Migrar sistema para web, como fazer? o que usar?

9 respostas
R

Eai pessoal, tudo certo?

Não tenho muita experiência em JAVA, na verdade tenho apenas um projeto desenvolvido em SE. É um controle de estoque pequeno, onde uso um framework de persistência de dados O.O. O nome é Perola, esta disponível no SourceForge.

Eu gostaria muito de disponibilizar o sistema via web, na intranet da empresa, mas sem ter que refazer todo o software. Acho que deve ser possível aproveitar minha camada de negócios e desenvolver a camada de apresentação para web.

A dúvida é a seguinte, com o que e como eu posso fazer isto?

Li os tutoriais sobre Thinwire e sobre Google Web Toolkit e me pareceu interessante, já que acredito que não teria grandes dificuldades. Sei, também, que poderia desenvolver algo em JSP, que continua sendo JAVA mas amplia o conhecimento. E acredito que poderia ser feito até em PHP.

Gostaria de saber dos mais experientes qual o melhor caminho e o que preciso para começar.

Agradeço muito a atenção.
Rafael Novello.

9 Respostas

P

Depende muito da arquitetura que vc utilizou no seu sistema desktop. Se foi desnvolvico em 3 camadas, já é um começo para facilitar a migração.

mInEiRo

Bom

se sua aplicação foi bem separada e usada corretamente o MVC, não será muito complicado.

Para desenvolvimento web hoje é muito utilizado no mercado o STRUTS. Mas tem outros.

Eu indicaria vc instalar o struts e configura-lo para sua camada de persistencia e fazer alguns testes. Ou até mesmo fazer uns cadastros em cima da sua aplicação, até vc sentir firmesa.

Struts + JSP

R

paulohrl:
Depende muito da arquitetura que vc utilizou no seu sistema desktop. Se foi desnvolvico em 3 camadas, já é um começo para facilitar a migração.

Bom, me corrija se eu falar besteira, mas 3 camadas seriam apresentação, negócios e persistência correto?
Eu utilizei apenas duas, a persistência é feita na camada de negócios. Olha um exemplo: