Minha roadmap [Back-end]

Bom dia,

Galera gostaria de pedir uma ajuda de vocês, eu criei um plano de estudos na plataforma da Alura para começar a entrar mais a fundo nesse mundo da programação [com foco na linguagem JAVA e na atuação de Backend]. Terminei minha primeira formação ontem em lógica de programação e está na hora de eu começar a completar essa roadmap [que eu mesmo criei inspirada em outras tantas da internet]. Postarei aqui o link desse plano e gostaria de sugestões ou validações para a mesmo. Desde já muito obrigado!!!

Link: Java por Alexandre Gamballi Teixeira Pinto | Alura - Cursos online de tecnologia

Achei legal, os tópicos estão na ordem que vc pretende estudar?

1 curtida

Boa tarde,

Então Vini, eu criei essa roadmap com base em outras que vi na web. Estruturei com tudo aquilo que parecia relevante e que encontrei na Alura… Porém sobre a ordem que devo seguir, esse é a grande questão e também meu pedido de socorro com este tópico, eu não sei direito se sigo essa ordem ou não. Minha lógica é: Base de JAVA com Github paralelamente e Frameworks para o fim. Você pode me dar uma luz com isso?

1 curtida

Depende muito da “forma” que você estuda. Eu iria no básico no início:

  • Aprenda a programar em Java com Orientação a Objetos
  • Git e Github: controle e compartilhe seu código
  • Integre aplicações Java com Banco de dados

Depois, eu pegaria um dos de SpringBoot que vc marcou (o que for mais completo e atualizado).
E aí eu começaria um projetinho. E iria estudando de acordo com a demanda desse projeto. Mas para o projetinho, vc já ia precisar:

  • Dos cursos de HTTP e Rest
  • Entender o JSON (que é bem simples)
  • Spring Data JPA: Repositórios, Consultas, Projeções e Specifications
  • Boas práticas
  • Collections Framework

E por último, dá para se aprofundar naqueles temas mais “raiz”, como o de paralelismo e estruturas de dados.

O quanto vc já entende? Cursa uma facul? Conhece alguma outra tecnologia? Ou está entrando agora na área e nem o básico de lógica vc entende ainda?

Então Vini, como comentei em meu primeiro poste, estou migrando de área. Saindo da educação e indo para o desenvolvimento. Terminei essa semana a formação de “Logica de Programação” da Alura (que usou como ferramenta a linguagem Javascript). Fiquei bem interessado no seu comentário na minha primeira postagem, ano que vem, depois que terminar meu acesso na Alura considero investir em uma formação acadêmica, confesso que não queria, mas acredito que realmente seja importante. Venho de um “pega” bem cansativo, academicamente falando… fiz história, pedagogia, pós em docência superior e MBA em gestão educacional… então estou acostumado a estudar, só que agora quero dar esse salto por conta de que estou cansado e quero viver essa vida de desenvolvedor, sei que não é mil maravilhas, mas acho que me identifico mais do que a onde estou atualmente.

1 curtida

Sei como vc se sente. Penso nisso toda vez que penso que seria bom fazer meu doutorado.

Anima ai Vini, eu comecei a fazer um Bacharelado em Matemática. Tá certo que é EaD, mas já tenho na bagagem uma graduação, uma licenciatura, um mestrado e um doutorado kkk.

1 curtida

Eu cursei 2 anos do bacharelado em matemática. Ajudou muito na carreira (mestrado, games, computação gráfica)

1 curtida