Fala galera !
Sou o mais novo integrante da comunidade Java. Achei nesse site o meu verdadeiro lar virtual. Tenho andado por aqui anonimamente desde o fim de Jul/2004 e agora resolvi tomar coragem, me inscrever no site, participar do Forum e consumir todo esse universo de informações disponibilizada pela comunidade Java.
— pausa pro suspiro —
Sou um filho recem “deserdado” de uma outra comunidade, a Comunidade Borland Delphi. Eu sei, eu sei, eu sei, podem ri… Já ouvi muitas piadas de desenvolvedores mais experientes sugerindo que eu passasse à trabalhar com algo além de uma linguagem de programação.
— pausa pro suspiro —
Um dia, fui ilumidado e meus olhos realmente se abriram, foi algo semelhante à MATRIX. Foi durante um evento que eu participei em São Paulo da ANAPP sobre Novos paradigmas de tecnologia para empresas de Seguro. Momentos antes do evento, estava eu conversando com um verdadeiro evangelista do DOT NET, em seguida tive o prazer de ve-lo palestrando no Evento, era o Diretor de Tecnologia do Banco Santo e ele deixou bem claro para mim que o futuro do desenvolvimento de software das grandes corporações será J2EE ou Dot NET e eque seu eu estivesse buscando produtividade, deveria optar por uma dessas ferramentas chamadas “RAD” desenvolvam aplicações que rodem sobre a FrameWork DOT NET como o Delphi for Dot Net ou Visual Studio Dot NET.
— pausa pro suspiro —
Bem, essa nossa conversa dorou cerca de uns 40 minutos à 1 hora, onde pude argumentar bastante com ele num nível, como diria o Paulo Bonfá VJ do Rock Gol da MTV, “Totalmente Excelente”, sobre a arquitetura das 2 plataformas e percebi que ele era um profundo conhecedor do DOT NET, como ele mesmo disse, um “HARDUSER”, e ficou evidente para mim que eu tinha de fazer um escolha.
— pausa pro suspiro —
Voltando de São Paulo para o Rio de Janeiro, de onde sou, minha cabeça viajava no universo de possibilidades sobre essa escolha. Não se trata apenas de uma mudança de Linguagem de Programação, é todo um passado de experiência e todo um futuro profissional que está em jogo aqui. Participei de um evento promovido pela MicroSoft aqui no Rio de Janeiro no auditório do prédio da FIRJAN aqui no Rio e observei o desespero da MicroSoft em tentar consientizar os desenvolvedores de sistemas sobre segurança do desenvolvimento de aplicações, principalmente as disponibilizadas na Internet. Como todos nós sabemos, o nível de profissionalismo e de conhecimento dos profissionais For Windows não se compara com os de C ou Java, linguagens consideradas “sinistras” pela comunidade For Windows, eles fazem verdadeiros malabarismos e rebolados com ODBC, COM+, DLL e outros.
— pausa pro suspiro —
Contribuiu muito para minha decisão esse Evento. Tomei uma decisão. Decidi não mais ser refém dos softwares legados da MicroSoft, arrumei minhas malas, pedi demissão da empresa que trabalhava e cai dentro do JAVA.
— pausa pro suspiro —
Me matriculei num curso de J2EE aos sábados e me voltei para 2 livros sobre Java que eu tinha compra em Jan/2003 - Java JSP e Servlet da Editora Makron Books e JAVA 2 Fundamentos, SWING e JDBC da Editora Alta Books. Após uns 10 dias de estudo, fiz minha 1ª entrevista. Putz… o entrevistador, muito profissional e um cara de visão, me perguntou se eu estava apto à fazer um teste naquela instante. Eu mais do que depressa, disse, que não… Não estava seguro com a sintaxe. Fui desenvolvedor Delphi desde 1999 e conheço bem a sua arquitetura e estava em vias de prestar o exame de certificação. Mas com Java ainda me sentia inseguro. Foi quando ele me disse o seguinte: " Ok, Já entendi o que você esta pretendendo com essa mudança, vou te dar um conselho, compra um desses livros de estudo para certificação e quando você se sentir seguro, volte aqui para fazer um teste ". Sai da entrevista e na mesma hora fui até a Livraria Ciência e Cultura, de onde eu não saio diga-se de passagem, comprei o Livro da Kathy Sierra e comecei a degustar. Foi amor à primeira vista. Li o capitulo 1, o 2, 3, 4 … e terminei o 8 ontem á noite. das 161 questões do livro, errei 59 e acertei 102. Nada mal para um 1º contato. Os exercícios são cheios de Pegadinhas e a falta de atenção são fatores determinantes.
---- pausa pro suspiro —
Me senti tão encorajado que liguei para SUN, me inscrevi, eles me mandaram o Boleto bancário, paguei e hoje á tarde chegou na minha casa o Voucher. Agora é só marcar o exame. Vou fazer uma revisão geral e vou martelar nas dúvidas, refazer os exercícios e os simulados do JAVARANCH, MASTEREXAM e MOCK. Espero marcar a prova para segunda-feira que vem, se me sentir seguro para faze-la. É um grande investimento e acredito na força da certificação JAVA no mercado. Muito obrigado por lerem esse pergaminho e espero contribuido para insentivar outros desenvolvedores à tirarem a Certificação JAVA e provarem para vocês mesmo e para o mercado que vocês dominam o JAVA e para que possamos mudar o futuro tecnológico de nossas Empresas, Bairro, Cidade, Pais e Mundo ( caramba, isso é que é viagem na maionese ).
— última pausa pro suspiro —
Espero também continuar aprendendo muito com essa comunidade do Portal JAVA e toda a comunidade JAVA. O caso do Samuel_Pessorrusso foi um grande estimulo para mim. Valeu Samuel, parabéns!!! Espero tirar uma nota tão boa quanto a sua no exame.
Um grande abraço para todos !!!
Oséas
Análista de Sistemas
Futuro SCJP