Migrar

BOa noite galera…

possuo um programa que utiliza hibernate… e gostaria de migra-lo para jpa… tem como???

JPA usa hibernate tb, pelo menos ateh onde eu sei…

JPA é uma especificação - um conjunto de regras que diz como as implementações devem proceder.

Existem diversas implementações e um pedaço do Hibernate é uma delas. Outras implementações da JPA: Eclipselink, OpenJPA e TopLink. Pra trocar de Hibernate pra outra implementação, adicione o jar dessa nova implementação ao classpath e remova a do Hibernate. Pode ser que surjam algumas inconsistências e bugs na execução, mas é só ir arrumando.

Se você utilizou somente annotations do JPA pode dormir tranquilo, mas se usou annotations específicas do hibernate pode ter alguns pesadelos por esses dias…

Bem lembrado. Mas além disso é necessário tomar muita atenção porque algumas implementações ainda vem diferentes. A TopLink, se não me engano, tinha um bug de anos atrás que num findAll vinha um objeto único, ao invés de uma lista. Fui olhar na metade do ano passado e o bug tava lá ainda. Se mudar de Eclipselink pra TopLink já dá abacaxi.