isso posso afirmar. Mas, como já falaram, não é nada trivial.

Aqui tem um doc oficial da JBoss com dicas sobre migração:
How do I migrate my application from AS5 or AS6 to AS7

E aqui um artigo sobre as mudanças no class loading (eu recomendo fortemente a leitura):
Class Loading in AS7

Boa sorte!

Alys tudo bom!

Muito obrigado pela ajuda!

Até mais.